10 dicas para a bateria do celular durar mais

Faço parte do time que acha que a bateria do celular está acabando quando resta 60% de carga (risos). Quando chego a este nível, passo a selecionar as fotos que vou tirar, os conteúdos que vou acessar e se estiver viajando, pior ainda. Desligo várias funções do celular para não perder de jeito nenhum o benefício de tê-lo vivo em mãos quando realmente precisar.

Imagem sobre o mundo no celular
Nosso mundo no celular

Sendo expert na otimização da carga, listei abaixo dez dicas que podem ajudar a sua bateria durar até 7 horas a mais. Já testei todos eles e muitos até de forma simultânea.

Não fique sem internet de qualidade no exterior e nem pague pelos altos custos de roaming internacional!

Contrate agora mesmo seu chip internacional de celular e receba em casa já programado, antes mesmo de viajar. Assim você poderá garantir internet e telefone no exterior, sem se preocupar!

QUERO SABER MAIS SOBRE O CHIP INTERNACIONAL

Enquanto as empresas fabricantes de celulares não lançam as baterias solares embutidas nos aparelhos, ou algo que realmente facilite a rotina dos usuários, vamos ao que nos resta: as dicas.

1) Desligue o wi-fi e o bluetooth    

Ali na tela principal é possível desabilitar estas funções. Não tem porque sair por aí com o wi-fi e o bluetooth ativados, porque o celular vai ficar procurando, mesmo que você não estiver usando, redes ativas para ele se conectar. Isso gasta muita energia.

No caso do wi-fi, apenas considere o seu uso se estiver em um lugar que permita usufruir a conexão e você também quiser usar a internet. Assim você não gastará o seu pacote de dados e usará a energia do seu celular de forma eficiente.

2) Desligue o Airdrop

Adoro essa função e de fato ela facilita muito o compartilhamento de fotos e vídeos com outras pessoas. Ao invés de ficar selecionando foto por foto armazenada no seu celular ou no no seu WhatsApp, o Airdrop permite que se passe tudo de uma vez ao selecionar.

Esta função, apesar de ser maravilhosa, consome muita energia também. O ideal é apenas ativar no momento da transmissão da informação e desativar assim que finalizar.

3) Reduza o tempo de bloqueio da tela

Lembra quando você comprou o seu aparelho que você selecionou o tempo que a tela ficaria acesa antes do bloqueio? Então, se você considerou deixar muito tempo acesa, consumirá a sua energia. Quando não estiver usando o celular ou você pode reduzir o tempo dele aceso ou, manualmente, bloqueie, pois surte o mesmo efeito.

4) Feche os aplicativos e não permita que sejam atualizados sozinhos

Eu mesma deixava esta função de atualização automática ligada para todos os aplicativos, porque é muito chato ficar prestando a atenção na versão deles. Certo dia, 3 dos meus aplicativos resolveram atualizar sozinhos e estava com 13% de bateria. O quê aconteceu? Cai para 4%.

Se for viajar, principalmente, desative isto. Fora da sua rotina, você pode precisar do seu celular e ele não estará apto para te ajudar. Garanto que nenhuma tomada irá encontrar. Murphy trabalha bem nesta hora, risos.

5) Analise os aplicativos que realmente usa

Faça uma limpeza nos seus aplicativos. Não só consomem memória, mas também energia. Acredite se quiser, mas o Instagram consome 55% da minha bateria por dia.

No seu celular tem um lugar que chama “bateria”, ali você saberá quanto cada aplicativo consome de energia diariamente.

Pessoa usando o celular em evento
Uso de celular em eventos e shows

6) Ative o modo de economia de energia

Os celulares mais novos têm este botãozinho mágico neste mesmo local em que você saberá sobre a energia dos aplicativos. Quando optamos por esta função, o celular reduz ou desativa os efeitos visuais, até que haja nova carga de bateria. Ajuda bastante.

7) Evite fotos com flash

Pois é. Se o dia estiver lindo, você pode desligar a função. Na hora do disparo da foto, o celular faz um esforço muito grande e isto gasta bastante a bateria. Aplicativos que tiram fotos e fazem vídeos também tendem a ter esta opção de não utilizar o flash.

8) Não deixe seu celular ficar procurando sinal

Sentença de morte declarada do aparelho. O celular vai te deixar na mão e bem rápido. Esta procura dele por sinal vai consumir muita, mas muita energia. Percebeu que está sem sinal, coloque no “modo avião” até estar em uma área mais propícia para ele funcionar.

9) Desative o GPS

Quando você deixa ativado o GPS, o seu aparelho saberá passo por passo que deu no dia. Em viagens, pode ser uma ferramenta útil, principalmente para quem usa mapas online para se orientar, contudo gasta energia. Se dominar o lugar em que irá ou tiver uns mapinhas em papel, poderá desabilitar com segurança e só usar se de fato precisar.

10) Sem vibração e sem notificação

Muita gente usa as notificações ou pior ainda, notificações com vibrações. Vamos pensar juntos: quantas mensagens de WhatsApp recebe por dia? Para cada uma delas o seu celular ascende e/ou vibra? Bastante energia vai embora com isto. Se puder evitar, evite.

Também recomendamos

Um aplicativo criado por um piloto para ajudar quem tem medo de viajar de avião

Os melhores apps da Google para planejar viagens

A empresa que oferece descontos e acesso aos lounges vips em aeroportos

10 dicas para perder o medo de viajar de avião

A melhor forma de alugar carro no Brasil ou exterior

Checklist para a sua viagem

  • Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos e casas de temporada com a missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva.
  • Chip internacional de celular com desconto já funcionando antes de sair do Brasil.
  • Passagens aéreas promocionais e dois destinos internacionais pelo preço de um! O melhor buscador de passagens aéreas para brasileiros.
  • Seguro viagem com desconto de até 10% e pagamento em até 12x no cartão. Use o cupom ARESDOMUNDO.
  • Tours, citypasses com desconto, ingressos e transfers para qualquer lugar do mundo.
  • Aluguel de carros no Brasil ou exterior, com preços em reais e pagamento em até 12 vezes.

Deixe o seu comentário