Como preparar uma viagem surpresa

A viagem surpresa está cada vez mais ganhando destaque entre as pessoas que querem surpreender seus entes queridos, cônjuges ou amigos, já que com budgets similares aos investidos em eventos de curta duração, é possível conhecer um novo destino e aproveitar a experiência por mais tempo.

+ 7 fantásticos castelos para se hospedar na Europa

Apesar da proposta de uma viagem surpresa soar bem interessante, elaborar o acontecimento requer atenção. Por isso, listei os 7 passos fundamentais, para que com cuidado, saia tudo como o planejado.

Passeio de bicicleta de um casal
Passeio de bicicleta

1) Investigar os tipos de destino que a pessoa a ser surpreendida se interessaria em conhecer

Uma praia pitoresca com areia branquinha e mar azul cintilante, uma paisagem campestre e uma lareira, um céu cheio de estrelas em um lugar silencioso ou o charme de uma cidade com arquitetura bonita, etc. Qual o tipo de destino que essa pessoa sonha em visitar?

Se você não conhecer tão profundamente a pessoa, vale a pena investigar com perguntas diretas despretensiosas ou com recomendações de programas de TV. Conhecidos da mesma também podem ajudar com a investigação ou dar informações assertivas sobre gostos e preferências do mesmo.

2) Alinhar a disponibilidade de tempo dos participantes da viagem surpresa

Acho que este é o passo mais difícil de todos na lista. Se a viagem for possível de ser feita em um fim de semana ou feriado, pode valer a pena você contar uma mentirinha e dizer que terá um evento da empresa (ou de família), e que precisará que a pessoa participe com você. Assim ela já deixará bloqueada a data na agenda para o evento de mentirinha.

Já se for uma viagem grande, para um destino mais longe, você pode inventar um casamento de um amigo próximo no exterior, um treinamento onde a pessoa precisa ir com você, um encontro de amigos da época da escola ou algo do tipo. O importante é não revelar o destino para a pessoa a ser surpreendida.

Outros adultos presentes na viagem surpresa

Em caso de haver outros participantes adultos, dê uma ou duas opções de data e quem puder vai à viagem surpresa. Não estenda com perguntas abertas, do tipo: “quando você pode?”, que dificilmente haverá um consenso em um grupo. O mais importante é definir a data em que você e a pessoas a ser surpreendida têm disponibilidade e o quão relevante seria ter a presença de outras pessoas.

No caso de crianças que estarão presentes na surpresa, cuidado para as mesmas não revelarem o segredo. Então, avalie se deve contar ou não o seu plano. E atenção também com datas, sobretudo as escolares.

3) O lugar da viagem surpresa

Uma vez que você já sabe o tipo de lugar que a pessoa sonha conhecer e a data que ela tem disponível, é a hora de escolher o lugar. Se a viagem for longa, recomendo dar uma olhada nos 10 destinos mais bonitos do mundo para se inspirar.

Já se a viagem for pequena, busque lugares que faça a pessoa sair daquela zona de conforto e da sua rotina, como Foz do Iguaçu e Balneário Camboriú, por exemplo. Destinos como estes costumam surpreender positivamente os visitantes.

Casas coloridas e o canal de Murano
Uma bonita paisagem pode surpreender

4) Decida os detalhes básicos da experiência

A locomoção: se for para um destino próximo, porque não alugar um carro para a experiência ser diferente desde casa? Mas se for de avião, valeria a pena investir em uma business ou primeira classe, por exemplo. Não esqueça que escolher o voo na data certa (para voar e dia da semana para comprar), pode custar até 40% menos para você, inclusive classes superiores de passagens.

A hospedagem: um hotel com excelente nível de conforto deve fazer parte da experiência. Bem como os detalhes dentro do hotel, desde a recepção até o check out.

Pacotes prontos para surpreender…

Muitos estabelecimentos, inclusive, oferecem pacotes prontos para surpreender outras pessoas, onde consideram decorações especiais no quarto, presentes variados, desde chocolates a joias, massagens, passeios, etc.

As experiências: o que vivenciar durante os dias de viagem deve ser decidido por você. Para facilitar, coloque em uma folha de papel as atividades que irão ocorrer em cada dia da viagem, como se fosse um roteiro.

Descontos em tours, ingressos sem filas, city pass e transfers no local!

Consulte as opções de tours especiais, ingressos, city pass e transferes no local. O atendimento da empresa é excelente e toda a confirmação dos passeios acontece rapidamente por email.

QUERO VER AS OPÇÕES DE PASSEIOS, TOURS, ETC.

5) As experiências gastronômicas no lugar

A escolha de restaurantes e o que será degustado, também é algo que certamente será atribuído valor pela pessoa a ser surpreendida.

Busque informações sobre os melhores restaurantes do local em ferramentas confiáveis, como o Trip Advisor, por exemplo, e tenha certeza que a escolha do lugar oferecerá alimentos que a pessoa a ser surpreendida vai gostar.

6) Prepare as malas

Sobre preparar as malas, além dos seus objetos pessoais, não esqueça que talvez você precise considerar algumas peças de roupa e acessórios da pessoa a ser surpreendida também. Afinal, não adianta planejar uma viagem incrível para a praia, levar o convidado até o destino e ele não ter uma roupa de banho adequada para aproveitar o mar.

Não esqueça de considerar os tipos de atrações que está planejando para levar as roupas adequadas também. Jantares formais, piscina, trilhas, balada, por exemplo, tendem a demandar uma atenção especial.

Itens para colocar na mala da viagem surpresa
Itens para preparar a sua mala e a da pessoa a ser surpreendida

7) Decida como e onde fará a revelação sobre a viagem surpresa

A revelação pode ser feita em vários momentos. Na hora da viagem, minutos antes de embarcar para a aventura. Durante a viagem (dentro de um carro ou avião, por exemplo), ou chegando no destino.

A revelação da viagem pode ser feita, no entanto, ao longo de toda a experiência no destino, os detalhes não precisam ser revelados e assim pequenas surpresas ainda poderão acontecer.

Também recomendamos

5 hotéis perfeitos para curtir a lua de mel nas Maldivas

Dicas rápidas sobre harmonização de vinhos

9 razões pelas quais viajar é importante, pelo blog World By Isa

Os produtos essenciais para a necessaire de viagem

Restaurantes waterfront para vivenciar momentos únicos pela América

Checklist para a sua viagem

  • Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e casas de temporada com a missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva.
  • Chip internacional de celular com desconto já funcionando antes de sair do Brasil.
  • Passagens aéreas promocionais e dois destinos internacionais pelo preço de um! O melhor buscador de passagens aéreas para brasileiros.
  • Seguro viagem com desconto de até 10% e pagamento em até 12x no cartão. Use o cupom ARESDOMUNDO.
  • Tours, citypasses com desconto, ingressos e transfers para qualquer lugar do mundo.
  • Aluguel de carros no Brasil ou exterior, com preços em reais e pagamento em até 12 vezes.

Deixe o seu comentário