Réveillon no Brasil: top 7 destinos, festas e hotéis

Sempre falo para os estrangeiros do réveillon no Brasil, pois, na minha opinião, é a festa de virada de ano mais bonita do mundo.

Posso parecer patriota com a minha colocação, mas em nenhum outro canto tem a animação, o calor e a energia brasileira, nos últimos minutos da despedida do ano velho.

E falando em festejar, quais são os melhores lugares para curtir o réveillon no Brasil, você sabe?

Neste post, vou mostrar os 7 melhores lugares para virar o ano, além de dicas de festas e hotéis para se hospedar. Bora festejar, porque tudo que a gente quer pós pandemia é socializar, não é?

Réveillon no Brasil
Fogos no Réveillon no Brasil

Destinos para curtir o réveillon no Brasil   

  • Balneário Camboriú, em Santa Catarina

A festa de ano novo de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem atraído muitas pessoas nos últimos anos, devido à bonita queima de fogos que acontece na Praia Central, na Avenida Atlântica e também pelas excelentes opções de praias para curtir de dia e baladas para aproveitar de noite.

Se um destino com praias paradisíacas e festas sem hora para acabar faz parte dos seus objetivos, este é o destino perfeito para você.

Como é Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é um lugar perfeito para turismo

Dicas de festas: Réveillon Green Valley (uma balada de música eletrônica, beira mar) e Barco Pirata (festa em alto mar para um número limitado de pessoas).

Onde se hospedar: Resort Infinity Blue, se você desejar uma praia privativa durante o dia e não quiser se preocupar com nada.

Ou o Hotel Mercure Camboriú, com 3 piscinas de frente para o mar e suítes confortáveis, em meio à popular Avenida Atlântica.

Em termos de custo-benefício, o destino pode ser até 40% mais barato que o Rio de Janeiro, nesta época do ano.

  • Trancoso, na Bahía

Trancoso, na Bahia, é um dos destinos mais elegantes, para quem busca festas sofisticadas, com paisagens naturais encantadoras.

Como é Trancoso
Paisagem típica de Trancoso, na Bahía

A cidade atrai públicos de diferentes idades e vive cheia de celebridades nacionais e internacionais neste período, porque realmente é um réveillon bastante especial.

Dicas de festas: Saravá, We Love Trancoso, Corona Sunsets e Festa do Taípe.

Onde se hospedar: Ushua Casa Hotel & Spa, com ambientes relaxantes e bem decorados, perfeitos para um bom descanso após uma festa ou detox durante o dia.

Ou Casa África, com uma decoração rústica fabulosa, de frente para o mar.

  • Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro

O Réveillon no Rio de Janeiro é tão especial, que ele é noticiado anualmente, no mundo todo.

A festa brasileira oferece a maior queima de fogos do Brasil e baladas divertidas durante a última semana do ano.

Se você não conhece a festa de ano novo do Rio de Janeiro, pelo menos uma vez na vida, você precisa participar. Isso sem contar que na cidade há muitas coisas interessantes para fazer.

Pôr do sol na Praia de Ipanema
Pôr do sol na Praia de Ipanema, na época de Réveillon

Dicas de festas: Réveillon Carioca Raiz, no Bairro de Santa Teresa (indicado para jovens), Jockey Club (evento tradicional e familiar), Courtyard Marriott (com perfil mais familiar, no Bairro da Tijuca), Morro da Urca (show com comida e bebida + com vista para os fogos, perfil mais jovem) e Copacabana Palace (tradicional, sofisticada e exclusiva).

Onde se hospedar: hotel Miramar, de frente para a Praia de Copacabana.

Ele tem um excelente custo-benefício e você poderá assistir ao show de fogos de forma confortável, longe da multidão.

Outra sugestão seria o Vila Santa Teresa, que é outro dos hotéis indicados, com vista de cartão-postal.

  • São Miguel dos Milagres, em Alagoas

Na cidade alagoana de São Miguel dos Milagres, acontece uma das maiores comemorações da região nordeste do país, o Réveillon dos Milagres.

A festa acontece do dia 27 de Dezembro a 01 de Janeiro e inclui bebidas e comidas à vontade, além de experiências exclusivas para o público jovem.

Tudo em frente de um mar maravilhoso!

Mar em São Miguel dos Milagres
Mar em São Miguel dos Milagres

Como a festa é bastante disputada, o recomendado é comprar os ingressos com bastante antecedência.

Dicas de festas: as festas mais populares são as do Réveillon dos Milagres, mesmo.

Onde se hospedar: Pousada Villa Pantai, para se recuperar do agito em um lugar que vai fazer você se sentir em casa .

Ou Villas Taturé, que tem 1,2 km de praia privativa em uma fazenda de coco.

A melhor forma de alugar carro no Brasil, com segurança, preço em real e possibilidade de parcelamento!

A Rentcars.com é um buscador bastante fácil de usar, que compara o preço de veículos em mais de 100 locadoras, em qualquer lugar do Brasil.

Reserve o seu carro com antecedência e garanta preços melhores que os de lojas de aeroportos e a disponibilidade do veículo do seu interesse.

QUERO APROVEITAR PARA ALUGAR O MEU VEÍCULO AGORA MESMO

onde alugar carro no brasil

  • Fernando de Noronha, em Pernambuco

Fernando de Noronha, em Pernambuco, é o novo point dos viajantes afortunados e celebridades, quando o assunto é réveillon.

Em um destino que oferece praias extremamente limpas, atividades aquáticas, em ambientes preservados, e festas inesquecíveis, fica fácil iniciar o ano seguinte com boas energias.

Golfinhos em Fernando de Noronha
O réveillon em Fernando de Noronha garante experiências incríveis junto à natureza

Dicas de festas: geralmente há festas públicas no fim do ano no Porto de Santo Antônio, mas também há festas privadas bem estruturadas em pousadas, como a que acontece na Pousada Zé Maria.

Onde se hospedar:  na própria Pousada Zé Maria, que tem suítes bastante confortáveis e fica a apenas 700 metros do centro.

Ou na Pousada Maria Bonita, que é do Bruno Gagliasso.

Esta última une uma experiência de extremo conforto a um ambiente rústico, que é a cara da ilha. As notas de hóspedes são altíssimas, por sinal.

  • Jericoacoara, no Ceará

Jeri, como é carinhosamente conhecida por seus visitantes, é um destino localizado a 298 km de Fortaleza, que tem estado em alta nos últimos anos, tanto pelo lado exótico da natureza, quanto por hotéis interessantes, que, por si só, já poderiam valer a viagem.

local para se hospedar no réveillon de Jeri
Piscina privativa com vista para Jeri (crédito: Essenza Hotel)

Em se tratando do réveillon, a cidade fica repleta de jovens, que tudo o que não querem é descansar. Há festas variadas o dia todo e em vários pontos de Jericoacoara.

Dicas de festas: a festa mais popular se chama Je suis Jeri (somos todos Jeri) e costuma acontecer na praia. Também há o réveillon John John Jeri, que costuma ter artistas de peso, como Alok e Anitta.

Onde se hospedar: Se você quiser algo exclusivo, como uma suíte com uma piscina transparente, em uma excelente localização, o Essenza seria a melhor opção de hospedagem a você.

Já se buscar algo mais em conta, mas também com um bom nível de conforto, o Star hotel, poderá lhe satisfazer.

  • Ilhabela, em São Paulo

Está achando que em São Paulo só tem prédios é?

No estado de São Paulo há incríveis cidades praianas para conhecer, e Ilhabela, que fica a 202 km da capital, é um destes destinos.

Pôr do sol em Ilhabela
Pôr do sol em Ilhabela

Ilhabela já é bem popular entre os habitantes de São Paulo e até do Rio de Janeiro, pelo revéillon, que agrada a diferentes públicos.

Dicas de festas: na Vila Salga, na Praia da Armação, costuma acontecer uma das melhores festas de toda Ilhabela, com bandas prestigiadas em eventos internacionais.

Outra festa popular é o Réveillon do Sea Club, que fica na Praia do Saco da Capela.

Onde se hospedar: Plaza Inn Pousada do Capitão tem um excelente custo-benefício e fica perto da praia e do centro histórico.

Já se você quiser alugar uma casa para toda a família, a Casa da Feiticeira garante acomodação para até 6 pessoas.

Porque o réveillon no Brasil é especial

Vamos pensar friamente. Os países mais visitados do planeta estão em pleno inverno.

Com temperaturas abaixo de zero e nada convidativas, seria difícil ficar muito tempo na rua e até mesmo tirar a mão do bolso para dar um abraço em um estranho.

Além disso, cumprimentar desconhecidos também não é um hábito muito frequente entre os estrangeiro, seja por palavras ou gestos.

Também é válido ressaltar que os estrangeiros não têm a tradição de usar roupas brancas em festas de Réveillon.

Este hábito, que lindamente foi trazido pelos africanos, carrega uma série de boas energias e intenções positivas.

Só de colocar as vestimentas da cor e desejar intimamente coisas boas já é o suficiente para irradiar a alegria aos demais.

E vamos combinar: é lindo ver todo mundo usando branco na praia ou em uma festa de ano novo! Eu, particularmente, adoro.

As crenças populares de Réveillon

Isso sem contar que o brasileiro é cheio de crendices, já que a nossa nação foi constituída por várias culturas diferentes e cada uma trouxe os seus ensinamentos, religiões e tradições.

Para a virada de ano, em especial, os desejos por dias melhores se intensificam, pois o réveillon é visto por muitos como um “restart” na vida.

Fogos de artifício no réveillon do Brasil
A sensação de “Ano novo, vida nova”

Logo, seguimos com uma série de superstições para aumentar as nossas chances de sucesso, de felicidade, etc.

As principais crenças populares e seus significados

  • Comer lentilha: traz sorte devido a uma história bíblica e, acredite se quiser, tem cerca de 2000 anos.
  • Banho de sal grosso: ajuda a espantar os maus espíritos, além de ter benefícios fisiológicos e estéticos.
  • Pular sete ondas: de origem africana, estaria relacionado aos sete chackras (pontos de energia do ser humano e da natureza) e repetir o ato tantas vezes abriria os caminhos energéticos.
crenças do réveillon no brasil
O banho de sal grosso é uma das crenças de Réveillon no Brasil

Bom, não sei vocês, mas eu sigo à risca a maioria das crendices acima e até compro banho de sal grosso e peças de roupas brancas para familiares e amigos mais próximos.

No momento da virada, confesso que amo estar perto da natureza, principalmente se for uma praia. Amo o ano novo no Brasil e, para mim, não há lugar melhor para estar.

O quê você acha do Réveillon no Brasil?

Costuma ir para algum lugar especial?

Conta pra gente, que vamos adorar saber. 🙂

Também recomendo no Brasil

Patrimônio da Unesco no Brasil: 22 lugares para visitar

Porto Maravilha: uma visita obrigatória no Rio de Janeiro

O que fazer em Salvador: top 21 atrações e dicas úteis

Restaurantes italianos em São Paulo: 5 excelentes dicas

O que fazer em Búzios, quando ir e onde se hospedar

5 Hotéis incríveis que já são uma viagem

Natal em São Paulo: 5 coisas legais para fazer

O que fazer em Foz do Iguaçu, quando ir e onde ficar

O que fazer em São Paulo: 35 top atrações e restaurantes

Atrações em Blumenau, além da tradicional Oktoberfest

O quê falta para a sua viagem?

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se na nossa newsletter e ganhe um incrível e-book sobre turismo de luxo!