Compartilhe esta página

Patrimônio da Unesco no Brasil: 22 lugares para visitar

Patrimônio da Unesco no Brasil? Tem sim. Vários!

O Brasil, com 22 lugares listados, é o segundo país da América Latina com o maior número de Patrimônios. Só perde para o México, que tem 31.

Apesar do turismo no Brasil ser algo pouco explorado internacionalmente falando, a lista de lugares a se preservar, considerados como “bens naturais” ou “bens culturais”, só cresce.

Em 2019, por exemplo, lugares de Paraty e Ilha Grande, cidades no estado do Rio de Janeiro, entraram para a lista, juntamente ao lado do do centro de Salvador, na Bahia, e Ouro Preto, em Minas Gerais.

Quer saber mais sobre os 22 lugares que são Patrimônios da Unesco no Brasil?

Veja este post, pois vou dar a lista completa para você conhecer, em uma próxima viagem.

Patrimônio da Unesco no Brasil
Paraty entrou para a lista de Patrimônio da Unesco no Brasil, em 2019

O que é a lista do Patrimônio da Unesco

A lista do Patrimônio é uma classificação feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), onde cada lugar do planeta passa por uma análise de 10 critérios.

Se o lugar apresenta os 10 pontos requisitados ele é adicionado à lista de lugares importantes para a humanidade.

Um lugar pode ser adicionado por sua importância histórica, cultural ou natural, por exemplo.

Para fazer parte desta listagem internacional, uma série de especialistas bem qualificados fazem as análises e, a partir do momento da aprovação, espera-se que haja um cuidado maior de todos na preservação.

Assim futuras gerações poderão ter acesso a lugares importantes do planeta, para as suas formações como seres humanos.

  Já reservou o hotel na sua viagem pelo Brasil?

Encontre a melhor hospedagem para você, em qualquer lugar do país e conte com o suporte de uma empresa séria, sempre pronta para o atendimento, diante de qualquer necessidade.

Use o mapa interativo abaixo, pois nele estão presentes todos os estabelecimentos disponíveis para dormir no país e fica fácil de comparar suas localizações e preços.

Aproveite e reserve agora mesmo!

Booking.com

Patrimônio da Unesco no Brasil: 22 lugares para conhecer

1) Ouro Preto, Minas Gerais 

O primeiro lugar adicionado à lista de Patrimônio Mundial da Unesco, no Brasil, foi a cidade histórica de Ouro Preto, em Minas Gerais, no ano de 1980.

A cidade é tida como especial pela história e resquícios de mineração de ouro, já que ainda há fontes, pontes e igrejas dos séculos XVII e XVIII.

Um grande destaque de Ouro Preto são as obras do escultor barroco Aleijadinho.

Dentre as principais atividades turísticas para conhecer na região, destacam-se: Excursão a Tiradentes e Mariana e o Instituto de Inhotim.

Ouro Preto, em Minas
Cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais

2) Centro histórico de Olinda, em Pernambuco

Olinda é uma das cidades mais velhas do Brasil. Fundada em 153, por portugueses, ela foi invadida por holandeses no século XVII e precisou ser reconstruída.

Em um tour pela cidade, não faltam conventos, capelas e templos barrocos, o que a fez entrar para a lista de Patrimônios da Humanidade, em 1982.

3) Missões Jesuíticas Guarani, no Rio Grande do Sul

Na verdade, no Brasil apenas estaria na lista São Miguel das Missões.

As outras Missões, como San Ignacio Miní, Senhora de Loreto, Santa Ana e Santa Maria estão em Misiones, na Argentina.

Independente da localização e de seus diferentes estados de conservação, elas contam a história da expansão dos Sete Povos das Missões e, por isso estão, presentes na lista da Unesco.

No Brasil, as ruínas de São Miguel são pouco visitadas, apesar de serem bem bonitas.

Como é São Miguel das Missões
As ruínas de São Miguel são consideradas bens culturais da humanidade

4) Centro histórico de Salvador, na Bahia

Claro que o centro de Salvador não poderia faltar na lista de lugares para se preservar, afinal, entre 1549 e 1763, a cidade foi a primeira capital do Brasil.

As casas coloridas do centro de Salvador revelam os bonitos edifícios renascentistas e a história da chegada dos negros ao país.

principais atrações turísticas da Bahia
Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador

Grande legado cultural dos brasileiros, como vestir branco no Réveillon, por exemplo, veio de tribos africanas instaladas em lugares, como Salvador.

Se estiver indo para Salvador, além da região do Pelourinho e o centro histórico, não deixe de conhecer as praias da região, como a do Forte e Guarajuba, que são lindíssimas!

5) Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Minas Gerais

Em 1985, Minas Gerais conquistou seu 2° lugar na lista de Patrimônio Mundial da Unesco, com o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos.

Localizado na cidade de Congonhas do Campo, nas proximidades de Belo Horizonte, está o santuário todo decorado com rococó italiano, além de 7 capelas, onde também pode ser encontrado o legado de Aleijadinho.

O Santuário de Bom Jesus de Matosinhos tem características únicas, bastante originais mesmo.

 

6) Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná

Você já foi para Foz do Iguaçu?

De verdade, se não ainda, planeje a sua viagem agora mesmo, pois este é um dos lugares mais bonitos que eu já fui na minha vida e olha que sou “rodada” de mundo para afirmar isso.

No Parque Nacional do Iguaçu está uma das maiores cascatas do mundo, com quase 3000 metros de largura.

Cataratas do Iguaçu
As famosas Cataratas do Iguaçu, no Paraná

Além da beleza exuberante do lugar, também é possível conhecer várias espécies em extinção, como araras e o tamanduá bandeira.

7) Brasília, Distrito Federal

A cidade de Brasília, localizada no Distrito Federal, foi criada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer na década de 50.

Ela foi construída no centro do país com propósitos inovadores e organizacionais. Brasília é uma cidade bonita e com um conceito harmonioso de arquitetura.

8) Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí

Tido como Patrimônio da Unesco em 1991, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, preserva pinturas rupestres, de uma das comunidades mais antigas da América do Sul, que viveu no local cerca de 25 mil atrás.

Além da importância cultural, o lugar é bem bonito mesmo.

9) Centro histórico de São Luís, no Maranhão

Se tem um lugar multicultural no Brasil, este é São Luís, no Maranhão, pois a cidade foi fundada por franceses, ocupada por holandeses, mas dominada por portugueses.

Apesar dos intensos períodos de dominações, o centro histórico de São Luís é bastante preservado, desde o século XVII.

Quando fizemos um tour pela cidade, percebemos que havia muitos edifícios históricos no centro da cidade.

Exemplos perfeitos do período de colônia ibérica na América Latina e, por isso, é um Patrimônio Mundial da Humanidade.

Patrimônio da Unesco no Brasil
A arquitetura de São Luis do Maranhão é tida como um excelente exemplo de colonização ibérica na América Latina

10) Centro histórico de Diamantina, em Minas Gerais

Diamantina é a cidade colonial que conta a história dos mineradores de diamante, do século XVIII.

A cidade é bem pequena, com menos de 50 mil habitantes, segundo a última medição, em 2018, mas é tida como outra das joias raras de Minas Gerais.

11 e 12) Reservas da Mata Atlântica do Sudeste e da Costa do Descobrimento

As reservas da Mata Atlântica do Sudeste são 25 zonas protegidas de mata, com uma área de 470 mil hectares, entre os estados do Paraná e São Paulo.

Já as reservas da Mata Atlântica da Costa do Descobrimento, são 8 zonas protegidas, que somam 112 mil hectares de mata, entre os estados da Bahia e Espírito Santo.

Ambos os lugares são de fundamental importância para a compreensão da fauna e flora do Brasil e as matas apresentam uma das biodiversidades mais ricas do planeta.

Mata Atlântica
Tucano na Mata Atlântica

13) Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Inscrito como bem natural pela Unesco, no ano de 2000, o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense é uma reserva de quase 190 mil hectares, com uma abundante diversidade vegetal e animal.

Apesar de a área ser bastante grande, o Parque apenas ocupa 1,3% do pantanal brasileiro.

Infelizmente, o Pantanal tem sido consumido por queimadas nos últimos anos e, em 2020, terríveis incêndios assolaram este paraíso natural do Brasil.

14) Complexo de Conservação da Amazônia Central, Amazonas

O Complexo de Conservação da Amazônia Central, no Amazonas, abrange uma área de mais de 6 milhões de hectares, o que representa outra das regiões mais ricas em biodiversidade no planeta.

Na região é possível encontrar a maior variedade de peixes elétricos do mundo, além de outras espécies em extinção.

Patromônio da Unesco
Biodiversidade no Amazonas

15) Reservas de Fernando de Noronha, em Pernambuco, e Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte  

Os arquipélagos de Fernando de Noronha e Atol das Rocas apresentam águas extremamente ricas em nutrientes, o que faz com que muitos animais marinhos, como tartarugas e golfinhos, sejam alimentados.

Ambos os lugares são considerados bens naturais da humanidade e foram adicionados à lista de Patrimônios da Unesco no Brasil, em 2001.

16) Parques nacionais de Chapada dos Veadeiros e das Emas, em Goiás  

Tanto a Chapada dos Veadeiros quanto a das Emas são zonas protegidas do Cerrado.

Os parques nacionais apresentam um dos ecossistemas tropicais mais diversificados do mundo e são as residências naturais de diferentes espécies de animais.

Patrimônio da Unesco no Brasil
A Chapada dos Veadeiros é um Patrimônio da Unesco no Brasil

Na nossa agência de viagens Ares do Mundo temos um roteiro fabuloso pela Chapada. Não deixe de nos consultar se tiver interesse em fazer uma viagem ao destino.

17) Centro histórico de Goiás 

O Centro histórico de Goiás tem muito das características urbanas de Minas Gerais.

A arquitetura de seus edifícios privados e públicos mostram muito da colonização do interior do Brasil, nos séculos XVIII e XIX, e, pelo conjunto de especialidades, foi listado como Patrimônio da Unesco no Brasil, no ano de 2001.

18) Praça de São Francisco, em Sergipe 

A Praça de São Francisco, localizada na cidade de São Cristovão, no estado de Sergipe, apresenta um conjunto de edifícios históricos dos séculos XVIII e XIX, como a Igreja de São Francisco e a Santa Casa de Misericórdia.

Este conjunto de locais históricos retrata a origem da cidade e o desenvolvimento religioso na região nordeste do Brasil.

19) Paisagem Cultural do Rio de Janeiro, no Rio De Janeiro 

A paisagem carioca é tida como o retrato do Brasil e a sua civilização. Povo diverso, original, de grandes contrastes e possibilidades.

Na classificação, o Rio de Janeiro é considerado como bem cultural da humanidade.

E na listagem, importantes pontos turísticos cariocas, como: Jardim Botânico, Parque Nacional da Tijuca, Corcovado e a Baía de Guanabara foram destacados.

pessoas em praia carioca durante o Pôr do sol
O Rio de Janeiro é a “cara do Brasil”

20) Conjunto Arquitetônico da Pampulha, Minas Gerais

Criado ao redor de um lago artificial em 1940, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha era parte de um projeto inovador de Belo Horizonte, que tinha como objetivo criar uma cidade-jardim.

Em 2016, o local foi eleito como um bem cultural.

21) Cais do Valongo da Imperatriz, no Rio de Janeiro

O Cais do Valongo da Imperatriz, construído em pedra, foi criado para receber os escravos africanos que chegaram ao Brasil, a partir de 1811.

Como a cultura africana tem importante vínculo para a formação do Brasil, o ponto turístico foi adicionado à lista de Patrimônio da Unesco no Brasil em 2017.

22) Paraty e Ilha Grande, no Rio de Janeiro

Paraty e Ilha Grande são cidades populares no estado do Rio de Janeiro.

A prineira tem um centro histórico adorável, sendo uma das cidades mais bem preservadas do litoral brasileiro.

Também tem grande importância natural pela zona de mata atlântica, onde pode ser encontrado um dos símbolos do Brasil, a onça-pintada.

Ilha Grande também foi adicionada à lista como bem misto de cultura e natureza.

Paraty é Patrimônio da Unesco no Brasil
Paraty é Patrimônio da Unesco no Brasil, desde 2019.

Cidades em aprovação para entrar na lista da Unesco no Brasil 

Recentemente, o Brasil também apresentou mais 16 pontos turísticos para fazerem parte lista de Patrimônio da Unesco no Brasil.

Os lugares mais populares, que estão em análise, são:

  • Igreja e Monastério de São Bento, no Rio de Janeiro
  • Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas
  • Canyon do rio Peruaçu, em Minas Gerais
  • Rota do Ouro de Paraty, no Rio de Janeiro
  • Mercado de Ver o Peso, no Pará
  • Paisagem cultural da Paranapiacaba, em São Paulo
Lista de Patrimônio da Unesco no Brasil
A paisagem cultural de Paranapiacaba foi submetida para aprovação na lista de Patrimônio da Unesco no Brasil, em 2014.

Gostou dos lugares que estão presentes na lista de Patrimônio da Unesco no Brasil?

Já conheceu ou quer conhecer alguma destas cidades?

Deixe o seu comentário! 

Também recomendo no Brasil

Porto de Galinhas com crianças: guia prático, hotéis e passeios

5 Refúgios perto de São Paulo: luxo nas montanhas

Hotéis de luxo em Pipa: 5 para amar

O que fazer em Balneário Camboriú, onde dormir e dicas

Treze Tilías, o tirol brasileiro

Cachoeiras de Lavras Novas em Minas Gerais 

Lugares para viajar em Minas Gerais

Onde ficar em Bonito MS: Top hotéis no centro e zona rural

Castelos no Brasil para se hospedar e conhecer

Onde se hospedar no Rio de Janeiro: 5 dicas com vistas incríveis

 

Deixe o seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *