Como fazer o tradicional Marzipan alemão

Diversos relatos informam que o Marzipan é um alimento antiquíssimo, com mais de quinhentos anos. Alguns afirmam ter surgido na Grécia, quando os gregos faziam tortas de amêndoas com mel.

Outros afirmam que vieram dos Espanhóis e Portugueses, porque eles levavam amêndoas durante as suas expedições. Mas a história que faz mais sentido a Nostradamus e a mim também, afinal, não discordaria dele, risos, é que a iguaria surgiu mesmo na Alemanha.

Marzipan: as amendoas fazem parte dos marzipans
Batatinhas de Marzipan e as amendoas

A origem do marzipan

Segundo registros, as tradicionais tortas de amêndoas eram oferecidas a deuses na época de Páscoa, bem antes de Cristo nascer e uma segunda versão encontrada na mesma década deste registro afirma que a receita surgiu por causa de uma grade crise agrícola na cidade de Lübeck, na Alemanha.

As pessoas começaram a passar fome no povoado e então os padeiros da região precisaram ser criativos às pressas com o que a cidade tinha estocado: amêndoas e açúcar.

Entendo que a receita é apreciada ainda hoje por muitos povos e, por isso, faz tanto sucesso. Claro que a versão original passou por algumas transformações, afinal são muitos séculos e povos envolvidos na história. Mas hoje vou ensinar aqui, a receita saborosa que eu aprendi a fazer e que, a meu ver, é a original da Alemanha também.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de amêndoas peladas (ou descascadas)
  • 6 gotas de água de rosas
  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

* Corante líquido colorido se você quiser dar alguma cor às massinhas

Como preparar

  1. Coloque as amêndoas descascadas e meia xícara de açúcar de confeiteiro em um liquidificador (ou processador).
  2. Processe por 40 segundos.
  3. Adicione a água de rosas (e o corante, se você utilizar).
  4. Processe por 1 minuto (ou até você perceber que a massa está esfarelando).
  5. Sem desligar o processador, vá adicionando açúcar aos poucos até finalizar o conteúdo da xícara.
  6. Processe por mais 30 segundos.
  7. Você sentirá que a massa ficará bem com textura de massinha mesmo. Neste momento, molde-as como você desejar.
  8. Eu costumo comer Marzipan puro, mas banhar a massa no chocolate amargo, além de quebrar o doce, dá um gosto bem especial.

Também recomendamos

Bolo Floresta Negra: a receita original alemã

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Avatar
    Silvana Mancini Soares
    08/12/2018

    Bom dia.
    Obrigada por você postar essa incrível receita.
    Só não entendi a quantidade exata de açúcar que leva a receita, porque na descrição de como fazer fala de 1/2 xícara e depois restante do açúcar.
    Aguardo seu retorno.
    Grande abraço.
    Silvana, Belo Horizonte – MG.

    • Leda De Luca
      09/12/2018

      Olá, Silvana. Tudo bem?
      Você tem razão. Nos ingredientes, o correto seria 1 xícara de açúcar e não meia. Já corrigi a listagem dos ingredientes para 1 xícara. Obrigada pela observação.
      Quando fizer o doce, na primeira etapa deverá colocar 1/2 xícara de açúcar e depois o restante (mais 1/2 xícara), aos poucos.
      Um abraço e depois me conte se gostou 🙂

  2. Avatar
    José Felippe Jr
    26/01/2019

    Vc bem que poderia permitir a cópia da receita de modo mais racional> controlc – control v.

    DR Felippe Jr.

    • Leda De Luca
      26/01/2019

      Olá, José. Tudo bem?
      As melhores formas de ter acesso rápido às receitas, é printar as telas com o celular, ao abrir os artigos ou guardar os links dos artigos, para abrir posteriormente. Infelizmente tivemos que bloquear o ctrl c e ctrl v dos nossos artigos, pois outros sites estavam copiando o conteúdo, sem dar qualquer dar crédito ao nosso trabalho. Peço desculpas se o formato atual não lhe agradou muito, mas pode usar estas formas que indiquei, pois funcionam bem.
      Um abraço e bom fds!

  3. Avatar
    Matheus
    01/02/2019

    Mas não fica muito seco?
    Na minha receita eu uso uma clara, 10 ml de suco de limão, 10 ml de amaretto e 5ml de essencia de amendoas
    E quando eu vou usar a massa, depois de ficar na geladeira, eu abro bem fino no rolo, e pincelo a massa com um pouco de agua, amaretto e 1 gota de essencia de amendoas, porque PRA MIM marzipan não pode ser seco, tem que ser levemente umido.
    Sou descendente de austriacos, receita da famila!

    • Leda De Luca
      01/02/2019

      Olá, Matheus. Tudo bem?

      Fica mais seco, sim. Quase esfarelando. Como a receita passou por mãos de culturas distintas e veio de um período em que não era tão fácil o acesso a diferentes ingredientes, cada uma fez as suas próprias adaptações, com aquilo que tinha em mãos de forma mais fácil. Tem gente que até coloca leite condensado, acredita? O seu jeito austríaco de fazer parece excelente também, vou testar um dia.

    • Avatar
      SABRINA
      04/11/2020

      Olá Matheus!
      Qual é a validade dessa sua receita?

  4. Avatar
    Charito Peraza
    04/02/2019

    Com esta receita de marzipan me lembraram de uma receita de marzipan que aprendi com umas freiras em Bolivia (eu deveria ter entre 6 e 7 anos e morava com minha avó por parte de pai), elas modelavam alguns bichinhos y entre eles umas pombinhas e vendiam para as crianças por um preço irrisório, de tanto perguntar, umas freiras me resolveram me ensinar a receita com a condição que eu aprendesse de memória e não anotasse nada, realmente eu aprendi e fazia muito em Bolivia, depois a vida fez que viajássemos muito e acabei esquecendo a receita, e quando lí a receita minha memória voltou (pois eu lembrava vagamente que não levava clara de ovo) , eu posso afirmar com uma porcentagem de 98% que está é a receita que as freiras me ensinaram quando era criança.
    Muito Obrigada por compartilhar

    • Leda De Luca
      05/02/2019

      Que bacana a sua história. Talvez seja esta mesma receita. A gastronomia também nos leva para lugares lindos da nossa memória, né?
      Conte com a gente para as suas próximas viagens. 😉

  5. Avatar
    Leandro Lipp
    19/04/2019

    Conheço como sendo a verdadeira receita alemã sendo 1por 1 ( exemplo: 500 gr de castanha moída + 500gr de açucar confeiteiro ) tbem acrescento água de rosas e essência de amêndoas algumas gotas q dão perfume maravilhoso na massa…

    • Leda De Luca
      19/04/2019

      Olá, Leandro. Como vai?
      Existem algumas interpretações da receita alemã, pois ela já passou por muitas gerações (mesmo dentro da própria cultura). Se deste jeito que você recomenda, fica gostoso, excelente! Vou até fazer um dia desses. 🙂
      Boa Páscoa!

  6. Avatar
    Janete Steinberg
    22/06/2019

    Amei a receita. Obrigada por compartilhar💖

  7. Avatar
    Ana Maria Cola
    22/09/2019

    Que maravilha….. interessante, sempre pensei que os ingredientes iriam ao fogo! Então as amêndoas são usadas em estado natural?

  8. Avatar
    Carlos Sprengel
    18/12/2019

    Vou fazer um Stolen…e fala que posso colocar Marzipan no meio do panetone…Posso colocar marzipan no meio do Stolen é depois assar???
    Obrigado

    • Leda De Luca
      19/12/2019

      Oi Carlos, boa pergunta. Não sei se vai ficar bom, viu. Principalmente antes de assar. Tentaria colocar o marzipan em uma parte pequena para teste, mas depois de assar. 😉

      • Avatar
        Ana Maria Joppert
        09/02/2020

        Eu adoro Marzipan e como morei na Alemanha lá existiam vários Stollens com recheio de Marzipan que eram uma delicia!
        Eles colocavam várias iguarias, castanhas, nozes, damascos,uvas passas, e vaziam uns rolinhos com Marzipan que era colocado na massa que parecia um pão mais firme comprido e coberto com açúcar de confeiteiro!
        Uma verdadeira delicia!!

      • Leda De Luca
        09/02/2020

        Hummm, que delícia! Esses com damasco não experimentei ainda! Devem ser muito bom!

  9. Avatar
    Jéssica
    01/05/2020

    Vi algumas receitas que diziam para primeiro colocar as amêndoas no forno. Você fez com as amêndoas ao natural, sem levar ao forno primeiro, isso?

    • Leda De Luca
      02/05/2020

      Olá, Jéssica. Tudo bem? Sim, apenas com as amêndoas naturais descascadas.

  10. Avatar
    Amanda H.
    20/05/2020

    Oi Leda tive o prazer inigualavel de provar esses marzipans artesanais na Alemanha e a delicadeza do aroma tradicional da pura amêndoa e açúcar são únicos… Tb prefiro a versão sem chocolate. Vou tentar fazer sua receita qualquer dia desses… Meu doce predileto é o marzipan, ganho uma barra dele todo ano ao invés de ovos de Páscoa… Parabéns pela autenticidade da receita 🥰

    • Leda De Luca
      21/05/2020

      Olá, Amanda. Bom dia!
      Marzipan também é um dos meus doces favoritos e sempre que vejo uma barrinha, acabo comprando.
      Fico feliz com o elogio à receita. Depois me conte como foi a experiência! 🙂

  11. Avatar
    Alexandre Ferronato
    24/10/2020

    Oi Leda, essa receita usa agua de rosas, mas posso usar agua de flor de flor de laranjeira, ou isso mudaria muito o gosto final? Os tradicionais marzipans que se compra no norte da europa usam essas águas ou baunilha? Fiquei curioso… obrigado!

    • Leda De Luca
      25/10/2020

      Bom dia, Alexandre. Tudo bem?

      Acredito que usar água de flor de laranjeira vai mudar um pouco a percepção de paladar, até mesmo o aroma, porque tem um toque mais cítrico. Em alguns lugares da Europa usam baunilha também, mas do meu ponto de vista, já descaracteriza um pouco o marzipan que eu conheço. Fica gostoso com baunilha também, mas muda um pouco a receita. Marzipan nunca nego, risos 😉