Os 7 templos mais bonitos do Egito

Quem nunca sonhou conhecer os Templos mais bonitos do Egito? Ver a história de uma antiga civilização contada nas paredes, conhecer os mistérios dos faraós e admirar construções com mais de 2 mil anos de existência? 

Se você se identificou com o que escrevi acima, não deixe de ver a lista especial que preparei com os 7 Templos mais bonitos do Egito.

Além de te mostrar como eles são, vou dar algumas dicas de como chegar a eles e informações úteis, como o melhor horário de visitação e onde comprar ingresso com desconto.

Templo de Edfu ou Templo de Horus
Frente do Templo de Edfu e as paredes repletas de hieróglifos

Os 7 templos mais bonitos do Egito

1) Templo de Karnak

Onde fica: na cidade de Luxor

Porque é especial: a sua construção levou quase 2 mil anos e seu objetivo era venerar o deus de Tebas, Amun-Ra!

Este é o maior templo do mundo e mais bonito de todos do Egito! No passado, era conhecido como Ipet-isut, que significa “o melhor de todos os lugares”.

Templo de Karnak
Visão panorâmica do Templo de Karnak
Templo de Karnak
Pilares com mais de 2000 anos, no interior do Templo de Karnak

Como o Templo passou pelas mãos de muitos líderes, em gerações distintas, ganhou vários “apetrechos” arquitetônicos, já que todos queriam registrar a sua passagem na história do país.

Qual a melhor forma de conhecer os principais pontos turísticos do Egito?

Fazendo um cruzeiro, pois com um barco é possível chegar nos templos mais distantes, evitando grandes gastos com deslocamento e perrengues.

Os templos do Egito, geralmente, beiram as margens do Nilo por questões históricas dos antigos faraós que lideraram estas construções. Há excelentes cruzeiros que começam em Aswan e vão até Luxor.

O que está incluído no pacote ao contratar um cruzeiro:

  • Pensão completa (café da manhã, almoço e jantar)
  • Ingressos aos pontos turísticos
  • Transfer do aeroporto/hotel ao cruzeiro
  • Guia em português
  • Transfer final do cruzeiro ao aeroporto de Luxor

QUERO SABER MAIS SOBRE CRUZEIROS NO EGITO

Melhor horário para visitação: durante o amanhecer, porque os egípcios eram excelentes matemáticos e deram um jeito da construção parecer uma moldura durante o surgimento do sol (ele passa direitinho pelo meio do Templo de Karnak). É incrível!

Templo de Karnak
Nascer do sol no Templo de Karnak – observe a matemática do egípcio ao construir o templo, favorecendo o aparecimento do sol no meio

Onde comprar ingresso: se não estiver em um cruzeiro com a entrada incluída, compre o ingresso para o Templo de Karnak na Civitatis.

A empresa vende um combo com desconto, que além de considerar um guia em português e transfer do hotel ou cruzeiro ao templo, também inclui o ingresso para o Templo de Luxor.

Vale bastante a pena, sem dúvidas, pelo desconto, conforto e segurança do passeio!

2) Templos de Abu Simbel

Onde ficam: em Aswan (perto da fronteira do Sudão). 

Porque são especiais: Abu Simbel, local onde estão dois pequenos Templos, é considerado Patrimônio Histórico pela UNESCO.

Eles foram construídos pelo rei Ramsés II, para comemorar a vitória na batalha de Kadesh. A sua fama se deve às enormes esculturas da frente, onde supostamente ele e a sua rainha Nefertari estariam sentados.

Frente do Templo de Abu Simbel
Frente do Templo de Abu Simbel

Um fato muito interessante sobre os Templos de Abu Simbel é que eles precisaram ser transportados para uma região mais elevada devido às inundações do Nilo, o rio mais importante do Egito.

A montanha onde o templo foi esculpido foi cortada em pedaços cuidadosos para que a sua mudança fosse feita sem perder qualquer detalhe arquitetônico.

Já pensou transportar uma gigante montanha para outro lugar? O árduo trabalho foi feito por alguns países membros da ONU.

O Templo de Abu Simbel é tão bonito que disputaria facilmente o primeiro lugar com o Templo de Karnak. Só não ficou em primeiro, mesmo, pelo tamanho e nível de detalhes do vencedor. 

Templos Abu Simble
Fachada do outro Templo de Abu Simbel 
interior do Templo de Abu Simbel
Como é um dos Templos de Abu Simbel por dentro

Melhor horário para visitação: durante o amanhecer, porque o nascer do sol deixa a construção alaranjada e, se você chegar bem cedinho, ainda é possível ver a luz noturna, que também é linda!

Templo de Abu Simbel de noite
Iluminação do Templo de Abu Simbel às 5:52 da manhã
Templo de Abu Simbel de dia
Luz natural do sol nascendo às 6:12 da manhã no principal Templo de Abu Simbel

Além disso, o templo está na região mais quente e seca do Egito e, durante o verão, chega facilmente aos 40 graus Celsius.

Neste horário tem pouca gente também, então, dá para tirar fotos melhores, já que Abu Simbel não é tão grande.

Onde comprar ingresso: compre o ingresso para Abu Simbel que considera um guia egiptólogo, pois ele dará informações completas sobre o local e irá assessorar no transfer de ida e volta ao seu hotel.  

3) Templo de Philae

Onde fica: na Ilha Aglika, em Aswan

Porque é especial: o Templo de Philae foi construído para venerar a deusa Ísis, por isso, também é conhecido como “Templo de Ísis”. Como ele fica em uma ilha, é necessário pegar um táxi aquático para chegar até lá.

Ele é especial, porque há vários elementos arquitetônicos do Egito Antigo, como os pilones, além do Quiosque de Trajano, que é uma construção muito bonita.

Templo de Philae
Vista do Templo de Philae ao chegar na ilha
Frente do Templo de Philae
Frente do Templo de Philae

O Templo de Philae teve muita sorte de continuar intacto, ainda nos dias de hoje, pois chegou a ficar submergido nas águas do Nilo, quando construíram uma represa nas imediações.

Assim como outros Templos, ele foi transportado e hoje está em um ambiente seguro, muito próximo do seu local original de construção.

Deusa Isis na parede
A história da deusa Ísis, contada nas paredes do Templo

Melhor horário para visitação: a qualquer hora do dia. Mesmo que fique mais cheio de visitantes, ele é bastante grande e é tranquilo para percorrê-lo ou tirar fotos.

Onde comprar ingresso: acredito que esta opção de ticket seja a mais completa e com o melhor custo-benefício. Além disso, o passeio é em português.

Não viaje para o Egito sem um bom seguro viagem! 

O Egito é um país com costumes bastante diferentes dos nossos. O saneamento básico e a higiene deixam a desejar em muitos lugares.

Contrate um seguro viagem e conheça o destino sem preocupação, diante de possíveis emergências médicas.

Use o cupom ARESDOMUNDO e garanta um excelente desconto na contratação de qualquer tipo de seguro viagem.

Seguro Viagem:

4) Templo de Luxor

Onde fica: na cidade de Luxor

Porque é especial: este é o mais famoso de todos os Templos do Egito e, assim como o Templo de Karnak, foi construído para venerar o deus Amon. 

Muitos séculos atrás, festas grandiosas aconteciam no Templo de Luxor, por isso, ele era chamado de “Harém do Sul.

Em meados do século II, o Templo foi ocupado por romanos e, como eles não deram muita atenção à obra, a construção foi sendo consumida pela areia, até desaparecer completamente. Somente foi redescoberto em 1881, contudo, a areia ajudou a preservar bem o Templo. 

frente do Templo de Luxor
Frente do Templo de Luxor, onde estão os colossos de Ramsés II
Interior do Templo de Luxor
Vestígios do Egito Antigo, no interior do Templo de Luxor

Na entrada do Templo de Luxor está faltando um obelisco. Ele está na Place de La Concorde, uma das praças mais bonitas do mundo, em Paris.

O obelisco, no caso, foi trocado com os franceses por um relógio (que nunca funcionou). O relógio está no Cairo, capital do Egito.

relógio dos franceses na Mesquita de Alabastro
Relógio que foi trocado pelo obelisco do Templo de Luxor (e que nunca funcionou)

Melhor horário para visitação: durante a manhã, já que, por ser popular, recebe um número bastante grande de turistas. Como ele é próximo ao Templo de Karnak, recomendo a visitação logo após sair do outro Templo.

Onde comprar ingresso: como mencionado acima, compre o combo que considera o ingresso para o Templo de Karnak e Templo de Luxor, pois há desconto em ambos os ingressos quando adquiridos juntos e o passeio guiado é em português.

5) Templo de Edfu

Onde fica: em Edfu, entre as cidades de Luxor e Aswan

Porque é especial: este é um dos Templos mais bem conservados do Egito e o segundo maior também, somente perde para o Templo de Karnak. 

Templo de Edfu ou Templo de Horus
Frente do Templo de Edfu e as paredes repletas de hieróglifos

Ele foi construído durante a época Ptolomaica, no Egito, e tinha como objetivo venerar o deus Hórus. 

Templo de Hórus
A história de Hórus, contada nas paredes do Templo

Este é uma dos melhores lugares para quem quer entender um pouco mais de mitologia e da influência grega, em diversos registros egípcios, além da história da sociedade do Egito Antigo.

Como é o Templo de Edfu por dentro
Objeto que conta a história do Egito Antigo, no interior do Templo de Edfu

Como este Templo também ficou soterrado por um grande tempo e sobre ele ainda haviam residências, é realmente um dos mais preservados.

Melhor horário para visitação: durante o dia, pois, como há muitos detalhes nas paredes, a iluminação do sol ajuda a enxergá-las bem.

Onde comprar ingresso: caso você se interesse em comprar a entrada de vários templos do Egito, inclusive para o Templo de Edfu, veja está opção de ticket, pois pode ser mais econômico do que comprar entrada por entrada separadamente.

6) Templo de Kom Ombo

Onde fica: na cidade de Aswan

Porque é especial: o Templo é mais uma obra espetacular de Ramsés II e foi construído entre 1350 e 180 a.C. É interessante conhecê-lo, pois é dedicado ao deus Sobek, que tinha corpo de humano e cabeça de crocodilo. 

Acredito que seja uma dos melhores Templos para visitar durante a noite, pois a iluminação noturna é bem bonita.

Templo de Kom Ombo de noite
Iluminação do Templo de Kom Ombo
Templo de Kom Ombo iluminado
Templo de Kom Ombo iluminado
Paredes de Kom Ombo de noite
Paredes de Kom Ombo de noite

Nas imediações, também é possível conhecer mais sobre o processo de mumificação do crocodilo (animal sagrado para o egípcio).

Aliás, você sabia que, em alguns povoados do país, criam o “bichinho” dentro de casa? 

Mumificação do crocodilo
Mumificação do crocodilo, em museu próximo ao Templo de Kom Ombo

Melhor horário para visitação: no começo da noite, quando as luzes do Templo de Kom Ombo se acendem.

Onde comprar ingresso: geralmente, este templo é considerado em combos com a entrada ao Templo de Edfu também.

7) Templo de Hatsepsut

Onde fica: na cidade de Luxor

Porque é especial:  quem vê o Templo de Hatshepsut por fora deve pensar que deveria alcançar uma posição melhor no ranking dos Templos mais bonitos do Egito, né?

Mas a verdade é que este é um dos Templos mais destruídos do Egito, já que sofreu muito nas mãos de vândalos e saqueadores do passado. 

Como é o Templo de Hatshepsut
Frente do Templo de Hatshepsut
Vestígios do Templo de Hatshepsut
Paredes apagadas no interior do Templo de Hatshepsut

Contudo, acho muito interessante a visitação, pois ele é dedicado a uma faraó mulher (um sexo tão reprimido no país). 

Melhor horário para visitação: durante a tarde, depois de visitar os demais Templos de Luxor. Evite ir durante a noite, pois é uma região um pouco distante de tudo, meio isolada. 

Recomendo conhecer o Templo de Hatshepsut com uma empresa local especializada, pois a mesma também poderá te levar para conhecer os Colossos e o Vale dos Reis e Rainhas, de forma confortável.

Como no Egito as pessoas tentam ganhar dinheiro em cima dos turistas a todo custo, vale a pena pensar nestes detalhes…

Ao longo da visitação neste horário, você notará que há um número grande de pessoas, contudo, não se preocupe, pois não há muito o que ver dentro do tempo, então, é meio rápida a passagem por ele. 

Fila no interior do Templo de Hatshepsut
Fila desnecessária no interior do Templo de Hatshepsut

Onde comprar o ingresso: na Civitatis, pois como mencionado acima, outros ingressos de atrações turísticas locais podem ser considerados no pacote e você terá mais segurança ao longo do passeio.

O quê falta para a sua viagem?

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *