20 regras de etiqueta para não errar na mesa

Precisando de umas dicas rápidas sobre regras de etiqueta na mesa? Se sim, dê uma lida neste post, pois vou lhe ajudar com o assunto.

Outro dia dei dicas sobre como harmonizar vinhos e alimentos, mas hoje você verá 20 regras de etiqueta práticas e fáceis de implementar no dia a dia, além de recomendações de livros para se tornar expert no assunto e estar preparado para qualquer ocasião social.

Dicas de etiqueta na mesa

O que é regra de etiqueta

Etiqueta, que vem do francês, étiquette e segundo o sociólogo alemão Norbert Elias, são formas de comportamento que demonstram boa educação, pela perspectiva de autocontrole que mostra civilidade.

A evolução da etiqueta

As regras de etiqueta existem há séculos, desde a época dos faraós do Egito, quando os líderes exigiam tratamentos diferenciados para os mais afortunados, mas elas foram mesmo aperfeiçoadas na Europa, no século XVI.

Inicialmente, as regras eram escritas para os níveis mais altos da sociedade, para que as pessoas se comportassem com polidez, em situações corriqueiras e eventos, e também reconhecessem quem era da nobreza, pela forma de agir.

Manual de etiqueta para soldados durante a guerra
Manual de etiqueta para soldados em guerra

Mas, depois de um tempo, esses manuais passaram a ser difundidos às classes inferiores, a fim generalizar os bons modos e ter um convívio mais agradável com todos na sociedade. Até na Segunda Guerra Mundial esteve presente, para que os soldados tivessem educação durante os conflitos.

No Brasil, pelo que tudo indica, as regras foram implementadas pela corte portuguesa e, desde então, foram sendo aperfeiçoadas.

 

Porque as regras de etiqueta são importantes

Regras de etiqueta são importantes, pois elas criam um padrão de comportamento entre as pessoas, em um ambiente de convívio comum.

Se elas não existissem, cada um se comportaria da forma que quisesse, como no tempo dos homens das cavernas.

Demonstrar educação em ambientes sociais é algo de “bom tom”, tanto que, quando acontece algum incômodo social, os atores são reconhecidos por agir bem ou pela “falta de classe”, devido, claro, ao seu comportamento na situação.

Existem manuais de etiqueta de diversos tipos: para educar crianças, para se comportar em eventos e restaurantes, para atender clientes, para se comportar na internet, etc.

No final deste post, vou indicar alguns livros rápidos para vocês, caso tenham interesse em se aperfeiçoar em algum tipo específico de comportamento.

20 regras de etiqueta na mesa

As 20 regras de etiqueta na mesa, não mostrarão como preparar uma mesa para receber visitas, fazer uma receitas ou decoração, mas como se comportar em encontros com amigos, reuniões familiares ou nos mais renomados restaurantes do mundo.

Chef segurando bandeja com pequenas porções de comida
Entrada servida em bandeja em um evento

1) Vestir-se adequadamente

Antes de qualquer coisa, identifique que tipo de evento você irá para se vestir adequadamente.

Se tiver dúvidas sobre as suas roupas, não hesite em perguntar para o anfitrião, ou dê uma pesquisada nas fotos do estabelecimento (ou de eventos anteriores) na internet.

2) Lave as mãos

Passe no lavabo ou banheiro do evento para garantir que as suas mãos estão limpas, antes de iniciar uma refeição.

Além de higiênico, seria gentil e educado da sua parte, garantir que todos ao seu redor também compartilhassem de um momento com a limpeza necessária.

E as pessoas reparam na higiene das outras antes de ir à mesa, viu?

Este é um dos hábitos, que acredito que o coronavírus irá nos deixar como legado.

3) Não se sente primeiro à mesa

Se a reunião for na casa de um parente ou amigo, não sente primeiro à mesa. Espere o anfitrião anunciar a refeição ou fazer o convite para se sentar à mesa.

4) Guardanapo de tecido ou de papel

Quando tiver um guardanapo de tecido sobre a mesa, não o desdobre integralmente, como se estivesse estendendo uma roupa no varal. Apenas desdobre uma vez de forma sútil e o coloque sobre as suas pernas.

Se o guardanapo for de papel, deixe ao lado do prato e só o utilize quando os talheres estiverem sobre o prato.

Guardanapo de pano
Guardanapo de pano

Ambos os guardanapos servem apenas para limpar os lábios durante as refeições.

Não esfregue o guardanapo nos lábios. Passe-o se forma gentil apenas.

Após utilizar o guardanapo, coloque o de papel ao lado do prato ou o de pano, novamente no seu colo.

5) Cuidado caso tenha pão na mesa

Se tiver pão na mesa, observe se há uma quantidade razoável para todos que estão nela. Se for apenas uma peça única, observe se não há uma faca para cortá-lo.

Se houver uma faca, corte um pequeno pedaço (não exagere!) e tente não criar e espalhar tantas migalhas durante o corte.

Se o pão estiver cortado em pequenos pedaços, observe se não há um pegador ou guardanapos de papel ao lado da cesta, para não colocar as suas mãos diretamente no alimento.

Pão com azeite na mesa

6) O dono da casa se serve primeiro

Espere o anfitrião se servir ou comunicar aos convidados que os mesmos podem seguir adiante.

7) Talheres de fora para dentro

Tendo muitos talheres na sua frente, sempre comece de fora para dentro, pois eles estão apresentados na ordem em que os pratos serão servidos. Ou seja, comece pelos talheres que estão mais distantes do prato.

A faca deve ser pega sempre pela mão direita e o garfo pode ser utilizado por ambas as mãos.

Depois que você cortar os alimentos do prato, coloque a faca com a serra voltada para dentro do prato, no canto direito do mesmo. Utilize, então, apenas o garfo para se alimentar.

A partir do momento que você iniciar a refeição, não coloque mais os talheres na mesa. Estes devem ficar sempre dentro do prato, inclusive quando for beber algo.

8) Guarde os cotovelos

Não deixe os cotovelos sobre a mesa para não atrapalhar as pessoas ao seu redor. Os cotovelos devem sempre estar junto ao corpo na cadeira.

9) Pouca comida no prato

Coloque pouca comida no prato para não deixar sobrar, pois, para muitas culturas, soa como falta de educação.

Coloque pouca comida no garfo também e sempre solte, delicadamente, os talheres no prato, entre uma garfada e outra.

Quando tiver sopa no menu, não coloque a colher inteira na boca, apenas a ponta dela.

Sobremesa no prato
Sobremesa no prato

10) Coma devagar e com a boca fechada

Mastigue sempre com a boca fechada, sem ruídos e de forma tranquila.

Dependendo da ocasião, recomendo observar a velocidade em que as pessoas, ao seu redor, estão comendo para finalizar em um tempo similar.

11) Não fale com a boca cheia

Acredito que esta seja a regra de etiqueta mais popular de todas.

Não fale com a boca cheia de comida e não gesticule com as mãos segurando os talheres.

Se alguém lhe fizer uma pergunta, solte os talheres no prato de forma tranquila, engula o que você tem na boca e responda.

12) Alimentos com caroço

Se o alimento tiver caroço, como azeitona, por exemplo, coloque-a inteira na boca com o garfo e retire o caroço com uma das mãos. Coloque o caroço no canto do seu prato.

Não tire o caroço com o garfo, pois vai chamar mais atenção.

13) Comidas difíceis de comer

Se a comida for difícil de comer, como mariscos, carnes com osso, observe de forma discreta como as outras pessoas na mesa farão para você copiar.

Geralmente, ostras são pegas com a mão esquerda e só é necessário virá-las dentro da boca. O conteúdo não deve ser mastigado, apenas engolido.

No caso de carnes com osso, retire a carne do osso com os talheres.

Contudo, podem haver situações, como em parques dos Estados Unidos, por exemplo, onde são comidas com as mãos. Então, releve a situação.

Carne temperada

14) Dobradura com as folhas

Se houver alface ou outras folhas, não as corte. Faça trouxinhas com o garfo e a faca para que elas entrem por inteiro na boca.

15) Cuidado com o macarrão

No caso de massas, o jeito italiano ensina a não cortar o macarrão e a não enrolar no garfo. Mas, se você enrolar no garfo, não será falta de educação.

Se tiver molho na sua refeição e você achar que este pode sujar a sua roupa por algum motivo, coloque o guardanapo de tecido preso na gola da sua camisa, próximo ao pescoço.

Muita gente usa uma colher para enrolar o macarrão, mas não use também. Somente crianças bem pequenas, na Itália, fazem o uso de colher.

16) Não se curve para comer

A comida vai até a boca, não a boca até a comida. Coluna ereta e postura durante as refeições. Só os braços se movem.

17) Talheres após o término das refeições

Ao terminar as refeições, posicione os talheres lado a lado no centro prato.

18) Palitar os dentes

Não palite os dentes na mesa e nem cutuque-os com as mãos, pelo amor de Deus. É muito feio fazer isso! Se tiver algum incômodo, vá até o banheiro.

Em muitos restaurantes, inclusive, há fio dental para remover comida entre os dentes.

19) Comportamento diante de problemas

Se tiver qualquer tipo de problema, coloque o guardanapo de tecido sobre a mesa e vá ao banheiro para resolver.

Vá ao banheiro
Banheiro

20) Nada sobre a mesa, a não ser as suas mãos

Não use o celular durante as refeições e nem responda chamadas em texto, a não ser que sejam urgentes.

Na mesa, não deixe nenhum de seus pertences, como a chave do carro ou carteira.

Café da manhã
Café da manhã

Minhas dicas de ouro

  • Se você não gostar da refeição, diga que tem alergia. Mentirinha do bem que não vai menosprezar o serviço do anfitrião com a preparação da comida.

Se não quiser contar a mentirinha, pegue uma quantidade mínima da comida, mas coma tudo.

  • Levante a mão para chamar a atenção dos atendentes ou garçons. Não grite para chamá-los.
  • Modere na quantidade de bebida alcoólica, mesmo que seja liberada.
  • Geralmente, é muito usado o modelo de buffet à francesa (onde alguém te serve), ou buffet à americana, onde você se serve em uma mesa com diferentes pratos e busca um lugar para se sentar.

No caso de buffet à americana, não necessariamente é preciso ter uma mesa para você se sentar. Pode ser oferecido um lounge, bancos ou sofás.

Neste caso, posicione o prato sobre as suas pernas fechadas (joelhos alinhados lado a lado).

Onde saber mais sobre regras de etiqueta

Claro que as minhas dicas de etiqueta, apesar de úteis, são bastante básicas. Vale a pena se aprofundar no assunto, não apenas na mesa, mas em outras situações.

Veja abaixo alguns livros que indico para melhorar a educação social, diante de diferentes situações:

  • Livro Boas maneiras à mesa, com informações completas para não cometer deslizes de nenhum tipo, do couvert ao cafézinho. Preço:19,90.
  • Manual de etiqueta 3.0. Você online. Você offline. Como se comportar nas redes sociais e evitar a perda de empregos ou desentendimentos. Preço: 6,90.
  • Livro A Arte de Receber em Eventos, aborda situações desde o atendimento a clientes e fornecedores até a atenção a parentes e amigos em reuniões intimistas. Preço: 35,43.

Atenção: os preços podem ser alterados.

Também recomendamos

Como harmonizar vinhos: guia rápido e necessário

Restaurantes italianos em São Paulo: 5 excelentes dicas

7 restaurantes waterfront para vivenciar momentos únicos pela América

O quê falta para a sua viagem?

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Avatar
    Juliano Padilha Conceição
    05/03/2019

    Gostei dos Tok
    Sou garçom e goste de me manter!

  2. Avatar
    Karin
    28/08/2019

    Fiquei em dúvida..aprendi que jamais se coloca guardanapo no pescoço em alguns restaurantes que servem massas tem a disposição do cliente um “babador” que se prende a gola. E agora?

    • Leda De Luca
      29/08/2019

      Olá, Karin. Tudo bem? Depende muito do restaurante e do país que você está. Alguns italianos “raiz” recomendam mesmo colocar no pescoço e na Itália mesmo a gente vê muitos italianos com o guardanapo preso no pescoço. No caso, recomendaria que você prestasse a atenção em outros clientes e se a equipe do restaurante recomenda a prática.