Categorias: América do Sul, Blumenau, Brasil, Destinos, Santa Catarina, Sul

A alma alemã de Blumenau, além da Oktoberfest

Blumenau é a terceira maior cidade do estado de Santa Catarina e uma das mais bem pontuadas no IDH (índice de desenvolvimento humano) no Brasil. Foi fundada por Hermann Blumenau, um filósofo alemão, em 1850. Assim que ele chegou às terras catarinenses, dividiu-as em lotes entre alguns colonos compatriotas. Com esta base alemã, o município desenvolveu-se e tornou-se um grande polo industrial, tecnológico e universitário no país. Apesar dos méritos, o que mais chama a atenção é a sua agenda cultural, pois lá acontece a Oktoberfest (uma das maiores festas da cerveja do mundo), a Festitália (de descendentes italianos residentes), o stammtisch (reuniões tradicionais de associações) e a Texfair (importante feira têxtil conhecida mundialmente).

galpão com pessoas e cerveja
Oktoberfest, em Blumenau (crédto: PMB)

Arquitetura alemã presente nas casas

Eu sou apaixonada pela arquitetura tradicional das casas alemãs e, logo no centro de Blumenau, vi várias delas.

A técnica de construção, onde são colocadas vigas de madeira em todas as posições, entre paredes de pedras ou tijolos, é conhecida como enxaimel (significa enchimento). Este estilo de casa é considerado, por engenheiros, como de qualidade, simples de fazer e barato.

casa alemã e rua de Blumenau
Em estilo alemão, na Rua XV de Novembro, em Blumenau (crédito: PMB)

Na Alemanha, infelizmente, após a Segunda Guerra Mundial, elas sumiram bastante, já que cidades inteiras foram reconstruídas com outros métodos de arquitetura. Contudo, há ainda muitos exemplares, principalmente em centros históricos do país. No sul do Brasil, somente indo para lugares tipicamente alemães, como Blumenau, para ver algo do tipo.

O lado turístico de Blumenau

Claro, a Oktoberfest é o maior evento da cidade e seria a principal atração. Contudo, se não for possível visitar Blumenau durante o período de festas, em Outubro, lembre-se que há outras excelentes alternativas para conhecer por lá.

Parque Vila Germânica

Os principais eventos de Blumenau acontecem no Parque Vila Germânica. No local estão vários estabelecimentos comerciais, como cervejarias locais, bons restaurantes e lojas com produtos artesanais.

casas alemãs em Blumenau
Parque Vila Germânica (crédito: Daniel Zimmermann)
Diferentes rótulos de cervejas em loja de Blumenau
Variedade de cervejas no Parque Vila Germânica

Acredito que um dos destaques é o gastrobar Bier Haus (a casa da cerveja), criado em 2015. No estabelecimento são vendidas cervejas variadas, como Pilsen, Dunkel e Pale Ale, além de rótulos locais. A decoração é bem rústica e remete ao lado antigo da Alemanha.

Igreja Matriz (ou Catedral São Paulo Apóstolo)

É uma grande Igreja católica, com pé direito bem alto. Nela há uma torre com 3 sinos, que simbolizam Jesus, Maria e José (personagens bíblicos). Chegam a pesar mais de uma tonelada! Além da Igreja, há um batistério.

Frente da Igreja Matriz em Blumenau
Igreja Matriz, em Blumenau

Museu de Hábitos e Costumes

O Museu de Hábitos e Costumes mostra as principais tradições das famílias alemãs, com relação ao estilo de vida, vestuários e o dia a dia. Para o visitante, é interessante conhecer, mas, acima de tudo, é importante para quem vive ali, pois é uma forma de manter a vivacidade cultural entre as gerações.

casa grande de cor bege
Museu dos Hábitos e dos Costumes (crédito: PMB)

Há também outros museus, como o da cerveja, por exemplo, que da mesma forma, mostra um pouco sobre os hábitos gastronômicos da cultura alemã.

Teatro Carlos Gomes

O Teatro Carlos Gomes é um ponto de discussão entre muitas pessoas em Blumenau e no país, pois dizem que o prédio, fundado na década de 30, teria alguma relação com o 3º Reich alemão. Segundo uma matéria publicada pelo senhor Adalberto, residente da cidade e cientista social, há várias evidências que remetem mesmo à relação.

prédio com jardim na frente
Fachada do Teatro Carlos Gomes (crédito: PMB)

Uma matéria mais recente do G1 mostrou que foi encontrado um túnel subterrâneo bem próximo ao Teatro e isso alimentou mais ainda as lendas e a imaginação das pessoas que vivem por lá. Independente do mistério sobre a sua origem, no Teatro ocorrem concertos e outras manifestações culturais.

Cemitério de Gatos

Este é o único cemitério de gatos do mundo. Foi criado por Edith Gaertner, sobrinha do fundador de Blumenau. Ela era apaixonada pela natureza e pelos animais, por isso, achava que todos os bichos mereciam o mesmo tratamento que os humanos. Neste local eram realizados até cortejos fúnebres, com a presença de entes queridos.

Cemitério de gatos de Blumenau
Primeiro e único cemitério de gatos do mundo

Hoje há apenas 9 sepulturas, que simbolizam a existência do local, mas no passado havia mais de 40. Além do cemitério, há também o Mausoléu da Família Blumenau, onde estão os restos mortais de todos e uma fonte parecida com a do Manneken Pis, de Bruxelas.

Rua XV de Novembro

A rua XV de Novembro é a mais importante de Blumenau, localizada no centro histórico. Nela há várias casas em estilo alemão, comércio de produtos locais e é onde ocorrem os desfiles da Oktoberfest.

Fundação Hermann Hering

A Fundação Hermann Hering incentiva novas descobertas por meio da arte e do design, além de mostrar um pouco sobre a história da marca Hering no Brasil.

Nas proximidades de Blumenau

Parque Ecológico Spitzkopf

Fica a 15 km do centro de Blumenau. É um ótimo lugar para quem busca natureza. No Parque Spitzkopf é possível fazer trilhas e encontrar pequenas cachoeiras. Eu não fiz o passeio, contudo, é um dos atrativos no local.

Balneário Camboriú e praias de Itajaí

Se estiver de carro, recomendo conhecer Balneário Camboriú e as praias de Itajaí. Fica a apenas 63 km, de Blumenau. A Sharon Stone, disse uma vez, ser apaixonada pela cidade e o Neymar recentemente comprou um apartamento por lá.

Prédios de Balneário Camboriú
Cidade de Balneário Camboriú, próxima de Blumenau

Pretende viajar?

Os nossos parceiros podem te ajudar a fazer uma excelente viagem. Confira! 

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI. Há opções diversas para todos os perfis de viajantes.

Passeios no Brasil e Argentina de forma organizada e preços em reais.

Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto especial. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.

De guias de viagem a passeios pitorescos na Europa, Américas, África, Oceania e Ásia. Tudo bem organizado e com confirmação por email.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.

Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos excelentes e com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Confira os TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário