O que fazer em Abu Dhabi, como ir e dicas

Abu Dhabi é uma cidade que realmente merece ser visitada, quando se está nos Emirados Árabes, ou em apenas uma escala para qualquer outro lugar. A capital do país é bastante luxuosa e repleta de atividades, até para os mais exigentes.

Ela fica ao lado de Dubai, uma das cidades mais visitadas do mundo. Se você gostaria de conhecer mais os Emirados Árabes, de forma organizada e confortável, sem necessariamente gastar muito nas atrações de luxo, este post é para você.

Abu Dhabi de noite
Mesquita do Xeque Zayed de noite

A vontade de conhecer Abu Dhabi

Resolvemos conhecer Abu Dhabi quando ainda planejávamos ir para Dubai.

E realmente foi uma decisão certeira, porque a cidade é muito próxima do outro Emirado (a apenas 140 km) e é cheia de atrações turísticas interessantes!

Vista panorâmica de Abu Dhabi, com muitos prédios modernos
Apesar de conservadora, Abu Dhabi é bastante moderna
Abu Dhabi
Os contrastes arquitetônicos de Abu Dhabi

Um pouco sobre o Emirado

Abu Dhabi é a capital dos Emirados Árabes, onde mora o presidente Sheikh Nahyan, e é o município mais rica do país, com cerca de 1,5 milhão de habitantes.

A sua economia é baseada na exportação do petróleo, porém, o investimento no turismo aumentou bastante nos últimos anos, assim como a quantidade de visitantes.

A cidade despertou para o turismo a partir de 2006, quando construiu o luxuoso complexo Etihad Towers, que têm hotéis, lojas e salas comerciais.

Um ano depois veio a Mesquita do Xeque Zayed, a maior dos Emirados Árabes e a terceira do mundo.

Dois anos adiante a Fórmula 1 desembarcou em Abu Dhabi, impulsionada pela indústria do petróleo e do automobilismo, que em 2010 trouxe o Ferrari World, primeiro parque de diversões no mundo que leva a marca da construtora italiana, e o Yas Mall.

Tudo isso somado às tradições locais, como o mercado das tâmaras, e a proximidade com Dubai (139 km), fez com que a capital do Emirados Árabes se tornasse uma boa opção para quem passa pela região.

+ Seguro Viagem Ásia: porque contratar, desconto e dicas

Melhor forma de aproveitar 1 dia em Abu Dhabi

Como ir para Abu Dhabi

Não existem voos diretos do Brasil para Abu Dhabi, embora o país tenha um grande aeroporto internacional.

Muitas pessoas aproveitam para conhecer a cidade quando vão ao Oriente Médio, África ou Ásia, pela Emirates, como foi no nosso caso, que decidimos fazer uma parada nos Emirados Árabes para conhecê-lo melhor também.

Chegamos no país, pelo  curioso Aeroporto de Dubai, mas porque queríamos explorar muitas atrações da cidade e íamos dormir por lá também.

Alternativas de transporte de Dubai a Abu Dhabi

Como ficamos em Dubai, era possível visitar Abu Dhabi de carro, já que a estrada é um verdadeiro tapete e também sinalizada em inglês.

Estrada entre Dubai e Abu Dhabi
Como é a estrada entre Dubai e Abu Dhabi

Contudo, não havíamos alugado carro em Dubai, porque tínhamos um certo receio de dirigir no país (bobeira nossa, que não acontecerá na próxima vez), então, buscamos um tour completo para a cidade, que não apenas nos levasse até Abu Dhabi, mas também a cada atração.

A experiência acabou sendo oferecida pela Musement, empresa de atrações, que comercializa um tour regular de um dia.

No ingresso estava incluído transporte de ida e volta do hotel em Dubai, além dos ingressos para as principais atrações e um guia em inglês, explicando todo o passeio. Enfim, uma experiência completa, como desejávamos viver em Abu Dhabi.

Para nós acabou valendo bastante a pena o passeio e não uma excursão “pesada”, sabe?! O grupo era pequeno, tivemos tempo livre nas principais atrações e até comprar tâmaras frescas em um mercado local.

Principais atrações em Abu Dhabi

Mesquita do Xeque Zayed

Terceira maior mesquita do mundo, a Mesquita Sheikh Zayed, em Abu Dhabi, leva este nome em homenagem ao Sheikh Zayed Bin Sultan Al Nahyan, o fundador dos Emirados Árabes. Morto em 2004, o seu corpo está enterrado no local.

Ela foi inaugurada em 2007, após 11 anos de obras. O objetivo do Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, então presidente dos Emirados Árabes, era unir a cultura islâmica, com um misto de história e modernidade.

O mármore usado para a construção da mesquita foi trazido da Macedônia e os cristais da Itália. Ainda é possível encontrar pedaços de madrepérola nas colunas e peças feitas de ouro 24 quilates.

Objetos de várias partes do mundo foram levados para Abu Dhabi durante a sua construção. Por conta de todo esse luxo, a obra toda custou mais de R$ 1,5 milhão.

A Mesquita é tão grande que ela pode comportar cerca de 40 mil pessoas, ao mesmo tempo. A principal sala de oração comporta 7 mil fiéis, mas ainda existem mais duas menores, sendo mais uma exclusiva para mulheres.

Lá em Dubai, eu percebi que muitas pessoas saem da cidade exclusivamente para fazer um tour pela Mesquita. Se for o seu caso, este tour poderá valer mais a pena para você.

O que é necessário para entrar na Mesquista

É importante destacar que as mulheres, para entrarem no espaço, precisam estar completamente cobertas! Inclusive, braços, pernas e os cabelos. Na cabeça, assim como as muçulmanas, é preciso usar um lenço.

Já os homens não podem nem pensar em usar regatas, bermudas e chinelos, mas também não é preciso estar totalmente coberto, como as mulheres. Calça, camiseta e um par de tênis já basta para entrar no espaço.

Caso, no dia, você não esteja vestido de forma adequada, a Mesquita empresta, sem custos, roupas. Para isso, no entanto, é importante deixar um documento com a administração do local.

Vale destacar que, na entrada, há um pequeno centro comercial com uma boa variedade de restaurantes, lanchonetes e lojas. Então, se tiver filas para entrar nela, dá para tomar um sorvete durante a espera.

frente da Mesquita Xeque Zayed
Frente da Mesquita Xeque Zayed, a maior dos Emirados Árabes
sala de orações da Mesquita Xeque Zayed, com um lustre colorido
A maior sala de oração da Mesquita pode receber 7 mil pessoas

Mercado das tâmaras

Após algumas horas na Mesquita, nada melhor do que uma pausa para comer algo. E o mercado das tâmaras é uma ótima opção, já que é um alimento que faz parte da cultura muçulmana.

As tâmaras são frutas originárias do deserto e têm uma grande concentração de açúcares e fibras. Por isso, elas são bastante consumidas durante o período do Ramadã (época que os muçulmanos fazem o jejum) para a recuperação do organismo.

O mercado é um espaço simples, mas com uma grande variedade da fruta. É possível comê-las secas, na forma natural e com diferentes tipos de chocolates e outras frutas. É impossível degustar só uma.

Diversas qualidade de tâmaras à disposição do público
O Mercado das Tâmaras é bastante popular em Abu Dhabi

Etihad Towers

O Etihad Towers é um complexo de cinco torres, que faz referência ao turismo de luxo na cidade.

Como a população local costuma dizer, é um espaço que convida residentes e visitantes a viver, passear, almoçar ou jantar e trabalhar, em apenas um local. Tudo isso, com uma vista panorâmica de Abu Dhabi e do Golfo Pérsico.

No local está o luxuoso hotel Jumeirah at Etihad Towers. Mas, para quem está apenas de passagem, no 74º andar da segunda torre, é possível apreciar uma linda vista da cidade, em uma plataforma de 300 metros.

1 dia em Abu Dhabi - Etihad Towers
O Etihad Towers é bastante procurado pro turistas e visitantes
Turistas tiram foto com o Etihad Towers, em Abu Dhabi
Pausa para a foto em frente ao Etihad Towers

Yas Mall 

O Yas Mall, localizado na Yas Island (uma ilha artificial), é considerado o principal local da cidade para fazer compras, com diversas opções de marcas renomadas e locais. É um shopping com três andares, mais de 370 lojas e 60 cafés e restaurantes.

Ele está localizado no complexo Ferrari World e é uma ótima opção para se alimentar, antes de aproveitar as atrações do parque. O espaço ainda tem um cinema com 20 salas, com principais lançamentos mundiais.

Para quem deseja ir diretamente ao Ferrari World, não é preciso sair do shopping, já que ele está interligado à atração.

Loja com marcas de luxo no shopping Yas Mall
O Yas Mall é o principal local para fazer compras em Abu Dhabi (divulgação)

Ferrari World

Localizado a 40 km do centro de Abu Dhabi, também na Yas Island, está o Ferrari World. O primeiro parque do mundo que leva a marca da montadora italiana.

Ele faz parte de um complexo que tem um parque aquático, um campo de golfe, diversos hotéis, um shopping e uma pista de carros que, anualmente, recebe um GP de Fórmula 1.

Atrações luxuosas para todas as idades

Apesar do parque Ferrari World ter o nome de uma marca muito desejada pelo público adulto, ele tem atrações para todas as idades, com destaque para Fórmula Rossa, a montanha-russa mais rápida do mundo, que chega a 240 km/h.

No espaço, além de conhecer um pouco da cultura italiana, em determinado momento, foi possível me sentir em Maranello, comuna na província de Modena, na Itália, onde está a sede da Ferrari e uma das suas pistas de teste. Parte do vilarejo é reproduzido dentro do parque.

O parque é praticamente todo coberto (só as montanhas-russas estão em áreas externas) e tem diversos carros de Fórmula 1 e modelos diferentes de Ferrari.

É possível, inclusive, dirigir uma Ferrari fora do parque (em uma experiência paga à parte pelo próprio site do Ferrari World).

No estabelecimento também há diversas lojas, souvenirs e produtos da Ferrari, além de cinco restaurantes, todos com chefes italianos.

Cobertua do Ferrari World vista de cima
Como é o Ferrari World por fora (divulgação)
Estrutura da montanha-russa Fórmula Rossa
A Fórmula Rossa é a montanha-russa mais rápida do mundo
ferrari f12 berlinetta exposta no Ferrari World
Existem muitas Ferraris para os visitantes tirarem fotos dentro do parque
Artigos Ferrari em cabides da loja da marca
Loja com diversos artigos da Ferrari dentro do parque
Turista tira foto sentado em uma Ferrari da Fórmula 1
É possível tirar fotos com os carros de Fórmula 1

Para mais dias na cidade – onde se hospedar

Caso você queira aproveitar outras atrações na cidade, como o Museu do Louvre, o Yas Waterworld (parque aquático), o Parque da Warner Bros e as praias da região, a sugestão é se hospedar no Emirates Palace.

O estabelecimento, que é uma verdadeira imersão cultural à cidade pela perspectiva do luxo e linda arquitetura, tem uma praia privada, uma marina e belas piscinas.

Caso você queria outras opções de hotéis, o mapa abaixo dispõe de todos os estabelecimentos por localização e preço.

Booking.com

Abu Dhabi X Dubai

Apesar de estarem a pouco mais de 100 km de distância, as cidades de Abu Dhabi e Dubai têm muitas diferenças. Enquanto a primeira é a capital dos Emirados Árabes, a segunda recebe mais visitantes.

Por ser muito popular entre os turistas e ter um custo de vida maior, muito acreditam que Dubai é a mais rica. Porém, quem pensa desta forma está enganado. Com a economia baseada no petróleo, Abu Dhabi é a cidade mais rica do país.

Com a presença de muitos expatriados e turistas, Dubai tem uma cultura mais “ocidental”. É mais fácil ver pessoas usando “roupas mais leves”, como se estivessem em outro lugar do mundo. Em Abu Dhabi, a população é mais tradicional aos costumes muçulmanos.

Para quem deseja passar uma temporada no país, Abu Dhabi é uma cidade tranquila e com o trânsito mais organizado, já Dubai é mais agitada, com o comércio sempre repleto de pessoas e estabelecimentos que funcionam 24 horas por dia.

Distância para os outros Emirados

Caso você queria explorar outras cidades do país, saindo da capital, apenas 1 hora e 46 minutos, ou pouco mais de 160 km, separam a Abu Dhabi de Sharjah.  Para Ajman, apenas 181 km (1 hora e 58 minutos).

Para Umm al-Quwain, são 205,8 km (2 horas e 8 minutos); Ras al-Khaimah fica a 248, 6km (2 horas e 33 minutos); Fujera está a 253,7 km (2 horas e 20 de carro).

Distância entre os Emirados
Mapa com a distância entre os Emirados Árabes (Google Maps)

Caso tenha dúvidas sobre o destino, deixe o seu comentário abaixo. Ou se preferir, nos conte a sua experiência na cidade.

Também recomendamos

Compras em Dubai: entenda os preços e o tax free

Miracle Garden Dubai: como é o jardim mais bonito do mundo

Joguei futebol em Dubai e fui preso pela fé

O quê falta para a sua viagem?

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *