Quer saber mais sobre o Swiss Travel Pass e ter acesso, de forma clara, a todos os benefícios do passe, o melhor local para comprá-lo, etc?
Como especialista em roteiros personalizados pela Suíça, fiz extensos treinamentos no Brasil e na Suíça, para poder compartilhar com segurança os aprendizados sobre o Swiss Travel Pass.
Neste post, vou esclarecer estas e outras possíveis dúvidas que você possa ter, além de mostrar um comparativo de preços de diferentes plataformas, onde você poderá comprar o passe.
Assim poderá viajar tranquilamente pelo país, inclusive, com os trens panorâmicos mais incríveis da Suíça, tendo esclarecido tudo o que o Swiss Travel Pass pode fazer por você.
Swiss Travel Pass: tudo o que precisa saber
O que é?
Swiss Travel Pass é um passe, que tem como principal benefício o oferecimento do acesso gratuito ao transporte público do país, seja de trem, barco ou ônibus.
Além disso, ele também oferece entradas gratuitas a museus (inclusive no Castelo de Chillon, que os suíços consideram como museu) e em montanhas famosas.
O passe também concede descontos realmente expressivos em excursões e outros pontos turísticos.
Porque o Swiss Travel Pass é tido como um excelente investimento
1) Porque o sistema de transporte público oferecido pelo passe conecta 28.550 km do território da Suíça.
Para um país que tem um pouco mais de 41 mil km², realmente dá para viajar muito com o passe.
2) 6.6 milhões de pessoas usam o transporte público na Suíça, todos os dias.
É extremamente eficiente e apreciado pela população local e turistas.
3) Nos transportes públicos do país tem 62.300 funcionários dedicados para fazer tudo funcionar impecavelmente, sem atrasos, etc.
4) 31,7% dos turistas que viajam para a Suíça usam apenas o trem.
Lista completa de benefícios do Swiss Travel Pass
-
Viagens sem custo em trem, ônibus e barco
É possível usar o Swiss Travel Pass em mais de 90 cidades, conforme a linha continua apontada no mapa oficial do Swiss Travel System.
Atenção, pois as linhas pontilhadas não estão cobertas pelo Swiss Travel System, já que são consideradas como rotas que fazem parte de pontos turísticos e não do sistema público de transportes.
O passe também inclui os trens panorâmicos mais desejados do país, como o Bernina, Golden Pass, etc.
Só a reserva de assento e/ou cobrança de taxa nestes trens, que precisariam ser pagas a parte, mas não se preocupe, que abaixo lhe explico como fazer o pagamento.
Reforço também que, para trens panorâmicos, há serviços adicionais que podem ser contratados (claro, se eles oferecerem os serviços), como: almoço e reserva de vagão privativo para grupos.
-
Entrada gratuita em mais de 500 museus, incluindo os 5 mais desejados do país, como:
1) Castelo de Chillon, em Montreux: um dos castelos mais visitados da Europa e o ponto turístico histórico mais visitado da Suíça.
2) Museu Matterhorn, em Zermatt: um local bem curioso que mostra imagens de escavações arqueológicas locais.
Localizado sob a praça da vila, o museu faz histórias inacreditáveis ganharem vida, por meio de imagens e das escavações arqueológicas “Zermatlantis”.
3) Nacional Suíço, em Zurique: este museu abriga a maior coleção cultural e histórica do país e, sem dúvidas, é uma das principais atrações da cidade.
4) Jardim de Geleiras, em Lucerna: um dos mais famosos do mundo, costuma impressionar bastante os visitantes pelo envolvimento histórico.
5) Museu Olímpico, em Lausanne: para quem deseja sentir o espírito das Olimpíadas, reviver a emoção de atletas e conhecer os jogos praticados na Antiguidade.
VEJA A LISTA COMPLETA DE MUSEUS ONDE É ACEITO O SWISS TRAVEL PASS
-
Excursões gratuitas às montanhas famosas, como Stoos, Rigi e Stanserhorn
-
Até 30% de desconto nas ofertas do SBB RailAway
Suas ofertas sempre ficam disponíveis nos balcões da empresa na Suíça.
-
Até 50% de desconto em outras excursões de montanha pelo país
Regras gerais do passe
Quem pode usufruir do passe
Apenas pessoas que não residem na Suíça e no Principado de Liechtenstein podem usar o Swiss Travel Pass.
Tipos de Swiss Travel Pass
O Swiss Travel Pass funciona para viagens de 3, 4, 6, 8 e 15 dias e, para adultos, jovens e crianças, apresenta 2 tipos de passes. São eles:
Consecutivo
O passe consecutivo é para você usar todos os dias, ou seja, dia a dia, a ser contado a partir do primeiro dia de utilização.
Se você, por exemplo, optar por comprar um passe de 4 dias consecutivos e começa a usar no dia 15/10/2023, o passe será válido até 18/10/2021.
E dentro deste período, você poderá usá-lo livremente.
Flexível
Já o passe flexível funciona de acordo com o número de dias comprados, mas você não precisa usá-lo todos os dias.
Neste caso, teria um mês para utilizar a quantidade total de dias comprados.
E a conta começa no primeiro dia de utilização.
Exemplo: se você comprar um passe de 15 dias flexíveis e começa a usar no dia 30/11/2023, o seu passe será válido até 30/12/2023, sendo que poderá usar o passe por 15 dias livremente, dentro deste período.
Já reservou o seu hotel em Zurique?
Encontre a melhor hospedagem para você, e conte com o suporte de uma empresa séria, sempre pronta para o atendimento, diante de qualquer necessidade.
Use o mapa interativo abaixo, pois nele estão presentes todos os estabelecimentos disponíveis para dormir na cidade e fica fácil de comparar suas localizações e preços.
Reserve agora mesmo!
Passes para crianças e jovens
Estes passes também podem ser oferecidos para crianças e jovens de até 25 anos, mas acabam recebendo outra nomenclatura, pois há descontos ou gratuidades.
São eles:
-
Swiss Family Card
Crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, que viajam acompanhadas por pelo menos um dos pais que possui o Swiss Travel Pass válido, viajam gratuitamente ao portarem o Swiss Family Card complementar.
Se não estiver acompanhada pelos pais, crianças e adolescentes de 6 a 16 anos têm 50% de desconto em todos os bilhetes do Swiss Travel System.
Crianças menores de 6 anos, acompanhadas por um titular de um bilhete Swiss Travel System válido, viajam gratuitamente.
- Swiss Travel Pass Youth
Com o Swiss Travel Pass Youth, menores de 25 anos, que viajam pela Suíça, têm 30% de desconto na compra do Swiss Travel Pass regular.
Preços
Os preços do Swiss Travel Pass costumam variar pouco, ao comprá-lo por site de ingressos ou por meio de agência, principalmente para a opção de passes de primeira classe.
A meu ver, há mais comodidade em fazer a compra por meio de uma agência, porque ela quem vai reservar seus assentos nos trens panorâmicos e poderão conceder parcelamento na compra.
Contudo, pode sair um pouco mais barato comprar diretamente no site de ingressos, porque o site segue à risca as tabelas oficiais suíças e não têm taxa de máquina, já que seria uma compra à vista.
Veja abaixo a tabela que eu preparei com os comparativos de valores:
Formas de comprar o Swiss Travel Pass | Vantagens | Valor | Onde comprar (clique no link) |
---|---|---|---|
Swiss Travel Pass Consecutivo - site de ingressos | Compra mais rápida e um pouco mais barata que por meio de agência. O recebimento do Swiss Travel Pass é quase que imediato após a compra, no seu e-mail. Dá para comprar o passe para adultos, jovens e crianças. Apenas considere que terá a cobrança adicional de IOF (6,38% no seu cartão de crédito), como qualquer outra compra internacional via cartão de crédito. Além disso, não é possível parcelar a compra e mediante o interesse em fazer viagens em trens panorâmicos, você precisará reservar os assentos diretamente no site do trem panorâmico que deseja usufruir. São pouquíssimos sites de ingressos que vendem o Swiss Travel Pass, mas este site tem preços bem competitivos, pois trabalham com os valores oficiais da Suíça e é uma empresa que nunca me deixou na mão em viagens | Swiss Travel Pass Consecutivo, na primeira classe, a partir de 376 euros, por adulto. Segunda classe, a partir de 236 euros, por adulto. | Get Your Guide |
Swiss Travel Pass Flexível - site de ingressos | Compra mais rápida e a opção de primeira classe é muito mais barata que por meio de agência. O recebimento do Swiss Travel Pass é quase que imediato após a compra, no seu e-mail. Dá para comprar o passe para adultos, jovens e crianças. Apenas considere que terá a cobrança adicional de IOF (6,38% no seu cartão de crédito). Além disso, não é possível parcelar a compra e mediante o interesse em fazer viagens em trens panorâmicos, você precisará reservar os assentos diretamente no site do trem panorâmico que deseja usufruir. São pouquíssimos sites de ingressos que vendem o Swiss Travel Pass, mas este site tem preços bem competitivos, pois trabalha com os valores oficiais da Suíça e é uma empresa que nunca me deixou na mão em viagens. | Swiss Travel Pass Flexível, na primeira classe, a partir de 305 euros, por adulto. Segunda classe, a partir de 272 euros, por adulto. | Get Your Guide |
Swiss Travel Pass Consecutivo OU Swiss Travel Pass Flexível - Agência | Possibilidade de parcelar a compra em 3x, em reais, sem pagar IOF. Dependendo do passe de interesse, compensa muito, pois traria mais comodidade a você para reservar assentos nos trens panorâmicos e teria assistência, diante de qualquer problema com o passe ao longo da viagem. | Swiss Travel Pass Consecutivo, na primeira classe, a partir de 385 euros por adulto. Segunda classe, a partir de 242 euros, por adulto. Swiss Travel pass Flexível, na primeira classe, a partir de 443 euros, por adulto. Segunda classe, a partir de 279 euros, por adulto. | Conosco mesmo |
Recebimento do Swiss Travel Pass após a compra e utilização
Ao comprar o passe, você receberá o seu ticket no formato digital.
Basta levar esse ticket, impresso ou digital, por toda a sua viagem pela Suíça, e apresentá-lo em transportes públicos, museus e atrações de interesse, quando quiser utilizá-lo.
Nos transportes públicos você não verá uma catraca, ou algo do tipo.
Sempre há funcionários que passam, de assento por assento, pedindo para as pessoas mostrarem os passes e eles validam numa máquina deles.
Isso acontece principalmente nos trens.
Os atendentes pedem também o passaporte ou RG para evitar possíveis fraudes.
Nos ônibus ou metrôs eu nunca vi esse funcionário, mas é importante ter o passe válido sempre contigo, pois as multas suíças não são nada amistosas.
Reembolso
Fique bem atento com relação às regras de reembolso, caso precise por algum motivo.
- Os bilhetes somente são reembolsáveis, se devolvidos ao agente emissor antes do primeiro dia do período de validade.
- O reembolso parcial do Swiss Travel Pass/Swiss Travel Pass Flex somente poderá ser feito se:
– Em caso de doença ou acidente
– Se a viagem for interrompida, mediante a apresentação para reembolso no local
– Caso tenha a confirmação da SBB
- O Swiss Travel Pass para crianças e jovens não são elegíveis a reembolsos parciais.
- Passes impressos em papel não serão substituídos ou reembolsados em caso de perda ou roubo.
- Não é permitida a alteração das datas de viagem já inseridas no passe. Se for feito, será considerado como fraude pelas autoridades.
FAQ
Como saber o horário do transporte público?
Resposta: Use o aplicativo da SBB durante toda a sua viagem, pois assim saberá o horário de todo o transporte público, além da plataforma certa.
É obrigatório reservar o assento no trem panorâmico?
Resposta: Depende do trem. Veja o nosso post sobre trens panorâmicos na Suíça, para esclarecer essa dúvida.
Aí há um manual sobre todos os trens.
Eu não quero ficar carregando malas de uma estação de trem para a outra durante a minha viagem pela Suíça.
Resposta: Há um serviço da Swiss Travel System de coleta e entrega de bagagem entre os hotéis, no qual você não precisaria carregar as malas, contudo, ele é pago à parte e costuma funcionar apenas para grupos com no mínimo de 10 pessoas.
As malas são entregues no mesmo dia.
Custa 12 CHF por item a ser entregue + CHF 73 de flat rate.
Posso usar o Swiss Travel Pass para ir de trem comum de Interlaken até a montanha Jungfraujoch?
O passe cobre apenas a parte tracejada do percurso. Você precisaria comprar um ticket adicional de trem para terminar a viagem até o ponto turístico.
Dúvidas sobre o Swiss Travel Pass?
Qualquer coisa deixe o seu comentário, que logo respondemos.