Comer chocolate em Bruxelas é quase uma tarefa impossível de não se fazer, em uma viagem para a cidade, não é? Por isso, é importante saber quais são os melhores lugares para degustar a doce iguaria.
Da mesma forma, também é impossível não querer saber mais sobre as cervejas belgas, já que vários tipos e rótulos estão entre as melhores do mundo.
Em um tour pela “capital gourmet” da Europa e também capital da Bélgica, eu tive a oportunidade de fazer alguns tours gastronômicos e conheci incríveis chocolatarias e bares.
Neste post, vou falar onde você deve comer chocolates em Bruxelas e também tomar cervejas (quais marcas e em quais bares).
Além disso, vou dar dicas de lugares históricos, bem referenciados e bastante populares entre os belgas para você conhecer a essência das cervejas e chocolates no país.
Vamos lá! 🙂

Os diferentes tours de chocolates em Bruxelas
Na primeira vez que fui ao destino, não sabia onde encontrar as melhores chocolatarias de Bruxelas.
Então, eu resolvi fazer um tour de chocolates para conhecer melhor os famosos pralines belgas e diferentes tipos do doce.
Na minha pesquisa, com amigos belgas, descobri que tinham vários tipos de tour de chocolates em Bruxelas:
Diante das opções, escolhi a última delas, porque também tinha interesse em saber mais sobre as cervejas.
Os melhores chocolates de Bruxelas
Chocopolis
Iniciei o passeio pela Chocopolis, no centro de Bruxelas.
Esta é a loja que os belgas costumam comprar chocolates, no dia a dia, já que eles são bem feitos e têm preços bem mais acessíveis, que muitas outras marcas.

No local, escutei (em inglês) um pouco sobre a história do chocolate, a especialidade do pralinê belga e experimentei 2 tipos distintos de chocolate: 65% cacau e um com toque de pimenta.
Para mim, ambos eram maravilhosos e diferentes de tudo que já havia provado. O primeiro era cremoso por dentro e com casquinha fina por fora.
O segundo tinha um aroma mais forte, o ardidinho da pimenta demorou alguns minutos para sumir da boca, perfeito para harmonizar com vinhos.
Endereço: Rue du Marché aux Herbes 110.


Frederic Blondeel
Passando por pontos turísticos da região, a pé mesmo, cheguei na Frederic Blondeel, uma chocolateria fina, que transforma paixão e grãos em barras de chocolate e experiências sensoriais.


Lá experimentei chocolate com cassis e cardamomo, por exemplo, um tipo amargo com basílico, outro amargo com caramelo líquido e também um chocolate quente.
Claro que o gosto de cada chocolate tem uma percepção diferente para cada pessoa, já que depende do que se comeu anteriormente, se fuma ou não e outros fatores, mas 100% do meu pequeno grupo aprovou as iguarias oferecidas.
Acredito que, para quem tem paladar mais refinado, um presente desta loja pode ser bastante interessante.
Fica a dica se você for presentear alguém, ou mandar uns chocolates aqui pra casa (risos).

Nesta loja experimentei também o cacau indiano e um de Ghana. Foi impressionante a diferença entre os dois e a experiência no local.
Endereço: Ganshorensestraat 29, rue de Ganshoren B 1081 Koekelberg
Você sabia que o seguro viagem é obrigatório na Bélgica?
Evite problemas com as autoridades e viaje com tranquilidade. Escolha agora a melhor opção de seguro viagem para você e garanta um excelente desconto com o cupom ARESDOMUNDO.




Pierre Marcolini
Fiz ainda mais duas excelentes passagens por chocolaterias locais.
Uma foi na famosa Pierre Marcolini, onde o dono me foi apresentado como o “Jamie Oliver” dos chocolates.
A loja vende chocolates como jóias.
Experimentei combinações exóticas e absolutamente deliciosas, como: Thé Earl Grey (chocolate com chá verde), e o de Madagascar.




Esta foi, sem sombra de dúvidas, uma das chocolatarias que mais gostei, porque escutei o guia explicando todo o processo de produção dos chocolates, de forma bem detalhada, e achei bem interessante a história da marca.
Endereço: Korte Gasthuisstraat, 11 2000 Anvers, mas tem várias lojas da marca em Bruxelas
Meert
Saindo de lá passei pela Meert, onde finalizei a parte doce do tour com 2 bombons: caramelo de sal e jasmim. Também deliciosos!


A experiência na Meert já começou pela vitrine, na verdade, pois ela é tão arrumada, bonita e colorida, que a gente, literalmente, “come com os olhos”.
Dá até dó de comer o chocolate lá, mas, depois de 5 segundos admirando a minha iguaria no pratinho, eu comi (risos).
Endereço: 27 Rue Esquermoise 59000 Lille
Fazer um tour de chocolate ou ir direto na loja para comprar?
Depende do que você quer.
Você quer só comer chocolate gostoso ou quer aprender algo com a cultura do país, que é mundialmente conhecido por fazer um excelente chocolate?
Se você só quiser comer um chocolate ou desejar comprar para presentear alguém, não precisa fazer o tour. Vá direto às lojas que a sua necessidade será atendida.
Se você quiser mergulhar na cultura do chocolate em Bruxelas, trazer algum novo aprendizado para a sua vida, coisa que você poderá passar a diante para a sua família e amigos em encontros, faça o tour de chocolate.
Com o tour de chocolate, você vai aprender muito mesmo sobre a história da iguaria e do país, além de conhecer a fundo a pesquisa para desenvolvimento de muitos sabores e ganhar um considerável desconto para comprar chocolate nas lojas visitadas.
Durante o tour é possível ter alguém explicando tudo o que se coloca na boca, então, é realmente diferente do que só entrar na loja e escolher algum bombom para degustar.
O tour de chocolate é uma experiência muito prazerosa.


Os tipos de tours de cerveja em Bruxelas
Assim como para os chocolates, há tipos diferentes de tours de cerveja em Bruxelas.
Os melhores tours de cerveja são:
Tour das melhores cervejas belgas
Maratona de bares e casas noturnas
Tour de Bares, Música ao vivo e Cervejas
As melhores cervejas de Bruxelas
Aux Vieux Temps
O primeiro de todos os bares que fui foi o Aux Vieux Temps, o mais antigo de Bruxelas.


A decoração dele era como a de um antiquário e muito me chamou a atenção as suas paredes amareladas.
Os donos disseram que as mesmas nunca foram pintadas e, como há séculos as pessoas fumaram tanto lá dentro, ficaram desta cor.
Iniciei a degustação de cervejas com rótulos gourmets da cidade, como: Oud Beersel, artesanal, de paladar doce que remete bastante às cerejas frescas, cor avermelhada e com tradição na cidade desde 1882.


Endereço: Sint Nikolaasgang 8/4, 1000 Brussel
Toone e Benelux
Logo depois segui para mais dois bares bem avaliados e com certificação do Trip Advisor: Toone e Benelux.
Sabendo do alto nível alcoólico das cervejas (atenção porque é bem forte mesmo!), o guia trouxe uma tábua de frios para harmonizar com os rótulos apresentados e, assim também, minimizar o efeito do álcool nos participantes.
A esta altura do campeonato, já não adiantava mais o açúcar de todos os chocolates que tinha degustado antes.


No familiar bar Toone, experimentamos a Gouden Carolus Tripel e Jambe de Bois.
A Gouden Carolus Tripel ignora a tecnologia na produção de cervejas e a fabrica de modo artesanal desde 1491, quando originalmente eram preparadas para cavaleiros. Apresenta um malte claro e um sabor encorpado e refrescante.
Esta cerveja ganhou o Gold Award na bienal World Beer Cup.
Em 2010, ganhou o ouro na European Beer Star e, novamente, em 2012, conquistou o ouro como a melhor cerveja tipo Tripel do mundo.


A Jambe de Bois é bem popular entre os belgas devido à personalidade do produto e ao carisma dos fundadores. Com 8% de álcool, tem cores quentes, como o ouro e âmbar claro, e sabor e aroma frutado.
Já no último bar, o Benelux, conhecemos a cerveja Dark Sister e a Trappistes Rochefort.
A Dark Sister ganhou rapidamente a reputação entre os belgas e foi desenvolvida por jovens que entendem do assunto.
Já a Trappistes é encorpada, de coloração escura e é uma boa opção para quem gosta de Guinness, por exemplo.


Depois que o tour de cervejas terminou, esquecemos do tempo e permanecemos no último bar interagindo com os guias e outros participantes do passeio. Foi bem divertido!
Endereço Toone: Rue du Marché Aux Herbes, 66 1000 Brussel
Endereço Benelux: Petite Rue ds Bouchers 6 1000 Brussel
Também recomendamos
Como visitar Bruges, guia gratuito de atrações e dicas
O hotel de Bruxelas que permite várias descobertas gastronômicas no café da manhã
A cervejaria Cantillon em Bruxelas
Os chocolates e sorvetes brasileiros que te farão se sentir na Europa
O quê falta para a sua viagem?
- Tours guiados gratuitos, ingressos para atrações, passeios exclusivos e transfers. Reserve agora mesmo e garanta a sua vaga!
- Seguro viagem com um excelente desconto e pagamento em até 12x no cartão. Use o cupom ARESDOMUNDO.
- Parques da Disney com desconto, pagamento em real e possibilidade de parcelar em até 10x. Use o cupom AMOFF.
- Chip internacional de celular com o melhor custo-benefício. Use o cupom de desconto "PROMO10". Garanta agora mesmo internet de qualidade, pacote de dados e seu número de Whatsapp funcionando no exterior.
- Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e casas de temporada, com até 30% de desconto e garatia de compra segura.