Vale a pena fazer o tour para Murano, Burano, Torcello e Lido

É comum ouvir as pessoas dizerem que vão para Murano, Burano, Torcello e Lido quando estão em Veneza. Afinal, estas são ilhas bem próximas da cidade, não precisa de muito tempo para conhecê-las (porque são bem pequenas) e possuem seus atrativos, como as fábricas produtoras de vidro e outras deslumbrantes paisagens.

Casas coloridas e um rio com botes no meio
Cores de Burano

Descontos em tours, ingressos sem filas, city pass e transfers no local!

Consulte as opções de tours especiais, ingressos, city pass e transferes no local. O atendimento da empresa é excelente e toda a confirmação dos passeios acontece rapidamente por email.

QUERO VER AS OPÇÕES DE PASSEIOS, TOURS, ETC.

Murano

A apenas 1 km de Veneza, Murano é a ilha de maior interesse dos turistas, pois aí que estão as tradicionais fábricas de vidro, instaladas de forma forçada a partir do ano de 1291.  A história diz que a cidade de Veneza corria riscos de incêndios e invasões, então seria melhor mandar os cristaleiros para um lugar seguro.

O arquipélago ganhou a fama rapidamente por toda a Europa. Não apenas com o vidro, tido como mais forte hoje, mas também com a produção de cristais e miçangas.

Muitas delas fabricam lustres, utensílios de mesa e objetos únicos de decoração. Algumas até abrem para o público assistir os artesãos desenvolvendo os objetos.

Entrada da fábrica de vidros Fornace em Murano
Fachada da fábrica de vidros Fornace
Produção e design de objetos em vidro em Murano
Produção de objetos em vidros na fábrica Fornace

Além das fábricas, há o Museu do Cristal e as Igrejas de Santa Maria e São Donato, onde há mosaicos bizantinos com mais de cinco séculos.

Burano

Também é um conjunto de pequenas ilhas interligado por pontes. Além das casas coloridas que beiram os canais e arrancam suspiros dos fotógrafos, há o comércio de cristais, renda e das famosas máscaras venezianas de carnaval.

Casas coloridas e barcos em Burano
Casas coloridas em Burano

Uma história antiga da cidade diz que as casas são pintadas de cores fortes, pois os pescadores gostavam de avistá-las de longe, principalmente durante o inverno, período de intensa neblina. Contudo, não se sabe se isto é verdade.

Centro de Burano no fim do dia
Centro de Burano ao entardecer

Torcello

Muito próxima de Burano fica Torcello, a ilha continuamente habitada por mais tempo. Para quem gosta de história, vale a pena uma visita. Ela foi o local de destino de muitas pessoas que fugiram durante a queda do Império Romano.

Entrada da cidade de Torcello
Entrada de Torcello

Hoje, ela não tem uma população muito grande, a maioria é idosa inclusive. Contudo, como é muito perto de Burano e tem um centro que conta um pouco a história da ilha, pode ser interessante a sua passagem.

Residente no centro de Torcello
Centro de Torcello

Lido

Diferentemente de Murano, Burano e Torcello, Lido é uma ilha mais extensa (com 18 km de cumprimento) e é bastante moderna. Ela é tida como um dos lugares mais bonitos da Itália.

Em Lido tem mais de 10 km de praia, o cassino mais antigo do mundo e recebe eventos importantes, como a Bienal de Veneza e exposições de arte.

Turistas na praia de Veneza
Praia de Lido
As casas na ilha de Lido
Residências de veraneio em Lido

A ilha pode ser interessante para se hospedar também. Ali tem hotéis com um bom nível de conforto a preços mais baixos, se comparados com Veneza. Veja abaixo o mapa interativo com a exibição de preços.

Booking.com

Dicas

Recomendo fazer o tour de um dia, que sai de Veneza, para conhecer Murano, Burano e Torcello. Já para Lido, vale a pena pegar um vaporetto (ônibus aquático) e passar o dia por lá.

Vaporetto transportando pessoas entre as ilhas venezianas
Vaporetto trazendo e levando turistas a outros pontos de Veneza

Também recomendamos

A loja americana que entrega quadros, esculturas e outras artes para qualquer lugar do mundo

Sofitel Papadopoli Veneza: conforto e vista para o canal

10 sugestões de presentes para surpreender em aniversários ou no Natal

Todos os detalhes sobre o carnaval de Veneza

Checklist para a sua viagem

  • Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e casas de temporada com a missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva.
  • Chip internacional de celular com desconto já funcionando antes de sair do Brasil. Use o cupom PROMO10, obtenha 10% de desconto e se livre da roaming internacional.
  • Passagens aéreas promocionais e dois destinos internacionais pelo preço de um! O melhor buscador de passagens aéreas para brasileiros.
  • Ingressos para Broadway, parques da Disney, Cirque Du Soleil com desconto e a possibilidade de parcelar em até 10x sem juros. Use o cupom AMOFF.
  • Seguro viagem com desconto de até 10% e pagamento em até 12x no cartão. Use o cupom ARESDOMUNDO.
  • Tours, citypasses com desconto, ingressos e transfers  para qualquer lugar do mundo.
  • Aluguel de carros no Brasil ou exterior, com preços em reais e pagamento em até 12 vezes. Use o cupom OUTUBRO6OFF.

Deixe o seu comentário