Categorias: Destinos Europa Lisboa Portugal

Lisboa: A cidade que atrai cada vez mais os turistas internacionais

Sabe aquela história do canto da sereia que encantava os marinheiros? Tenho certeza que surgiu em Lisboa. Claro, é brincadeira…Não sei de onde veio o tal conto, mas, para mim, não seria novidade se tivesse vindo de lá, porque Lisboa é muito envolvente.

153

Quando cheguei a Lisboa me bateu aquele sentimento de que tinha chegado em casa. Talvez pela similaridade da língua ou por termos tantos descendentes vindos de lá e, claro, por termos estudado muito a história de Portugal. Além disso, o estilo colonial da arquitetura em algumas partes do país lembra bastante o nosso.

Aquela risadinha de canto de boca apareceu quando escutei o taxista que me atendeu falando ao telefone. Algumas vezes não consegui entender nada, e o sotaque é engraçado mesmo para nós brasileiros – mas eles acham a mesma coisa da gente, então está tudo igual, rs.

Conversei com alguns portugueses durante toda a viagem e achei interessante a opinião deles sobre o Brasil. Eles simplesmente acham que é um país que lamentavelmente não deu certo há muito tempo pela falta de uma boa liderança portuguesa – e isso fez (e faz até hoje) render as inúmeras piadas maldosas sobre eles. Fato! Vem daí as piadinhas. Ao mesmo tempo, por mais erros que tenham acontecido séculos atrás por alguns, eles falam do Brasil com um carinho especial.

A minha opinião sobre os portugueses, como brasileira que inverte o processo de análise: são muito atenciosos, bastante prestativos, trabalhadores, reflexivos e bem esclarecidos sobre qualquer assunto.

Não deixo de elogiar a parte cultural de Lisboa, a linda arquitetura, os azulejos que constroem e desconstroem vários muros e toda a parte literária e musical de Lisboa.

054

O Fado português escutado fora de Lisboa talvez pareça um “fardo” para quem não conhece a profundidade do estilo, mas o Fado combina com cada esquina de Lisboa e é pura poesia em formato de música.

Escutar Fado no segundo andar dos ônibus de turismo é tão gostoso quanto apreciar um bom jantar com o estilo musical.

Os restaurantes de Alfama, inclusive, fazem muito bem isso. Muitos deles têm cantores de Fado que tocam de tempos em tempos durante as refeições.

Escute um pouco de Fado – AQUI.

Eu não gosto muito de pegar ônibus de turismo quando viajo, costumo fazer tudo a pé, mas as tantas ladeiras de Lisboa me fizeram pensar a respeito e gostei bastante do passeio no final.

Passei por lugares incríveis da cidade e gostei muito de todos eles de forma unânime mesmo.

Vi um pôr do sol muito lindo na Praça do Comércio. Lindo mesmo. E o roteiro que fiz foi perfeito para a conclusão com o pôr do sol, porque visitei alguns dos pontos que o poeta Camões mais gostava na cidade.

124

Gostei muito também da Torre de Belém, ali nas margens do Rio Tejo. A Torre que tinha como função proteger Lisboa no passado, é toda decorada com o Brasão de Armas de Portugal. Gostei da Torre porque pude entrar lá dentro, ver cada detalhe, cada paisagem das suas janelas e fiz tudo isso comendo Pastel de Belém, rs, para combinar. Ali perto da Torre de Belém, na verdade, tem a Fábrica de Pastéis de Belém, uma loja com quase dois séculos de existência. Comprei uma caixa do docinho de nata e sai andando.

099

Logo depois da Torre de Belém, segui o meu caminho para o Mosteiro dos Jerônimos, uma das maiores igreja-salão da Europa e já foi considerado até como Patrimônio Mundial, pela UNESCO.

079

Outro ponto da cidade que me encantou muito foi o Castelo de São Jorge. O tradicional bonde amarelo demorou muito tempo, então fiz todo o percurso a pé. Fui parando em vários pontos do bairro, experimentando os docinhos portugueses e entrando nas lojas até chegar ao topo.

Me surpreendi com cada detalhe do Castelo. A vista de lá é encantadora e dá facilmente para passar o dia todo por lá devido ao número de atividades que se tem para fazer.

157

Quando saí de lá, a melhor coisa que fiz foi pegar um tuque tuque – essas bicicletas que motoristas dirigem com uma cabine acoplada atrás. Desci com emoção as ladeiras com paralelepípedo e me diverti com a bicicletinha ultrapassando carros grandes no trânsito lisboeta.

178

A parte moderna da cidade e também super frequentada por turistas e portugueses durante feriados e fins de semana é o bairro Oriente.

Esse bairro muda da água para o vinho a percepção da cidade de Lisboa. O point do bairro é o Parque das Nações. No parque tem várias opções de entretenimento, principalmente, para as crianças, como o Oceanário de Lisboa, além de vários jardins interativos, restaurantes gostosos, lojas e um shopping.

143

Falando em lojas, Lisboa é um paraíso para fazer compras. Já falei uma vez sobre o valor do reembolso do tax free neste post e realmente compensa muito comprar objetos de decoração, cosméticos, acessórios e roupas. Lojas e marcas, como Zara, Kiko Cosméticos, a gigante El Corte Inglés, por exemplo, são lojas ótimas para compras.

No Pinterest também mostro algumas opções de vestuários, acessórios e presentes que você pode encontrar facilmente por lá. Vale dar uma olhadinha.

😉

Comente! via Facebook