Paris é perigosa? 5 dicas importantes de segurança

A cidade de Paris é perigosa? Esta é uma pergunta que sempre me fazem e eu sempre respondo: depende do seu ponto de vista.

Digo isso, porque a capital da França, apesar de ser incrivelmente bonita, tem problemas de segurança, como outras grandes metrópoles europeias.

Claro, que os problemas não são como os do Brasil, onde corremos o risco de morrer se não damos o que o ladão pede. Mas existem batedores de carteira em Paris e há lugares da periferia que nem a polícia entra.

Pensando na segurança em Paris e por situações que familiares e eu já lidamos por lá, resolvi escrever este post com 5 dicas importantes de segurança para você ter atenção na sua viagem.

Paris é perigosa? Avenida champs elysees
Turistas passeando pela Champs Elysees, uma das principais avenidas de Paris

5 dicas de segurança em Paris

1) Atenção com os seus pertences pessoais

É normal visitar uma cidade diferente na Europa e se esquecer dos problemas encontrados no nosso cotidiano. Ainda mais em Paris, na França, onde tudo é motivo para fazer uma parada para uma foto.

Por isso, fique atento aos seus pertencem pessoais, como carteira, passaporte e telefone celular, pelas ruas ou no transporte público. Um momento de distração é o que todo batedor de carteira precisa para realizar um furto.

Por duas oportunidades, eu fui seguido por batedores de carteira em Paris. A primeira perto da Galeries Lafayette e a outra na Champs Elysees – dois lugares nobres e populares da cidade.

Passageiros no metro
Atenção no transporte público de Paris

Em ambas as ocasiões, eu estava atento e despistei quem estava me seguindo, entrando em uma farmácia, ou loja na região.

Já uma prima próxima não teve a mesma sorte. Distraída no metrô, ela teve o celular furtado.

Acesse gratuitamente a mais de 60 atrações de Paris, pule filas e economize com o Paris Pass!

Algumas das atrações incluídas no Paris Pass:

  • Arco do Triunfo
  • Ônibus turístico de 2 andares por 1 dia
  • Entrada no Museu do Louvre
  • Palácio de Versalhes
  • Cruzeiro pelo rio Sena
  • Museu d’Orsay
  • Torre Montparnasse
  • Tour guiado na Opera Garnier
  • Museu do Perfume Fragonard Tour
  • Centro de Arte Pompidou
  • Degustação de cervejas artesanais

QUERO SABER MAIS SOBRE O PARIS PASS

comprar Paris Pass

 

2) Cuidado com vendedores de rua insistentes

Em Paris é comum encontrar com vendedores de rua, perto dos principais pontos turísticos da cidade.Na sua grande maioria, são imigrantes africanos insistentes, que tentam colocar pulseiras nos turistas ou vender algum souvenir, de qualquer forma.

Se você aceitar uma destas pulseiras, outros vendedores virão falar com você istantaneamente. Não sei se há algum significado por trás delas, que faz com que eles chegem mais.

Uma vez dei um euro para um deles, mais no sentido de ajudar, do que comprar a tal pulseira e o meu passeio virou um “inferno”, porque eles tentavam a todo custo vender outras coisas e me incomodar.

Me livrei da pulseira e passei a a responder um “não” de forma mais rígida e sair andando. Deu certo! Por isso, saia andando, não aceite nada e não pare para conversar com ninguém.

Além dos vendedores…

Ainda existem outros casos em que pessoas forçam a leitura de mãos. Na maioria das vezes são mulheres. Nesta caso, finja que não entende o que elas falam, ignore e continue andando.

3) Não participe de jogos de rua

Esse tipo de golpe só acontece com quem decide cair voluntariamente.

O jogo consiste em três copos, sendo que um guarda um tipo de objeto. Tudo manipulado e, no geral, os “apostadores” sempre estão acompanhados para que a pessoa se distraia e caia no conto do vigário, sem perceber.

Normalmente, os “apostadores” ficam perto das principais praças e do Rio Sena. Mas pode ser que os encontre em outros pontos da Cidade Luz.

4) Não alugue apartamento

Nada como visitar uma cidade e ter uma imersão cultural completa. Pensando nisso, muitos turistas procuram alugar um apartamento para ter uma experiência, como um autentico parisiense.

A ideia de alugar apartamento em Paris, porém, não é boa porque eles são alvos fáceis de bandidos, que os arrombam e roubam tudo o que estiver por lá.

apartamento arrombado em Paris
Apartamento que a minha prima alugou em Paris e foi arrombado. Foi tudo roubado!

Lembra daquela prima que eu falei que teve o celular furtado no metrô de Paris? Então, o apartamento alugado por ela, no Airbnb, também foi assaltado e os ladrões levaram tudo! Roupas, um computador, dinheiro e documentos.

Demorou bastante tempo para ela ser ressarcida pela empresa e isso só aconteceu depois de um grande escândalo nas redes sociais e de contatos internacionais para resolver o assunto, pois, no site da empresa, o contrato não colocava nenhum tipo de seguro para o contratante (como costuma ser na maioria das vezes).

Onde se hospedar em Paris

Então, quando for alugar um lugar para se hospedar em Paris, opte por um hotel e em plataforma confiável, com atendimento rápido diante de qualquer emergência.

Ah, e se você quiser uma experiência diferenciada na cidade, procure saber sobre os hotéis com vista para a Torre Eiffel. São deslumbrantes!

Já sabe onde se hospedar em Paris?

Veja no mapa digital abaixo todos os estabelecimentos para dormir na cidade de Paris, apontados por localização e preço.

Escolha o melhor lugar para você se hospedar agora mesmo e conte com uma empresa confiável, apta para lhe atender, diante de qualquer necessidade.

Booking.com

5) Cuidado por onde anda de noite

Apesar de eu recomendar que você ande por Paris de noite, acho importante que evite as estações de metrô, com caminhos subterrâneos muito extensos e vagões vazios.

Além disso, também evite andar por áreas nada turísticas, como as regiões periféricas da cidade.

E você? Acha que Paris é perigosa? Já passou por alguma situação estranha na cidade?Deixe seu comentário abaixo, que logo retornamos. 

Também recomendo na França

Paris de noite: 7 atrações imperdíveis e curiosas

Arredores de Paris: 7 passeios imperdíveis de 1 dia

Disneyland Paris: atrações, transporte e hospedagem

Como ir ao Mont Saint-Michel de Paris, atrações e dicas

Hotel em Paris: 5 opções com vista para a Torre Eiffel

Os 10 perfumes mais vendidos na França

Como visitar a Normandia, top atrações e dicas úteis

Cidades da França, pelo blog Viagens de Cá pra Lá

Onde comprar perfume em Paris: as 7 melhores lojas

“Top 5” da Louis Vuitton para viajantes

O que fazer em Chamonix, como chegar e dicas úteis

O quê falta para a sua viagem?

 

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Obrigada por mencionar meu texto, adorei seu texto com informações sobre perigos em Paris. Parabéns.

    • Leda De Luca
      23/07/2020

      Oi Alessandra, fico feliz que você gostou do nosso artigo. Indicamos o seu post sim, dicas bem bacanas.