Categorias: Destinos, Europa, França, Mont Saint-Michel

Por que é interessante conhecer o Monte Saint-Michel

No norte da França, a 360 km de Paris, fica uma ilha rochosa conhecida como Monte Saint-Michel. O ponto turístico, onde foi construído o santuário e uma abadia que homenageiam o Arcanjo São Miguel, é bastante popular no país. Entre as rezas de peregrinos e turistas com outros propósitos, chega a receber mais de 3 milhões de pessoas por ano.

Vista da montanha do Monte Saint-Michel
Monte Saint-Michel vista de dentro do complexo turístico

De carro, a caminho do ponto turístico, foi muito interessante observar as paisagens e pontos turísticos da Normandia. Como é uma área bastante plana, onde vários agricultores residem e cultivam a terra, a ilha rochosa desponta facilmente de qualquer ângulo. Chega até a ser estranho ver o Monte Saint-Michel de longe, porque não combina em nada com a região em si. A rocha parece que foi colocada à mão naquele cenário cheio de campos verdes, flores perfumadas e vaquinhas manchadas de marrom.

Campo verde com neblina e Monte Saint-Michel ao fundo
Vista do Monte Saint-Michel em meio a área de agricultura
Aluguel de carro com vários benefícios e parcelamento em até 12 vezes

A Rentcars.com compara o preço de veículos de mais de 100 locadoras, em qualquer lugar do mundo, e apresenta os preços em reais. Ela também disponibiliza a opção de parcelamento em até 12 vezes e sempre que há disponibilidade, oferecem mimos, como: km gratuito, segundo condutor sem custo, upgrade de cortesia, entre outros confortos que tornam a experiência mais prazerosa. Escolha agora mesmo o seu veículo e desfrute dos benefícios.

Chegando ao Monte Saint-Michel, notei uma estrutura robusta, com estacionamentos, transfers, restaurantes, supermercados e hotéis para receber os visitantes. Tudo muito organizado e aparentemente lotado. Alias, como esta região atrai turistas o ano todo, em algumas épocas do ano, pode ser mais caro se hospedar na Mancha que em Paris. Oui, Oui! Todo cuidado é pouco na hora de reservar hotel.

Estrutura para recepcionar os turistas ao Monte Saint-Michel
Complexo de hotéis, lojas e restaurantes próximo ao Monte Saint-Michel

Deixei o carro no estacionamento, peguei o transfer e em 15 minutos cheguei aos pés do Monte. Muita gente faz o percurso a pé também, o que pode ser prazeroso se não estiver quente.

No passado, a rocha era cercada por águas. Com o passar dos séculos, ela começou a ser drenada para auxiliar na agricultura local, e o Rio Couesnon foi canalizado. No início do século XXI, os franceses até fizeram projetos para recuperar a natureza local e tornar o Monte uma ilha novamente, mas ainda tem dias de seca completa. Quando eu fui, por exemplo, não havia água, mas o solo estava bem pastoso. Como fiz o passeio com um nativo, ele me disse que era bem perigoso andar por ali sem conhecimento, pois em alguns pontos tem areia movediça.

Monte Saint-Michel e a seca ao redor
Monte Saint-Michel em dia de seca
Areia movediça na Normandia
Tour pela areia movediça

Logo na entrada do Monte fiquei maravilhada com o estilo medieval das ruas e dos estabelecimentos comerciais. Parecia que havia voltado no tempo ou que estava numa produção cenográfica dos parques da Disney.

Ruas medievais no interior do Monte Saint-Michel
Ruas medievais
Ruas comerciais do Monte Saint-Michel
Turistas no Monte Saint-Michel

Entre ruinhas estreitas e paradas para comprar souvenirs e aperitivos, avistei a região, o celebre Arcanjo São Miguel no topo da igreja e subi longas escadarias para chegar ao mosteiro.

Muralhas do Monte Saint-Michel na Normandia
Passeio pelas muralhas do Monte Saint-Michel
Arcanjo São Miguel no Monte Saint-Michel
Arcanjo São Miguel no topo

Diz a história que a construção da abadia do Monte Saint-Michel começou no ano de 708, quando o bispo de Avranches mandou fazer um santuário em honra ao arcanjo São Miguel. Este último é conhecido pela proteção de adultos e crianças contra as forças do mal. Além disso, também seria um anjo da mais alta ordem hierárquica celeste na Igreja Católica, logo poderia proteger a população em si da pobreza e ameças do período.

O mais contratado pelos leitores de Ares do Mundo! Hotéis, resorts, casas de temporada e aluguel de apartamentos, com os preços mais baixos garantidos!

É muito importante reservar um bom local para se hospedar durante a viagem, pois nos faz aproveitar melhor o destino que escolhemos. Tanto a localização como o conforto pode impactar na nossa experiência e, por isso, não abro mão de fazer uma boa pesquisa. Para as minhas reservas pessoais, sempre utilizo a Booking.com, pois a empresa holandesa está presente em mais de 70 países e tem como missão, cobrir qualquer preço de hospedagem e não cobrar taxa de reserva. Além destes benefícios, podemos viajar com a segurança de estarmos fazendo um negócio com uma empresa grande e séria e, qualquer mínimo problema, independente do destino, poderá nos auxiliar. Confira no site da Booking.com as opções de hotéis, casas de temporada, apartamentos, resorts ou pousadas, no destino de interesse.

Por séculos todo o complexo do Monte Saint-Michel ficou em construção. No século X, a vila ao redor da abadia começou a ser desenvolvida, já que monges beneditinos se instalaram por ali. Mais tarde, entre as intensas batalhas entre França e Inglaterra, na Guerra dos Cem Anos, o Monte resistiu aos ataques ingleses e chegou até a virar símbolo de força da nação. Um pouco mais adiante, durante o conturbado período de Revolução Francesa, as ordens religiosas foram dissolvidas e o Monte foi utilizado como prisão. Diante de tanta história, em 1987, passou a ser listado como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Arquitetura do Monte Saint-Michel
Monte Saint-Michel visto de baixo
Fiéis no interior do santuário na Normandia
Coral no interior do Santuário
arquitetura do santuário em Monte Saint-Michel
Santuário de Monte Saint-Michel
Construções medievais no Monte Saint-Michel
Típica vista nas ruelas do Monte Saint-Michel

Ao sair recomendo um almoço dentro do complexo. No La Mère Poulard fazem as tradicionais omeletes, com consistência de mousses. Uma delícia! Há também uma grande variedade de crepes e biscoitos.

Frente do restaurante La Mère Poulard na Normandia
Restaurante popular no Monte Saint-Michel

Ah, pela Normandia, não tão distante do Monte Saint-Michel, eu tive a oportunidade de conhecer uma fantástica fábrica de caramelos e ainda trouxe uma receita autêntica para o Brasil. Confira!

Pretende viajar?

Confira abaixo alguns serviços que recomendamos para quem deseja viajar com mais conforto e aproveitar cada minuto da viagem:

O serviço mais contratado pelos leitores de Ares do Mundo! Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos, casas de temporada, entre outras opções. A Booking.com tem como missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva. RESERVE AQUI e garanta a melhor hospedagem pelo menor preço.

Seguro viagem com desconto de até 15% (10% nosso presente para você + 5% se comprar no boleto). Caso não queira comprar no boleto, é possível parcelar no cartão de crédito, em até 12 vezes. Durante a compra use o código VIAJANTE, para ter acesso aos benefícios.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil e com a possibilidade de usar o seu número de Whatsapp no exterior. Esta é a melhor forma de não perder tempo de viagem em lojas de telefonia e nem pagar o alto custo da roaming internacional. Use o cupom ARESDOMUNDO e obtenha 10% de desconto. Conheça os pacotes AQUI.

Passagens aéreas com preços de outlet! Isso mesmo, o buscador que recomendamos compara os preços de diferentes companhias e os apresenta da melhor forma. No aplicativo gratuito de celular da empresa, você pode buscar as datas mais baratas para viajar, de acordo com o seu destino de interesse ou pedir que o aplicativo te sinalize os melhores destinos para ir, de acordo com as suas datas disponíveis.

Passeios em qualquer lugar do mundo. Acesse AQUI para passeios no Brasil, Argentina e Lisboa de forma organizada e com preços em reais. Já para passeios em outros países ou cidades do mundo, confira AQUI. Tudo é muito bem organizado pela empresa e a confirmação de compra acontece por email. Clique em um dos links acima, insira o seu destino, que opções de passeio aparecerão.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12 vezes no cartão. A empresa sempre oferece mimos para os clientes, como segundo condutor grátis, upgrade de veículo como cortesia, etc. Escolha o seu veículo, em qualquer lugar do mundo e confira os diferenciais.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Está tudo explicado nos TERMOS DE USO, pois prezamos pela transparência com os nossos leitores.

Deixe o seu comentário