O que fazer em Balneário Camboriú, onde dormir e dicas

O quê fazer em Balneário Camboriú? Qual a melhor época para visitar a cidade catarinense? Onde se hospedar e que outras informações é preciso saber antes de viajar?

Se estas são as suas principais dúvidas sobre o destino brasileiro, veja este post-guia, pois aqui vou te dar todas as informações úteis sobre a cidade para planejar a sua viagem da melhor forma.

Aqui você verá dicas de hotéis, com excelente custo-benefício, terá um guia com as melhores praias e atrações da cidade, além de dicas importantes relacionadas à locomoção, turismo e passeios especiais na região.

Como é Balneário Camboriú
Balneário Camboriú é um lugar perfeito para turismo

O que saber sobre Balneário Camboriú

Balneário Camboriú é conhecida como a nova capital catarinense do turismo brasileiro, devido às ótimas praias e opções de entretenimento.

Praias limpas, restaurantes excelentes, hotéis com bom custo-benefício e atrações voltadas à natureza são os principais diferenciais do destino.

A cidade, que tem um tamanho de 46,8 km², é a residência de cerca de 140 mil pessoas, segundo o último levantamento, de 2018.

Balneário fica bem próxima a Itajaí, a 17 km, outro reduto natural convidativo, cheio de atividades interessantes beirando o mar.

Você sabia que é possível conhecer os principais pontos turísticos de Balneário Camboriú por meio de um tour guiado com excelente preço?

O tour em Balneário é feito por um guia local, que irá te levar nos seguintes lugares:

  • Rota de praias (com Praia de Laranjeiras, Estaleiro e Estaleirinho, entre outras)
  • Parque Unipraias
  • Morro do Careca
  • Cristo Luz
  • Passarela da Barra

QUERO SABER MAIS SOBRE O TOUR GUIADO EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

A história de Balneário Camboriú

Sabe-se que a região de Balneário era habitada por caçadores, mas, por volta dos anos 1000, estes foram derrotados pelos índios carijós.

Os índios, por sua vez, foram escravizados a partir do século XVI, por colonos que chegavam de São Vicente, mas o povoamento definitivo aconteceu, quando portugueses perceberam os benefícios físicos e geográficos da região.

Balneário era parte do distrito de Itajaí

A cidade passou a ganhar mais popularidade quando foi considerada como distrito de Itajaí, em 1848.

Ela era chamada de Bairro da Barra, mas, em 1884, passou a ser chamada de Camboriú e foi desmembrada de Itajaí.

Como as terras de Camboriú eram muito férteis e o clima bem melhor que o da Europa, muitas famílias alemãs se estabeleceram na região.

O crescimento populacional e do turismo

A Avenida Atlântica passou a ser considerada um dos melhores pontos de Camboriú, devido à imensa praia e proximidade a outros lugares.

Banhistas que admiravam o perímetro começaram a se estabelecer nas imediações e, em 1930, surgiu o primeiro hotel.

Praia em Santa Catarina
A praia mais popular de Balneário Camboriú, que beira a Avenida Atlântica

Porque a cidade tem este nome

Não se sabe ao certo de onde surgiu o nome “Camboriú”, mas há 2 versões que fazem algum sentido.

A primeira, de origem popular, diz que o nome da cidade se deve a uma curva acentuada no rio e que, quando alguém procurava por outra pessoa, o público local respondia “camba o rio”.

Outra versão diz que o rio era chamado de Camboriú pelos europeus, antes deles povoarem a região. Os índios, habitantes nativos, no caso, chamavam em tupi kamuri (robalo) e y (rio), o que juntando viraria “rio dos robalos”, com uma sonoridade interpretada como Camboriú.

Balneário foi adicionada posteriormente ao nome da cidade e vem do latim, sendo referida a local apropriado para banho.

Ou seja, Balneário Camboriú, em uma tradução “ao pé da letra” significa, o rio dos robalos é um lugar próprio para o banho.

Curiosidades

Em 2019, já existia o edifício Infinity Coast, com 66 andares. Porém, em 2020, foi finalizado o YachHouse, com 81 andares.

prédios mais altos do Brasil
O YacthHouse é o prédio mais alto do Brasil
  • A procura por moradias luxuosas cresce a cada dia em Balneário Camboriú e várias celebridades estão comprando as suas residências de veraneio.

Até a Sharon Stone já afirmou publicamente ser apaixonada pela cidade e passa longas temporadas no destino.

  • Na cidade há uma estátua similar ao Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, chamada de “Cristo Luz”.
  • Durante o réveillon de Balneário, a população da cidade chega a 1 milhão, ou seja, mais de 8x o seu número habitual.
  • Balneário Camboriú costuma receber muitos brasileiros, mas também muitos argentinos, uruguaios e chilenos.

Outras informações úteis de Balneário Camboriú

Entendendo as distâncias

A cidade de Balneário Camboriú fica bastante próxima dos principais destinos turísticos do estado de Santa Catarina.

De Florianópolis, por exemplo, fica a 80,9 km (cerca de 1 hora de carro). Já de Blumenau, cidade tipicamente alemã, bastante popular pela Oktoberfest brasileira, fica a 66,7 km. De Joinville, a 102 km. Da bonita Itajaí, a 15,2 km, e de Navegantes, onde está o aeroporto mais próximo, a 31,7 km.

Balneário Camboriú no mapa de Santa Catarina
Balneário Camboriú no mapa de Santa Catarina  / Google Maps

Balneário também fica bastante próxima de Curitiba, no Paraná, a 222 km.

Já de outras capitais de estados brasileiros, Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, fica a 524 km. A cidade de São Paulo está a 609 km e o Rio de Janeiro a 1049 km.

Longinho, mas dá para chegar em Balneário de carro ou de avião. Veremos mais adiante as melhores formas de chegar ao destino.

Onde fica Balneário Camboriú
Onde fica Balneário Camboriú no mapa do Brasil  / Google Maps

Língua

A língua falada em Balneário é o português brasileiro, mas em alguns pontos turísticos, também há informações em espanhol e em inglês.

Moeda

Real Brasileiro (BRL).

Fuso horário

Balneário Camboriú está presente na zona do Horário de Brasília (GTM -3).

Documentos necessários para conhecer a cidade

Se você for brasileiro, porte apenas o seu rg ou passaporte com validade, pois são os documento oficiais para viajar dentro do Brasil. Se for estrangeiro, porte o seu passaporte.

Planejando a viagem a Balneário Camboriú

Qual a melhor época para ir

Durante o verão (entre meados de Dezembro e meados de Março), a temperatura média fica em torno dos 24°C, com raras exceções que passa dos 33°C. Ou seja, um verão bastante agradável.

Por causa do calor nesta época do ano, é comum chover mais na cidade, mas são chuvas esparsas, de verão. Ou seja, chove bem, chove bastante, mas por pouco tempo.

Com exceção do ano novo, quando a cidade fica bastante lotada, o verão pode ser bem aproveitado, sendo um excelente período para ir à Balneário.

Além do verão, também recomendo ir na primavera, entre meados de Setembro e Dezembro, pois a temperatura média ainda fica acima da casa dos 20°C, o que possibilita aproveitar bastante a cidade.

Durante o início do outono e até o final de Abril, a temperatura também fica em torno dos 20°C, sendo possível curtir as maravilhosas praias da região.

Temperatura média em Balneário Camboriú
Temperatura média em Balneário Camboriú

Tanto na primavera, quanto no outono, chove menos em Balneário Camboriú, o que pode ser um ponto positivo para planejar a viagem no período.

O que fazer em Balneário Camboriú
No começo do outono, a temperatura ainda fica acima dos 20°C em Balneário Camboriú

Quantos dias ficar

Recomendaria ficar ao menos 3 dias na cidade, pois há muitas atrações interessantes para conhecer, além de diferentes praias.

Se você tiver mais tempo para viajar, fique 1 semana na região, para poder conhecer Blumenau, o Beto Carrero (o maior parque temático da América Latina), além de Florianópolis. Vale muito a pena!

Como chegar a Balneário Camboriú

Você pode chegar a Balneário Camboriú de carro ou de avião.

De carro, você pode alugar o veículo antecipadamente, para retirar no seu ponto de partida da viagem e ir até o destino de carro. Ou, se você preferir, realizar a reserva antecipada para retirar o veículo no seu desembarque, em um dos aeroportos próximos a Balneário.

Reservar o veículo com antecedência lhe garantirá a disponibilidade do mesmo no local e também melhores preços.

Vale a pena ter um veículo em mãos durante a viagem, pois as distâncias entre as atrações não são pequenas em Balneário.

Alugar um carro te dará mais conforto e otimizará o seu tempo para conhecer os pontos turísticos dentro do município e no estado, se for do seu interesse conhecer outras cidades.

Como é o Beto Carrero
Beto Carrero é o maior parque temático da América Latina e fica a apenas 35,2 km de Balneário

Aeroportos próximos a Balneário Camboriú

Em Balneário não há aeroporto, mas isso não é um problema, porque há aeroportos nas proximidades da cidade.

O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, que se chama Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT), ou Aeroporto Victor Konder.

Ele fica na Rua Osmar Gaya, 1297, a 32,5 km de Balneário Camboriú. Apesar dele não ser muito grande, é eficiente e serve toda a região do Vale Itajaí.

Como ir do aeroporto de Navegantes para o hotel em Balneário

Se você não quiser alugar um carro em Balneário Camboriú, também é possível contratar um transfer para levá-lo do Aeroporto de Navegantes ao hotel, ou ao centro de Balneário ou para Itajaí.

Apenas a título de informação, o preço do veículo para 3 pessoas, com bagagem para o centro de Balneário, é de cerca de 210 reais.

Outra opção de Aeroporto

Outra opção de aeroporto é o de Florianópolis, conhecido como Aeroporto Internacional de Florianópolis (FLN) ou Aeroporto Hercílio Luz.

Ele fica no endereço Rod. Ac. Ao Aeroporto, 6200, a 94,4 km de Balneário.

Apesar deste ser mais distante da cidade, há mais opções de voos e os preços das passagens podem ser um pouco mais baixos também.

Quando você for buscar por voos a este aeroporto, apenas releve que, se você não pretender alugar carro, a melhor opção é o Aeroporto de Navegantes, pois não há transfer de Florianópolis para Balneário, devido à distância.

Melhores preços de passagens aéreas para Balneário Camboriú
Passagens aéreas saindo de
Latam Brasil CGB Cuiaba NVT Navegantes 27 Jan 02 Fev R$ 248 Latam Brasil CGB Cuiaba NVT Navegantes 21 Jan 31 Jan R$ 248 Latam Brasil CGB Cuiaba NVT Navegantes 27 Jan 03 Fev R$ 248 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro NVT Navegantes 12 Mar 14 Mar R$ 257 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro NVT Navegantes 18 Fev 23 Fev R$ 257 Latam Brasil GIG Rio de Janeiro NVT Navegantes 03 Mar 08 Mar R$ 264 Ver mais ofertas

Onde se hospedar na cidade

Balneário Camboriú é muito bem servida de hotéis de luxo com excelente custo-benefício e pousadas confortáveis beira-mar.

As melhores opções de hospedagem são:

Infinity Blue Resort e Spa: este é um resort 5 estrelas surpreendente, que fica a 3 km do centro da cidade. O Infinity oferece uma praia particular aos seus hóspedes, além de um spa, suítes confortáveis e um excelente restaurante.

Quando eu fiz uma matéria para a Revista Avianca sobre os encantos de Santa Catarina, fiquei hospedada neste hotel e foi incrível a experiência! Preço: diárias a partir de 650 reais.

Infinity Blue em Balneário Camboriú
Praia particular do Infinity Blue, em Balneário Camboriú

Mercure Camboriú: com 3 opções de piscina de frente para o mar, o Mercure Camboriú fica na Avenida Atlântica, a mais popular de Balneário Camboriú.

O hotel oferece quartos amplos para casais e famílias, com criança pequena, e a nota altíssima de hóspedes não nega o excelente atendimento. Preço: diárias a partir de 310 reais.

Hotel Plaza Camboriú: o hotel oferece quartos com bom nível de conforto e um buffet de café da manhã repleto de produtos frescos locais. O hotel fica a 150 metros do mar. Preço:  diárias a partir de 220 reais.

Caso você queira analisar outras opções de hospedagem, veja no mapa interativo abaixo, pois todos os estabelecimentos para dormir de Balneário são mostrados por localização e preço.

Booking.com

O que fazer em Balneário Camboriú

As principais praias da cidade

Em Balneário Camboriú há 9 praias lindas e limpas, sem exagero. Dá até para ver os siris andando de ladinho, entre um buraco e outro na areia. Além da água do mar ser cristalina e refrescante.

Se o seu objetivo foi conhecer as melhores praias da região, além do Parque Unipraias, pode valer a pena investir em um tour completo, pois um guia local lhe acompanhará por 9 horas, para mostrar os diferenciais de cada lugar.

O passeio custa cerca de 75 reais por pessoa e realmente vale bastante a pena pelo custo-benefício.

Praia Central – ideal para quem quer mais conforto

A Praia Central é extensa e fica em um lugar bem movimentado de Balneário Camboriú.

É só atravessar a Avenida Atlântica, que lá estão vários restaurantes, bares e os arranha-céus, que parecem ter saído de Dubai.

Praia Central em Santa Catarina
Vista da Praia Central e da orla da Avenida Atlântica

Fiz apenas uma caminhada beirando ao mar para conhecê-la melhor, mas tive uma impressão bem positiva, pois a areia era extremamente fofa e clara, sendo que as minhas pernas chegavam a afundar, em vários momentos.

Aos finais de semana, bastante gente frequenta a Praia Central e pratica exercícios no calçadão, que beira a Avenida.

Caso você queira garantir um espaço na praia, chegue cedo, pois, apesar dela ser extensa, não é tão larga.

Há até uma discussão na cidade sobre aumentar ou não o calçadão, porque tem dias que o mar avança bastante e apenas uma faixa bem curta de areia fica disponível aos banhistas.

Orla de Balneário Camboriú
Extensão da Praia Central, vista do Parque Unipraias
Praia de Laranjeiras – ideal para famílias

A Praia de Laranjeiras, apesar de ser pequena, já não apresenta o barulho do trânsito, que eventualmente escutamos na Praia Central.

Está é uma excelente opção de praia para famílias com crianças pequenas, já que é pequena e o mar bem calmo.

Praia de Laranjeiras
A calmaria do mar na Praia de Laranjeiras

Gostei bastante do lado rústico da praia, pois alguns poucos barcos atracam nela e há um comércio adorável, cheio de lojinhas de artesãos.

Esse misto de comércio artesanal, com paisagens que parecem terem sido pintadas à mão, até me lembrou da charmosa Búzios, no Rio de Janeiro.

Estaleiro e Estaleirinho – ideal para casais e descanso

As Praias do Estaleiro e Estaleirinho foram os locais onde permaneci por mais tempo, já que são destinadas a visitantes que buscam sossego.

Elas ficam uma ao lado da outra, em uma área desabitada e mais distante do centro, a cerca de 11 km. Talvez por isso consiga justificar a tranquilidade delas.

Apesar do mar ser mais agitado, a faixa de areia é bem ampla. Lembro de perder de vista os casaizinhos e pequenos grupos de uruguaios que as vezes passavam por mim.

Na Praia do Estaleiro, um guia de turismo local me disse que as praias receberam estes nomes, pois eram os locais onde os portugueses que chegavam a Balneário Camboriú, extraiam madeira para posteriormente construir suas embarcações.

Achei interessante a história do local, apesar da exploração sofrida pelo Brasil no passado.

A melhor forma de alugar carro em Santa Catarina, com segurança, preço em real e possibilidade de parcelamento!

A Rentcars.com é um buscador, que compara o preço de veículos de mais de 100 locadoras, em qualquer lugar do mundo.

Reserve o seu carro com antecedência e garanta preços melhores que os de lojas de aeroportos e a disponibilidade do veículo do seu interesse.

QUERO APROVEITAR PARA ALUGAR O MEU VEÍCULO AGORA EM SANTA CATARINA

 ​
Praia do Pinho – ideal para naturistas

Até para os naturistas tem um cantinho especial em Balneário Camboriú. A Praia do Pinho foi a primeira praia oficial de nudismo no Brasil e garante a privacidade necessária para se despir e curtir livremente a natureza.

Há regras claras para visitantes da Praia do Pinho, que envolvem respeito e bom senso.

Parque Unipraias

Um dos lugares que mais gostei de ir em Balneário Camboriú foi o Parque Unipraias.

Ele fica no topo de uma montanha, dentro da Mata Atlântica e uma excelente opção para chegar até ele é de bondinho.

Estações do bondinho

O bondinho pode ser pego em 3 estações:

  • Barra Sul
  • Estação Mata Atlântica
  • Laranjeiras

A mais popular das 3 estações é a Barra Sul, mas da Estação Mata Atlântica, as filas são menores para pegar o bondinho.

O mais bacana deste passeio é que a gente consegue ver Balneário Camboriú, de forma panorâmica, em 360°, desde os diferentes tons do mar, às praias mais isoladas da cidade.

Teleférico de Balneário Camboriú
Teleférico para o Parque Unipraias, a partir da Praia das Laranjeiras

Quando chegamos ao parque, conseguimos ter uma noção de todas as atividades que ele oferece.

Atrações do Parque Unipraias
O que fazer no Parque Unipraias
As principais atrações do Parque Unipraias são:
  • Passear de bondinho
  • Avistar Balneário Camboriú dos mirantes
  • Conhecer a Floresta Encantada
  • Fazer um circuíto de trenó na Mata Atlântica (Youhooo!)
  • Voltar à praia por meio de uma tirolesa (ZipRider)
Mirantes do Parque Unipraias

Além do bondinho, que é um passeio imperdível, os mirantes do Parque Unipraias são incríveis lugares para admirar a cidade, se o tempo estiver aberto.

A Floresta Encantada

Esta atração é excelente para crianças, pois estimula a educação ambiental através da diversão e da imaginação.

Na Floresta Encantada, como o nome sugere, está a Vila dos Duendes, o Poço dos Desejos, Fadas Mágicas e um playground.

Floresta Encantada em Balneário Camboriú
Como é a Floresta Encantada
Trenós Mecânicos, conhecidos como Youhooo!

A atração que leva o nome de Youhooo! se trata de um circuíto feito em um trenó, dentro da Mata Atlântica.

Os carrinhos de fabricação alemã fazem um percurso de 710 metros e nós mesmos podemos decidir a velocidade deles, por meio dos controles manuais.

São 30 trenós ao todo e a atividade é bem tranquila. Não se preocupe com segurança ou surpresas envolvendo adrenalina.

Trenó no Parque Unipraias
Trenó no Parque Unipraias
Tirolesa (ZipRider)

Para quem quiser mais adrenalina, é possível fazer uma tirolesa até a praia, por meio do ZipRider.

Funciona assim, o participante senta em uma cadeira com todos os equipamentos de segurança, que fica a 240 metros de altura. Posteriormente, ela é solta e dispara por um cabo, em uma velocidade de até 60km/h.

Eu fiz o passeio e gostei muito! Achei bem organizado e divertido mesmo.
Tirolesa do Parque Unipraias
Tirolesa do Parque Unipraias. Eu sou essa de braços abertos (risos)
Complexo Turístico do Morro do careca

O Morro do Careca é outro ponto turístico interessante para conhecer em Balneário.

A uma altura de aproximadamente 100 metros, nele há um mirante, de onde é possível ter outra perspectiva da cidade e também da Praia Brava, em Itajaí.

Vista do Morro do Careca
Vista do Morro do Careca

Recomendo visitar o local no fim da tarde, para ver o pôr do sol. Mas, se você quiser ter uma experiência diferente, também é possível fazer um voo de parapente, que são comercializados por profissionais qualificados no local.

Para chegar no Morro do Careca, acesse a Estrada da Rainha, na Praia dos Amores.

Cristo Luz

Como mencionei anteriormente, em Balneário Camboriú tem uma estátua de Jesus Cristo, que lembra o Cristo Redentor no Rio de Janeiro. O monumento, no caso, se chama Cristo Luz.

A estátua foi inaugurada em Outubro de 1997 e ela fica na rua Indonésia, 800 (Nações).

Não há muito para fazer no ponto turístico, embora de lá seja possível ver a estátua ficar toda iluminada, quando a noite cai, além de ter uma vista mais urbana de Balneário.
Estátua do Cristo Luz
O Cristo catarinense (fonte: Turismo Balneário Camboriú)

Tours especiais a partir de Balneário Camboriú

Além das atrações acima, você também pode conhecer outros destinos de Santa Catarina em tours de um dia. Veja abaixo as melhores opções de passeios:

Excursão a Brusque e Novo Trento: passeio guiado de 9 horas acontece por cidades tipicamente italianas. O tour inclui um tempo livre para fazer compras na Feira da Moda, além de lojas de chocolates artesanais e vinhos. Preço: cerca de 80 reais por adulto.

Passeio por Blumenau e Pomerode:  o tour passa pela cidade alemã de Blumenau, que tradicionalmente comemora a Oktoberfest no Brasil, além de Pomerode.

Em Blumenau será visitado o Museu da Cerveja e o Jardim da Cerveja. Já em Pomerode, o tour passará pelo Arco do Triunfo catarinense, além de visitar uma típica loja de porcelana. Preço: cerca de 80 reais por adulto.

Oktoberfest em Blumenau
Oktoberfest, a festa da cerveja, em Blumenau

Gostou das dicas de viagem sobre Balneário Camboriú? Comente caso precise de ajuda ou queira deixar sua observação. Logo respondemos 🙂

Também recomendo pelo Sul do Brasil

Castelos no Brasil para se hospedar e conhecer

O que fazer na Serra do Rastro

Glamping: o acampamento de luxo sem perregue

Atrações em Blumenau, além da tradicional Oktoberfest

O que é que essa Jurerê tem

Guia completo de Foz do Iguaçu, quando ir e onde ficar

O quê falta para a sua viagem?

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *