Categorias: Alemanha, Destinos, Europa, Nuremberg, Nuremberg

Nuremberg: uma viagem a partir da Segunda Guerra Mundial

Nuremberg, a maior cidade da região da Bavaria, é um lugar que merece a nossa atenção durante uma viagem à Alemanha. Ao longo da história, a cidade sofreu muito devido a tantas epidemias e guerras sofridas. Foram muitos crescimentos e quedas populacionais, períodos humanistas e “desumanistas” provindos de lá, até que a cidade se reerguesse definitivamente e estirasse a bandeira da paz.

Cidade de Nuremberg, na Alemanha
Nuremberg em um dia de verão

Nuremberg sempre teve uma importância muito grande na região da Bavária. Muitos visitantes a procuram não apenas pela beleza e organização da cidade, mas também pela história recente de guerra, já que ali era a sede do Partido Nazi e um dos planos mais maquiavélicos da humanidade foram arquitetados por Hitler e seus comparsas de lá.

Neste período de confrontos, além dos nazistas destruírem parte do patrimônio intelectual do lugar, com a queima de livros e jornais de autores que eram considerados subversivos, o mundo quis destruir Nuremberg, pois era vista como a fonte de ódio daquele período. Depois que a guerra terminou, a cidade foi reconstruída em cima dos restos daquela história. Até hoje, vira e mexe, o exército encontra bombas gigantescas soterradas e áreas inteiras são isoladas para remover os artefatos com segurança.

Depois de 1945, a maioria das construções medievais foi refeita seguindo o seus planos originais da Idade Média. Há um castelo em cima de uma montanha de arenito, lindas casas em estilo alemão circundando o castelo e, envolvendo tudo isso, uma grande muralha, que no passado tinha a função de proteger a cidade. Esta parte hoje é vista como centro de Nuremberg. Claro que os mais de 500 mil habitantes não caberiam aí hoje em dia. É, de fato, muito maior que isto.

Castelo de Nuremberg, na Bavaria.
Castelo de Nuremberg
Arquitetura das casas em Nuremberg
Típica arquitetura das casas na Bavaria
Ruas do centro histórico em Nuremberg
Centro histórico de Nuremberg

Um olhar para Nuremberg hoje

Na parte central há muitas coisas para se fazer. Além do castelo, que tem um museu e pode ser visitado, há a Lorenzkirche, igreja principal da cidade, muitas lojas de departamento baratas com produtos de qualidade, pequenos comércios de artesanato alemão e ótimos restaurantes com culinária diversificada (não apenas alemã, mas internacional).

Igreja Lorenzkirche em Nuremberg
Igreja Lorenzkirche
Vitrais da igreja Lorenzkirche em Nuremberg
Interior da Lorenzkirche
Feira típica na Hauptmarkt em Nuremberg
Feira na Hauptmarkt

Bem próximo da igreja principal esta a grande praça, conhecida como Hauptmarkt. Neste espaço tem sempre uma feira acontecendo, mas durante o Natal é simplesmente adorável, aliás, é bem famosa na região. Ela fica repleta de artesanato e doces natalinos históricos, que como o Lebküche, são produzidos a mais de 600 anos. Mesmo se não estiver em Dezembro, não se preocupe, pois você irá encontrar os corações de pão de mel decorados ou em outros formatos. São deliciosos!

Pão de mel e produtos alemães em Nuremberg
Corações de pão de mel e outros produtos alemães

Além dos passeios recomendados acima, vale a pena perambular nas ruínas do centro histórico e procurar pelo rio Pegnitz. Certamente, as fotos com este pano de fundo serão incríveis, pois ele espelha a arquitetura em dias ensolarados.

Rio Pegnitz em Nuremberg
Rio Pegnitz

Fora o Natal, um ótimo período para visitar a cidade é durante o verão europeu ou o Oktoberfest. Os bares de rua ficam cheios de pessoas tomando grandes canecões de cerveja, os moradores ficam mais animados, aparecem os parques populares oferecendo atrações distintas e as lojas ganham as decorações do famoso evento.

Evento popular no verão de Nuremberg
Evento popular durante o verão de Nuremberg
Evento em Nuremberg no verão
Interior do parque

As festas locais têm um jeito de evento interiorano. São muito bacanas, sim. Mas se quiser sentir mesmo a agitação da Oktoberfest, vale a pena uma passagem por Munique, que por sinal, fica a apenas 170 km de Nuremberg. Dá para chegar rapidinho de trem ou de carro.

Atividades ao ar livre durante o verão alemão
Atividades ao ar livre

Fora do centro histórico, vale a pena alugar uma bicicleta para andar pelos arredores da muralha. Se estiver calor, vá até o município de Fürth pelas famosas estradas de bicicleta. Fiz uma viagem linda para lá num fim de tarde e a experiência foi incrível. Caso não tenha pique para as pedaladas, você pode comprar o tour Nuremberg + Fürth e fazer o passeio de forma tranquila. Este passe garante a entrada gratuita em vários museus e também o transporte.

De volta à Segunda Guerra Mundial

Outra opção do lado de fora seria aprofundar os seus conhecimentos sobre a influência da cidade durante a Segunda Guerra Mundial, algo triste, mas muito interessante do ponto de vista cultural, afinal, fez parte da história.

Basicamente, seria necessário visitar 3 lugares:

1- A Sala 600 no Tribunal de Justiça de Nuremberg (Schwurgerichtssaal 600): local onde vários nazistas foram julgados ao longo de quase 1 ano logo após a Segunda Guerra Mundial.

Este foi um dos julgamentos mais importantes do mundo e ainda hoje ganha grande destaque da mídia internacional e é referência em livros de Direito.

2- O Centro de Documentação (ou Dokumentationszentrum), no antigo Complexo do Congresso do Partido Nazista:

Dokumentationszentrum em Nuremberg
Dokumentationszentrum

Neste local é possível compreender toda a história do Terceiro Reich por meio de documentos, fotos, vídeos e outros materiais. Aí há uma exposição permanente chamada “Fascínio e Poder”, onde são estudadas as causas e as consequências do nazismo.

3- Campo Zeppelin, também dentro do Complexo:

Paisagem do Campo Zeppelin em Nuremberg
Campo Zeppelin em Nuremberg
Barcos estacionados no Campo Zeppelin
Campo Zeppelin

A famosa Avenida Grosse Strasse era onde aconteciam os desfiles e as aclamações de Hitler. Recomendo sentar lá em cima (no Zeppelinfeld), onde Hitler discursava para entender a perspectiva dele diante das multidões que ali ficavam aplaudindo as suas palavras. A energia não é das melhores, mas faz parte do entendimento.

Arquibancada do Zeppelinfeld em Nuremberg
Zeppelinfeld

Caso tenha interesse em fazer um tour pelo centro histórico de Nuremberg, passando por importantes pontos da história nazista, clique AQUI. Já para saber mais sobre o universo da Segunda Guerra Mundial e as estratégias de Hitler, recomendo assistir “Caçando Hitler” no History Channel. A série é muito boa e a meu ver atemporal.

Para saber mais sobre outras cidades alemãs, veja AQUI.

Pretende viajar?

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI.
  Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto de 5%. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.
  De guias de viagem a passeios pitorescos em qualquer lugar do mundo.
  Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.
Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.
Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos gratuitos (e pagos) com certificado.
*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nas empresas. Confira TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário