A necessidade de tomar vacina antes de viajar

Para muitos lugares do mundo, tomar vacina não é somente importante, como também um pré-requisito para entrar no país. No Panamá, por exemplo, as autoridades pedem para ter em dia a proteção contra a febre amarela, Já na Rússia, o recomendado é estar em dia contra o sarampo.

+ Preciso mesmo de seguro viagem?

Pesquisa sobre a vacina antes da viagem

Antes de viajar para qualquer lugar do mundo, pesquise para saber se existe a necessidade de ser vacinado. Faça isso com pelo menos 1 mês de antecedência. Algumas vacinas podem dar alguma reação, como mal-estar ou febre, dias depois. Já outras, podem não fazer efeito em menos de um mês e, se você se deparar com algum agente de saúde ou polícia federal de outro país mais exigente, poderá não entrar no país pela falta da proteção ou por ter tomado tardiamente a mesma, além de claro, correr o risco de contrair doenças de forma desnecessária.

Mesmo no Brasil, vale a atenção dobrada, porque aqui existem muitas doenças, que em outros continentes já foram 100% erradicadas. Lembram de quando eu contei que fui mordida por um lobo na Austrália? Então, riram de mim quando perguntei sobre a possibilidade de contrair raiva em Sydney. Lá a doença foi exterminada há séculos e foi essa a resposta que me deram no dia do incidente.

No passado, os estados brasileiros de Amapá, Amazonas, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Distrito Federal e Goiás, por exemplo, eram considerados endêmicos para a febre amarela e precisava ter a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência antes de visitar qualquer um destes lugares. Já hoje, a necessidade da vacina vale para o Brasil todo.

Sobre a doença, alguns países da América Latina, Ásia e África também orientam obter a proteção antes da visita. Sinceramente, tome a vacina e guarde o comprovante oficial da Anvisa junto com o seu passaporte. É um problema a menos para você se preocupar e a nova versão imuniza para sempre.

Lembre que o certificado internacional da vacina somente é emitido por algumas casas de vacinação e pela própria Anvisa. Somente esta carteirinha internacional é tida como oficial na entrada de qualquer país.

A vacina contra a febre tifoide também é muito necessária se você for viajar pelo Norte ou Nordeste do Brasil, ou por qualquer local que tenha saneamento básico precário no mundo. Não se esqueça do caso da Shirley, que contraiu a doença no México.

Vacinas necessárias para cada país

Consultando o consulado oficial do país que você irá ou o site da Organização Mundial da Saúde.

Também recomendamos

Seguro Viagem Ásia: desconto, porque contratar e dicas

Como encontrar o melhor hotel para mim?

Viaje conectado: o melhor chip internacional de celular

Visto para Europa? Regra para brasileiros muda em 2021

Checklist para a sua viagem

  • Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e casas de temporada com a missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva.
  • Chip internacional de celular com desconto já funcionando antes de sair do Brasil.
  • Passagens aéreas promocionais e dois destinos internacionais pelo preço de um! O melhor buscador de passagens aéreas para brasileiros.
  • Seguro viagem com desconto de até 10% e pagamento em até 12x no cartão. Use o cupom ARESDOMUNDO.
  • Tours, citypasses com desconto, ingressos e transfers para qualquer lugar do mundo.
  • Aluguel de carros no Brasil ou exterior, com preços em reais e pagamento em até 12 vezes.

Deixe o seu comentário