Pensando em curtir o verão na Itália, mas não tem certeza para onde ir ao certo?
Será que vale a pena ir para um incrível hotel na Costa Amalfitana ou Sardenha?
Sul da Itália talvez?
Neste post vou esclarecer essas dúvidas, pois Itália é um dos destinos que mais fazemos roteiros personalizados para clientes.
Seja roteiros voltados para destinos mais tradicionais, como roteiros focados em eventos sazonais, como o Carnaval em Veneza.
Verão na Itália: planejamento e melhores destinos
Planejamento da viagem
Quando pensamos na estação mais badalada de todo o continente europeu, o verão, é preciso ter muita cautela sobre a escolha dos lugares a serem visitados.
Durante esse período mais intenso de calor, eles ficam bem mais cheios e bem mais caros do que em outras épocas.
Uma forma de amenizar esses dois “problemas” é antecipar o seu planejamento de viagem em pelo menos 6 meses.
Comprar o seu roteiro de viagem, as suas passagens e reservar seus hotéis com este tempo de antecedência, de fato, poderá ser bem mais barato.
De última hora, como a procura é muito grande para reservar tudo, inclusive entre europeus, muitos serviços e hotéis ficam até mesmo indisponíveis para reservar.
Então, sempre planeje curtir o verão na Itália ou qualquer outro destino na Europa, com certo tempo de antecedência, para garantir disponibilidade e melhores ofertas de produtos e serviços turísticos.
Outra alternativa, seria optar por destinos que são incríveis para curtir o verão, mas não são tão populares também. Estes também vou mencionar no post.
Já reservou o seu hotel em Roma ou outras cidades da Itália?
Encontre a melhor hospedagem para você na Itália e conte com o suporte de uma empresa séria, sempre pronta para o atendimento, diante de qualquer necessidade.
Use o mapa interativo abaixo, pois nele estão presentes todos os estabelecimentos disponíveis para dormir no país e fica fácil de comparar suas localizações e preços.
Reserve agora mesmo!
7 Melhores lugares da Itália para curtir o verão
1) Costa Amalfitana e Ilha de Capri
Acredito que a Costa Amalfitana e a Ilha de Capri sejam os destinos número 1 entre os clientes que nos procuram buscando curtir o verão na Itália.
E, verdadeiramente, a Costa inteira é lindíssima!
O passeio de barco é adorável entre as ilhas e na caverna também, e as paisagens são perfeitas para aproveitar o autêntico dolce far niente.
O que é preciso ter em mente ao visitar a região é que as cidades são bem pequenininhas, sem muitas atividades, se você não chegar pelo mar, a estrada é de uma mão só para ir e para voltar e, no verão, tem bastante trânsito.
A meu ver é fundamental ficar hospedado num hotel com excelente infraestrutura para ter acesso a experiências com a natureza de forma mais privativa.
Fora que os hotéis de ponta têm times excelentes de concierge, que ajudam com as reservas em restaurantes badalados, os melhores beach clubs e eles têm transferes para o centro das principais cidades, que são Amalfi e Positano.
Lembre-se que a Costa Amalfitana é sobretudo um destino focado em bem estar e comer bem, em meio a paisagens exuberantes, não faz sentido ir para lá para ficar em locais super populares, abarrotados de pessoas.
Se você quiser fazer uma viagem bem feitinha para a Costa Amalfitana, sem ter que se preocupar com logística, hotéis, passeios guiados e a operação da viagem dia a dia, temos um roteiro bem elogiado no destino.
2) Sardenha
A Sardenha é uma ilha italiana bem famosa para quem busca curtir praias de areia branca e mar em tom azul-turquesa (quase fluorescente, de tão cristalino).
Como a ilha é bem grandinha, com quase 24.090 km² de extensão, há excelentes praias para praticar mergulho, snorkeling, vela, windsurf ou mesmo caminhar. Algumas que recomendo uma visita no verão, inclusive, são a Cala Brandinchi e La Pelosa.
Outro ponto forte da Sardenha é a gastronomia sarda, com uma boa variedade de massas, frutos do mar, queijos (como o pecorino sardo), além dos deliciosos vinhos locais.
Como o clima é extremamente agradável no verão, a ilha fica repleta de festivais, fora que tem atividades super interessantes, como o Parque Nacional do Arquipélago de La Maddalena, o sítio arqueológico de Nuraghes, além de cidades históricas encantadoras, como Cagliari e Alghero.
Se a sua viagem for a dois ou em um grupo de adultos, recomendo o hotel La Villa Del Re, que oferece experiências de grande conexão com a Sardenha.
Outra sugestão seria o Palazzo Tirso Cagliari, sempre bem qualificado.
3) Dolomitas
Pode soar estranho indicar as Dolomitas para o verão na Itália, já que o destino desponta durante o inverno, mas se você tiver um perfil mais aventureiro, gostar de trilhas, escalada, ciclismo ou lagos alpinos, as Dolomitas poderão ser absolutamente surpreendentes.
Fora que como é uma época “de baixa” para a região, os valores dos hotéis serão bem mais em conta do que no inverno.
A Alta Via 1, Alta Via 2 e a Tre Cime di Lavaredo são as trilhas de longa distância mais conhecidas das Dolomitas, sendo a última adequada para todos os níveis de trilheiros.
Já para quem busca escalar, há a Escalada em Rocha, com vários níveis de dificuldade, além da Via Ferrata, já um pouco mais avançada.
Para os apaixonados por bike e até mesmo para só quem quer passear de carro, há opções como o Passo Gardena e Passo Sella, que têm vistas muito bonitas.
E entre vilarejos com boas experiências culturais e festivais gastronômicos, como Cortina d’Ampezzo, Val Gardena e Ortisei, ainda tem os Lagos Alpinos di Braies e Carezza em tom de esmeralda, que refletem o relevo da região das Dolomitas.
Nos lagos geralmente podemos nadar e fazer passeios de barco.
4) Verona e Lago di Garda
Verona, a cidade do Romeu e Julieta, não tem praia, verdade. Mas tem a Arena di Verona, um dos poucos anfiteatros romanos da Itália.
Durante o verão, a cidade recebe diversas atrações musicais nacionais e internacionais e vira um dos principais destinos para curtir o verão na Itália.
Além de Verona ser linda, incrível, com ótimas atrações turísticas para um ou dois dias de viagem, bem próximo à ela está o Lago de Garda, local muito frequentado por europeus para experiências enogastronomicas e de contato com a natureza.
Uma combinação perfeita de roteiro para de 2 a 7 dias de viagem e também, sem preços inflacionados como outros destinos tradicionais do país.
5) Lago di Como
No norte da Itália também temos outro lago famoso, altamente referenciado por sua beleza e experiências wellness: o Lago di Como.
Lembro-me da primeira vez que passei por ele, a caminho da Suíça. Foi muito marcante porque o céu parecia se encontrar com o lago e, de certa forma, refletia os charmosos casarões e relevo da região. LINDO!
O Lago di Como tem uma proposta de visita parecida com a Costa Amalfitana: um destino luxuoso e focado em experiências de spa e enogastronomia, por isso, a escolha do hotel é bem importante.
Falando em hotel, inclusive, recomendo o incrível Passalacqua hotel, que foi eleito “o melhor do mundo” em 2023.
Outra opção incrível de hotelaria é o Grand Hotel Tremezzo.
Como destaques no Lago di Como, deixo essa listinha:
-
Visitar os vilarejos históricos de Bellagio e Varenna
Onde você poderá conhecer uma natureza exuberante, passar por becos históricos e conhecer o Castello di Vezio.
-
Fazer um passeio de barco para conhecer o Lago sob outras perspectivas
Há boas opções de passeios, tanto privativas quanto em grupo.
-
Explorar os jardins centenários de Tremezzo e da vila histórica de Balbinello
Além da beleza, neste último foram gravadas várias cenas de clássicos do cinema, como para o 007, Star Wars e o House of Gucci.
-
Caminho cenográfico Greenway del Lago di Como
Uma trilha de nível fácil, de 10 km, que passa por vilas pitorescas e paisagens que mesclam montanhas com o lago.
Cinco razões para você contratar um seguro viagem para a Europa agora mesmo!
1) É obrigatório para brasileiros na União Europeia.
2) Hoje em dia, o seguro viagem não custa tão caro como no passado. Fora que é uma segurança adicional para a sua viagem.
3) Se algo der errado e você precisar de um médico ou hospital, poderá contar com uma central que funciona por 24 horas, para te orientar sobre o que fazer.
4) O seguro viagem também pode oferecer coberturas adicionais para roubo e perda de mala, atraso e cancelamento de voos, compra de remédios, fisioterapia, dentista, etc.
5) É mil vezes melhor que a maioria das apólices oferecidas por cartões de crédito.
Para quase 100% dos cartões a regra é clara: pague por suas despesas médicas, hospitalares, e todos custos envolvidos, “se vira” para achar todos os serviços que precisa e depois o cartão analisa se irá reembolsar algo e quando será.
6) Puglia
A região da Puglia, no sul da Itália, é outro lugar encantador para ir no verão, porque tem uma variedade imensa de atividades, agradando a diferentes tipos de públicos.
Os principais destinos da região de Puglia são as históricas cidades de Lecce, Bari, além das áreas de praia Baia dei Turchi e Porto Selvaggio, que são ótimas para um bom banho de mar.
Alberobello, com suas casinhas trulli, tida como Patrimônio Mundial da Unesco, também revela uma experiência especial atrelada à cultura.
Neste sentido, também recomendo uma passagem por Polignano a Mare, que, além de terem falésias bonitas, tem festivais culturais de verão, como o La Notte della Taranta.
Outro lugar que não costuma faltar nos nossos roteiros personalizados pela Puglia é Matera.
Esta é uma das cidades mais preservadas da Itália e, curiosamente, onde foram gravadas várias cenas do filme Paixão de Cristo.
Estando na região da Puglia, não deixe de provar orecchiette, pratos com frutos do mar frescos e os vinhos Negroamaro.
Completará a sua viagem de uma forma deliciosa!
7) Sicilia
Para finalizar as minhas recomendações de destinos para curtir o verão na Itália, não poderia faltar a preciosa região da Sicília.
O prazer de visitar a Sicília vai além dos sentidos, já que no local temos uma imersão absoluta na cultura italiana, além de experiências de contato com a natureza e gastronomia, de uma forma muito autêntica.
A começar pela Sicilia, onde temos praias deslumbrantes de areia fina e mar cristalino, como Scala dei Turchi e San Vito Lo Capo.
Se não puder faltar dias de mar no seu verão, não se preocupe, que o destino atenderá.
Neste rico caldeirão cultural, também poderá conhecer o Vale dos Templos em Agrigento, que é um sítio arqueológico com templos gregos impressionantemente bem conservados.
E não tão distante, em Palermo, poderá interagir com locais no Mercato di Ballarò.
A Sicília também é muito conhecida pelo Etna, um dos vulcões mais importantes da Itália. Na zona do vulcão, inclusive, há passeios guiados que chegam próximo à cratera.
Outra parte divertida da viagem pode ser a degustação de pratos típicos locais, como a pasta alla Norma, cannoli e outras iguarias com o limão siciliano.
Gostou das dicas de destinos para curtir o verão na Itália?
Em caso de dúvidas ou caso queira compartilhar algo, deixe a sua mensagem, que logo responderemos 🙂
Também recomendo na Itália
Os 15 lugares mais bonitos da Itália para visitar
Ferrari na Itália: museus, fábrica e aluguel
17 curiosidades sobre a Itália surpreendentes
Filme House of Gucci: locais na Itália onde foi gravado
Mapa da Itália com 15 guias gratuitos de cidades
Grupos de viagem para a Itália e outros destinos do mundo
Roteiro personalizado Itália: uma viagem VIP