O Marzipan é um alimento antiquíssimo, com mais de 500 anos.
Alguns afirmam ter surgido na Grécia, quando os gregos faziam tortas de amêndoas com mel.
Outros afirmam que vieram dos Espanhóis e Portugueses, porque eles levavam amêndoas durante as suas expedições.
Mas a história que faz mais sentido a Nostradamus e a mim também, afinal, não discordaria dele, risos, é que a iguaria surgiu mesmo na Alemanha.
A origem do marzipan
Segundo registros, as tradicionais tortas de amêndoas eram oferecidas a deuses na época de Páscoa, bem antes de Cristo nascer.
E uma segunda versão encontrada na mesma década deste registro afirma que a receita surgiu por causa de uma grade crise agrícola na cidade de Lübeck, na Alemanha.
As pessoas começaram a passar fome no povoado e então os padeiros da região precisaram ser criativos às pressas com o que a cidade tinha estocado: amêndoas e açúcar.
Entendo que a receita é apreciada ainda hoje por muitos povos e, por isso, faz tanto sucesso.
Claro que a versão original passou por algumas transformações, afinal são muitos séculos e povos envolvidos na história.
Mas hoje vou ensinar aqui, a receita saborosa que eu aprendi a fazer e que, a meu ver, é a original da Alemanha também.
Ingredientes
- 1 xícara (chá) de amêndoas peladas (ou descascadas)
- 6 gotas de água de rosas
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
* Corante líquido colorido se você quiser dar alguma cor às massinhas
Como preparar
- Coloque as amêndoas descascadas e meia xícara de açúcar de confeiteiro em um liquidificador (ou processador).
- Processe por 40 segundos.
- Adicione a água de rosas (e o corante, se você utilizar).
- Processe por 1 minuto (ou até você perceber que a massa está esfarelando).
- Sem desligar o processador, vá adicionando açúcar aos poucos até finalizar o conteúdo da xícara.
- Processe por mais 30 segundos.
- Você sentirá que a massa ficará bem com textura de massinha mesmo. Neste momento, molde-as como você desejar.
- Eu costumo comer Marzipan puro, mas banhar a massa no chocolate amargo, além de quebrar o doce, dá um gosto bem especial.
Se você quiser experimentar o Marzipan alemão pronto, recomendo comprar esse da Zentis, que é maravilhoso!
Gostou da receita?
Deixe o seu comentário, que logo respondemos. 🙂
Dicas de outras receitas gostosas
Bom dia.
Obrigada por você postar essa incrível receita.
Só não entendi a quantidade exata de açúcar que leva a receita, porque na descrição de como fazer fala de 1/2 xícara e depois restante do açúcar.
Aguardo seu retorno.
Grande abraço.
Silvana, Belo Horizonte – MG.
Olá, Silvana. Tudo bem?
Você tem razão. Nos ingredientes, o correto seria 1 xícara de açúcar e não meia. Já corrigi a listagem dos ingredientes para 1 xícara. Obrigada pela observação.
Quando fizer o doce, na primeira etapa deverá colocar 1/2 xícara de açúcar e depois o restante (mais 1/2 xícara), aos poucos.
Um abraço e depois me conte se gostou 🙂
Adorei a receita!
Que bom! Fico feliz. 🙂
Vc bem que poderia permitir a cópia da receita de modo mais racional> controlc – control v.
DR Felippe Jr.
Olá, José. Tudo bem?
As melhores formas de ter acesso rápido às receitas, é printar as telas com o celular, ao abrir os artigos ou guardar os links dos artigos, para abrir posteriormente. Infelizmente tivemos que bloquear o ctrl c e ctrl v dos nossos artigos, pois outros sites estavam copiando o conteúdo, sem dar qualquer dar crédito ao nosso trabalho. Peço desculpas se o formato atual não lhe agradou muito, mas pode usar estas formas que indiquei, pois funcionam bem.
Um abraço e bom fds!
Mas não fica muito seco?
Na minha receita eu uso uma clara, 10 ml de suco de limão, 10 ml de amaretto e 5ml de essencia de amendoas
E quando eu vou usar a massa, depois de ficar na geladeira, eu abro bem fino no rolo, e pincelo a massa com um pouco de agua, amaretto e 1 gota de essencia de amendoas, porque PRA MIM marzipan não pode ser seco, tem que ser levemente umido.
Sou descendente de austriacos, receita da famila!
Olá, Matheus. Tudo bem?
Fica mais seco, sim. Quase esfarelando. Como a receita passou por mãos de culturas distintas e veio de um período em que não era tão fácil o acesso a diferentes ingredientes, cada uma fez as suas próprias adaptações, com aquilo que tinha em mãos de forma mais fácil. Tem gente que até coloca leite condensado, acredita? O seu jeito austríaco de fazer parece excelente também, vou testar um dia.
Olá Matheus!
Qual é a validade dessa sua receita?
Com esta receita de marzipan me lembraram de uma receita de marzipan que aprendi com umas freiras em Bolivia (eu deveria ter entre 6 e 7 anos e morava com minha avó por parte de pai), elas modelavam alguns bichinhos y entre eles umas pombinhas e vendiam para as crianças por um preço irrisório, de tanto perguntar, umas freiras me resolveram me ensinar a receita com a condição que eu aprendesse de memória e não anotasse nada, realmente eu aprendi e fazia muito em Bolivia, depois a vida fez que viajássemos muito e acabei esquecendo a receita, e quando lí a receita minha memória voltou (pois eu lembrava vagamente que não levava clara de ovo) , eu posso afirmar com uma porcentagem de 98% que está é a receita que as freiras me ensinaram quando era criança.
Muito Obrigada por compartilhar
Que bacana a sua história. Talvez seja esta mesma receita. A gastronomia também nos leva para lugares lindos da nossa memória, né?
Conte com a gente para as suas próximas viagens. 😉
Conheço como sendo a verdadeira receita alemã sendo 1por 1 ( exemplo: 500 gr de castanha moída + 500gr de açucar confeiteiro ) tbem acrescento água de rosas e essência de amêndoas algumas gotas q dão perfume maravilhoso na massa…
Olá, Leandro. Como vai?
Existem algumas interpretações da receita alemã, pois ela já passou por muitas gerações (mesmo dentro da própria cultura). Se deste jeito que você recomenda, fica gostoso, excelente! Vou até fazer um dia desses. 🙂
Boa Páscoa!
Amei a receita. Obrigada por compartilhar💖
Que bom que gostou! Fico feliz. Volte sempre 🙂
Que maravilha….. interessante, sempre pensei que os ingredientes iriam ao fogo! Então as amêndoas são usadas em estado natural?
Sim, em estado natural.E fica uma delícia! 🙂
Vou fazer um Stolen…e fala que posso colocar Marzipan no meio do panetone…Posso colocar marzipan no meio do Stolen é depois assar???
Obrigado
Oi Carlos, boa pergunta. Não sei se vai ficar bom, viu. Principalmente antes de assar. Tentaria colocar o marzipan em uma parte pequena para teste, mas depois de assar. 😉
Eu adoro Marzipan e como morei na Alemanha lá existiam vários Stollens com recheio de Marzipan que eram uma delicia!
Eles colocavam várias iguarias, castanhas, nozes, damascos,uvas passas, e vaziam uns rolinhos com Marzipan que era colocado na massa que parecia um pão mais firme comprido e coberto com açúcar de confeiteiro!
Uma verdadeira delicia!!
Hummm, que delícia! Esses com damasco não experimentei ainda! Devem ser muito bom!
Vi algumas receitas que diziam para primeiro colocar as amêndoas no forno. Você fez com as amêndoas ao natural, sem levar ao forno primeiro, isso?
Olá, Jéssica. Tudo bem? Sim, apenas com as amêndoas naturais descascadas.
Oi Leda tive o prazer inigualavel de provar esses marzipans artesanais na Alemanha e a delicadeza do aroma tradicional da pura amêndoa e açúcar são únicos… Tb prefiro a versão sem chocolate. Vou tentar fazer sua receita qualquer dia desses… Meu doce predileto é o marzipan, ganho uma barra dele todo ano ao invés de ovos de Páscoa… Parabéns pela autenticidade da receita 🥰
Olá, Amanda. Bom dia!
Marzipan também é um dos meus doces favoritos e sempre que vejo uma barrinha, acabo comprando.
Fico feliz com o elogio à receita. Depois me conte como foi a experiência! 🙂
Oi Leda, essa receita usa agua de rosas, mas posso usar agua de flor de flor de laranjeira, ou isso mudaria muito o gosto final? Os tradicionais marzipans que se compra no norte da europa usam essas águas ou baunilha? Fiquei curioso… obrigado!
Bom dia, Alexandre. Tudo bem?
Acredito que usar água de flor de laranjeira vai mudar um pouco a percepção de paladar, até mesmo o aroma, porque tem um toque mais cítrico. Em alguns lugares da Europa usam baunilha também, mas do meu ponto de vista, já descaracteriza um pouco o marzipan que eu conheço. Fica gostoso com baunilha também, mas muda um pouco a receita. Marzipan nunca nego, risos 😉
OLá, gostei dessa receita, fiz e deu tudo certo, parabéns! Gostaria de saber como faço para abrir a massa, sem quebrá-la, nesse caso: posso polvilhar açúcar impalpável para abrir, muito grato pelos informes.
Fico feliz que tenha gostado! Pode polvilhar açúcar sim para te apoiar na abertura. Só não exagere na quantidade 🙂
Boa noite !
Amei a receita
Vc tem Instagram?
Olá, tudo bem?
Fico feliz que tenha gostado 🙂
Sim, nosso Instagram é o @aresdomundo
Volte sempre!
Adoro marsipan…lembra muito minha infância. Minha tia fazia em forma de coelho, colocava em forminhas. Nunca consegui fazer, quebram ao desenformar. Você teria alguma dica?
Obrigada 😊
Oi Carmela, tudo bem?
É mto gostoso marzipan, né? Tb Adoro…. Infelizmente não sei como lhe ajudar para não quebrar 🙁
Volte sempre 😉
Olá Leda,
Como posso adicionar o marzipa a um pudim de chocolate belga? A receita é a mesma citada por você?
Ixi, Juliana. Vc me pegou. Mas acredito que possa ser adicionado ao pudim sim, embora so banhado pelo chocolate já seja mto bom tb.
Não seria a mesma receita.
🙂
Nossa! Que maravilha! Amo marzipan mas infelizmente nāo é facil de encontrar aqui em SP. Já procurei na kopenhagen, e outas casas. Se vc souber onde vende, agradeceria muito.
Eu amo marzipan também! Adoro esse aqui https://amzn.to/3fsNyay! Sempre que compro, chega fresquinho em casa. 🙂
Está dificil de achar mesmo.
Oi pessoal…. acabei de fazer e o meu ficou uma garotinha bem fina. Mas não é possível modelar… não virou uma pasta. O que vcs me sugerem acrescentar pra virar uma pastinha? O gosto e o aroma estão maravilhosos!!!! 😍
Leda De Luca
Boa noite!!!
Que maravilha de receita.
🙂 🙂 🙂
Olá!
Não gosto de cozinhar, mas gosto de saber o que estou comendo.
Como estou morando na Alemanha(Bavária) fui procurar por marzipan e apareceu este post.
Não posso comentar a receita, porque não cozinho, mas a gentileza e cuidado com que a autora responde a cada comentário me despertou admiração e gratidão. Você é muito amorosa em seus comentários.
Gratidão e muitas Bençãos para você e seus projetos🌟
Obrigada pela mensagem e carinho. 🙂
Eu Amo aprender e fazer doces, salgados e comidas em geral.
Amei a receita claro com o decorrer das décadas elas tomaram outra forma , mesmo assim continuam deliciosas.
Sou de família Italiana misturada com Alemães, todos cozinham muito bem .
Aprendi a fazer guloseimas desde criança quando ajudava minha Vó Herta, minha dinda Henriqueta e minha mãe Delorme, elas me ensinaram de tudo um pouco, muita Gratidão pois naquela época não existia essa tecnologia para nos auxiliar.
Obrigada por dividir seu conhecimento.
Deus abençoe rica e poderosamente a todos colaboradores.
Olá Lorna, que delícia ler o seu relato.
Sem dúvida, a receita do marzipan é bastante nostálgica para muitas famílias.
Também gosto do doce independente das transformações culturais que sofreu.
Volte sempre e Deus a abençoe também!
Vou já experimentar!
Maravilhoso !