Categorias: Universidades internacionais, Viaje Melhor

Cursos online de importantes universidades internacionais

Importantes universidades internacionais, como Stanford, Hec Paris e Università Bocconi, estão se unindo com o objetivo de levar os seus melhores cursos para aqueles que não podem estudar no exterior, seja por limitação de tempo ou financeira. A proposta é que, por meio de plataformas online, os estudantes possam ter aulas com professores de prestígio, ter acesso aos materiais didáticos, realizar testes, fazer trabalhos em grupo e até conquistar o tão sonhado certificado.

Colação de grau
Colação de grau em universidade internacional

Buscar especialização no exterior é uma opção cada vez mais relevada para os brasileiros. Segundo a Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, somente no ano passado, 302 mil pessoas foram estudar fora. Apesar da crescente estatística, conquistar um diploma de universidade internacional ainda parece um sonho distante para muitos no país. Além do alto investimento, há a questão da mobilidade e do tempo designado aos estudos, já que muitos têm empregos fixos, ou outros compromissos que não podem deixar de lado.

Pensando em atender essa demanda, surgiu a Coursera, plataforma online onde são realizados cursos dos mais variados assuntos. Há, por exemplo, vários de business (que eu adoro, por sinal), tecnologia, biologia, desenvolvimento pessoal, matemática e artes. Além de módulos de curta duração, há programas bem robustos, com especializações completas de pós-graduação, como este de Gestão de Inovação, por exemplo.

Além de faculdades internacionais, algumas de peso do mercado nacional também oferecem especializações com excelente qualidade. A Universidade de São Paulo, Unicamp e Fia são parceiras assíduas e disponibilizam cursos variados em português. Recentemente, vi um sobre criação de startups da USP, que me pareceu ser bem interessante para quem pretende empreender.

A maioria dos cursos de curta duração é gratuita. O estudante apenas paga se quiser acesso ao diploma. Já para os mais longos, como os de MBA, há possibilidade de concorrer a bolsas internacionais ou solicitar financiamentos, assim como ocorre em cursos regulares presenciais.

Para ter acesso aos cursos da Coursera, basta fazer um simples cadastro na plataforma e ter internet de alta velocidade. É muito importante se atentar ao idioma das aulas também antes de se inscrever. A maioria oferece áudios e legendas em inglês, alguns também em espanhol e português.

Curso de inglês

Se realizar cursos em inglês for um problema a você, recomendo iniciar estudando o idioma. Hoje também já é possível evoluir neste sentido, de forma online e gratuita, como mencionei uma vez AQUI.

Além de aprendizado de inglês por meio do Youtube, há empresas sérias como a Open English e o referenciado Instituto Cervantes, que também ensinam idiomas. Estas têm a mesma proposta: ensino de qualidade e de forma online.

Uma terceira opção seria buscar aplicativos de celular, como Duolingo e Busuu. As aulas são interativas e de curta duração.

Idiomas de forma gratuita
Aprender idiomas de forma interativa e gratuita

Evolução pessoal e profissional

Para estudar, hoje em dia, não há fronteiras! Buscar aperfeiçoamento na área de interesse não só permite a evolução pessoal sobre determinado assunto, como também abre portas para novas oportunidades. Muitas ferramentas online permitem o acesso direto de recrutadores e relacionamento com outros estudantes, inclusive.

Deixe o seu comentário