No século XI a.C. acontece a colonização grega das ilhas do Mar Egeu e da costa da Ásia Menor. Em meados do VIII a.C., a Grécia vive dificuldades e conflitos que levam seus habitantes à procura de outras terras e à fundação de novas colônias, agora no sul da Itália e na Sicília, também conhecida como Trinácria.
Ilha de três pontas e banhada por três mares: Tirreno, Jônico e Mediterrâneo. As colônias fundadas rivalizaram, em poder e esplendor, com suas cidades de origem.
A Sicília, terra do filósofo Empédocles e do célebre matemático Arquimedes, foi visitada, entre outros, por Ésquilo e Platão e nos proporciona, ainda hoje, um belo contato com seu passado grego.
O templo e o teatro de Segesta; o sítio arqueológico de Selinunte, com suas magníficas ruínas; o majestoso Vale dos Templos ao sul da moderna Agrigento, e os fantásticos monumentos de Siracusa proporcionam um espetáculo indescritível.
Para coroar a experiência, terminaremos nossa aventura em Taormina, uma das cidades mais charmosas do mediterrâneo. Próximo a ela encontra-se o Etna, o mais alto e ativo vulcão da Europa e, segundo alguns, local da oficina de Hefesto, o artífice dos deuses.
Esta viagem é ideal não apenas para os amantes do mundo grego antigo e suas histórias, mas também para os que apreciam belíssimas paisagens, cidadezinhas pitorescas, vinhos e azeites de altíssima qualidade, além de uma aconchegante hospitalidade.