Está pensando em ir aos Alpes Franceses, mas não sabe qual cidade escolher?
Será que Courchevel, o maior resort de esqui do mundo, não seria a melhor opção?
Mas Chamonix é tão pertinho de Genebra. Será que não é a mais recomendada para um day tour?
Ou uns dias na charmosa Megeve? Quem sabe esquiar em Val Thorens? Ou ir direto para Annecy, a Veneza francesa?
Sei que são muitas as dúvidas, mas porque há boas opções de destinos para analisar.
Pensando nisso, escrevi esse post. Para te ajudar na escolha.
Alpes Franceses: para onde ir
Sempre que tenho alguma oportunidade de viagem na Suíça ou França no inverno, vou para os Alpes Franceses.
Gosto muito de turismo de inverno e, no ano passado, fiz uma especialização na região.
Para escolher um lugar assertivo para visitar nos Alpes Franceses é importante levar em consideração 3 pontos:
- seu objetivo de viagem
- quem irá viajar com você
- período da visita
Courchevel
Courchevel virou sinônimo de excelência quando o assunto é esquiar.
Ela ocupa 150 km da área esquiável de 3 Valleys e está numa das regiões mais altas dos Alpes, o que garante um bom volume de neve por toda a temporada de inverno.
A estrutura para esportes de neve impressiona! Não é à toa que vários atletas de esportes de neve residem por meses em Courchevel.
O destino também é bastante conhecido no turismo de luxo, pois há hotéis ski in e ski out fabulosos em Courchevel 1850, além de lojas de grife, restaurantes Michelin e baladas animadíssimas, cheias de afortunados e celebridades.
Para quem gosta de ver e ser visto, quer esquiar e estar nesta atmosfera de badalação, não há lugar melhor. É para onde os holofotes estão voltados nos Alpes Franceses.
Recomendo bastante para casais e grupos de amigos. Mas há boas opções de hotéis e atrações para famílias com crianças também.
Você sabia que por meio da curadoria de Ares do Mundo, além de identificarmos uma hospedagem sob medida para você nos Alpes Franceses, ainda poderá contar com benefícios exclusivos nos melhores hotéis?
Isso mesmo!
São várias possibilidades de benefícios em hotéis de luxo de Courchevel, Méribel, Val Thorens, Megéve, Chamonix Mont Blanc, como:
- Descontos relevantes em diárias de hotéis e resorts de luxo
- Promoções exclusivas com diárias gratuitas
- Upgrade de quarto
- Early check-in ou late check-out
- Transfer do aeroporto ao hotel e do hotel ao aeroporto
- Crédito em dinheiro para usar no spa ou restaurante do hotel
- Entre outros benefícios…
Entre em contato por meio do Whatsapp de Ares do Mundo para consulta
Chamonix Mont Blanc
Chamonix Mont Blanc é a cidade mais popular dos Alpes Franceses.
Primeiramente, é muito fácil de chegar nela porque fica localizada numa região de tríplice fronteira entre a França, Suíça e Itália.
Segundo, é lá que está o Mont Blanc, a montanha mais alta dos Alpes e da Europa Ocidental, com 4.808 metros de altura.
Terceiro, a cidade tem boas pistas de esqui para os mais avançados no esporte e uma boa variedade de atividades para quem quer curtir a neve, como o teleférico para Aiguille du Midi (3.842m) , o Mar de Gelo, além de restaurantes e bares après ski bem movimentados.
Considero o destino mais adulto, bem ideal para quem tem um perfil mais aventureiro e gosta de esportes com mais adrenalina.
Se você quiser saber mais sobre Chamonix Mont Blanc, veja este post completinho que escrevi durante a minha visita à cidade.
Megeve
Para mim, a melhor definição de Megeve é “cidade de montanha”.
Sabe essas cidadezinhas mais rústicas que gostamos de ir no inverno, como Campos do Jordão ou Petrópolis, por exemplo?
É Megeve para quem busca algo menos badalado nos Alpes.
Para quem quer esquiar em Megeve, também há ótimas pistas de esqui, mas tem que ir no período certinho do ano para ter um bom volume de neve.
Isso porque o destino alpino é o que tem a menor altitude, apenas 1.113 metros.
E para quem viaja com esse objetivo, também recomendo ficar atento às preferências na hotelaria, porque só há um hotel ski in ski out, que é o lindo Four Seasons.
Para qualquer outro hotel escolhido, precisará de carro ou contar com o transfer do hotel. Se não for um problema a você, Megeve super vai funcionar bem para esquiar.
Para quem não quer apenas esquiar, mas também busca outras atividades de neve ou algo mais urbano mesmo, vai se encantar com a variedade de coisas para fazer na cidade, com a população acolhedora e poderá tomar um bom chocolate quente num chalé infinitamente mais barato que em Courchevel.
Eu vivi experiências incríveis na cidade! Achei tudo muito autêntico.
Ver essa foto no Instagram
Annecy
Annecy é tão presente nos cartões postais da França e da rota de turismo de quem está na região de Genebra, na Suíça, que a gente até esquece que é uma cidade alpina, né?
Mas está aí um destino encantador para visitar nos Alpes Franceses e que não poderia ser esquecido.
Annecy é conhecida como “Veneza dos Alpes”, porque tem canais mansos que correm entre casinhas pitorescas.
Durante o verão recebe centenas de visitantes, mas durante o inverno também tem atrações especiais, como um mercado tradicional de natal, patinação no gelo no Lago de Annecy, que é um dos mais limpos de toda a Europa, além da possibilidade de visitar os castelos do entorno.
Não é um destino para esquiar, mas para fazer um day tour ou dormir uma noite é excelente.
Só recomendo atenção com dias chuvosos, bem comuns no inverno, porque alaga alguns pontos da cidade. Como Veneza mesmo, risos.
Méribel
A cidade de Méribel também faz parte dos 3 Valleys, assim como Courchevel.
Está a 1450 metros de altitude e oferece uma boa infraestrutura para quem busca conforto em um bom chalé com estilo alpino e quer aprender a esquiar ou a fazer snowboard.
Um dos grandes diferenciais de Méribel é seu estilo acolhedor, criado pela arquitetura em madeira das casas, mas também pela população local que é bem receptiva.
O nível de atendimento de hotéis e estabelecimentos comerciais, costuma ser bem alto, inclusive. Aliás, super recomendo o hotel Le Coucou Méribel.
Resumidamente, Méribel é um destino para quem quer atividades invernais diárias. Tem excelentes pistas e escolas de esqui, além de animados restaurantes e bares après ski.
Em termos de valores, apenas para uma referência… É mais barato que Courchevel 1850, mas mais caro que Megeve.
Grenoble
Apesar de Grenoble ser tida como “capital dos Alpes”, ela não é tão visitada por turistas estrangeiros que buscam atividades invernais.
Contudo, vale a pena uma passada por ela, se estiver nos Alpes Franceses, porque é uma cidade universitária vibrante, com muitos restaurantes, cafés, lojas, museus e teatros.
Nos seus arredores, também há excelentes estâncias de esqui para todos os níveis no esporte, como Les Deux Alpes, Alpe d’Huez e Chamrousse.
Durante o inverno é comum escutarmos sobre os Festivais de Grenoble, fique atento sobre o calendário da cidade!
Você sabia que o Club Med pode ser outra excelente opção para considerar nos Alpes Franceses?
Isso mesmo! Além dos resorts de neve Club Med terem regime all inclusive, os valores das aulas de esqui e snowboard são excelentes!
Recomendo bastante para quem gosta da marca ou para famílias com crianças, que buscam algo mais estruturado dia a dia.
Caso ache interessante a ideia, entre em contato pelo Whatsapp com a curadoria de Ares do Mundo, que te ajudamos a reservar o Club Med certo para o seu perfil e as suas necessidades.
Val Thorens
Val Thorens é o “paraíso” de quem gosta de praticar esportes de inverno nos Alpes Franceses, apesar do destino ser bem conhecido pelas suas festas aprés-ski com dj em meio a montanhas majestosas.
Juntamente com Méribel e Courchevel, Val Thorens ocupa a região dos 3 Valleys. Ela fica a aproximadamente 2.300 metros de altitude, o que garante um bom volume de neve por toda a temporada de inverno.
Há mais de 140 pistas em Val Thorens, para diferentes níveis no esporte, além de ser uma estação de esqui moderna, com excelente infraestrutura para visitantes.
A vida noturna é outro destaque de Val Thorens, sempre tem música ao vivo, eventos musicais e festas temáticas. Para quem busca agitação, Val Thorens vai atender bem.
Espero tê-lo ajudado na decisão sobre para onde ir nos Alpes Franceses.
Se tiver dúvidas ou quiser comentar algo, fique à vontade.
Caso precise de ajude com a sua viagem, não esqueça que podemos ajudá-lo com passagens aéreas e a curadoria nos melhores hotéis dos Alpes Franceses. Basta nos procurar pelo Whatsapp 😉
Também recomendo na França
Roteiro para Paris e Bordeaux VIP com castelos e enoturismo
Fragonard em Paris: visita guiada ao museu do perfume e compras
7 motivos para visitar Courchevel no inverno
Galeríes Lafayette: benefícios exclusivos, transfer e mais
Hotel Bulgari Paris: como é ser hóspede e benefícios exclusivos