Apoio a quem sofre de câncer: como e onde doar cabelos

Comecei a doar os meus cabelos para mulheres e crianças que sofrem de câncer, logo depois que vi os japoneses recolhendo lixo nos estádios do Brasil, após o término dos jogos da Copa do Mundo de 2014. Realmente, fiquei emocionada com o ato de solidariedade e preocupação com o próximo e, envolvida, resolvi buscar uma causa para também apoiar.

A doação de cabelos é interessante e fácil, pois não envolve dinheiro. Não que eu não apoie quem faz doações monetárias, de forma alguma, mas muita gente também acaba não se envolvendo com nada por isso.

Como doar cabelos no Brasil

  • Vá ao cabeleireiro de sua preferência e diga que irá doar um determinado comprimento dos seus cabelos.
  • Você precisará pedir para cortar no mínimo 15 cm de comprimento, pois, para confeccionar as perucas, o tamanho importa.
  • O seu cabeleireiro, então, fará um rabo de cavalo em você. Ele cortará um pouco acima de onde ficou o laço de cabelo.
  • Como o montinho de cabelo já estará amarrado, ele só colocará em um saco plástico para você enviar pelos Correios posteriormente.
  • Ao levar os cabelos aos Correios, informe que é doação antes do envio. Ainda não há isenção de taxas para o envio, mas eles pedem para informar.
Corte de cabelo feminino
Meu antes e depois da doação

A Elis, a minha cabeleireira, ainda arrasou no meu long bob! Amei o corte.

Corte de cabelo tipo long bob feminino
Já com o cabelo em mãos para doação

Onde doar cabelos

Descobri lindos projetos aqui no Brasil, onde eles juntam vários montinhos de cabelo, desenvolvem perucas e entregam para as pessoas que precisam. São eles:

Amigos do HC: projeto “Cabelo Amigo” do Hospital Público de Curitiba (mulheres e crianças com câncer). A Embelleze corta os cabelos sem custo para quem vai doar e, além dos fios, aceitam turbantes também.

Rapunzel Solidária (adultos e crianças com câncer): as informações sobre o envio do cabelo estão na capa da página do Facebook deles.

Projeto Casca de Cebola (adultos e crianças com câncer): alguns famosos até apoiam a ONG.

Cabelegria: eles atualmente estão com o estoque cheio devido ao alto número de doações, mas é sempre bom acompanhar a página deles no Facebook para atualização.

Escolha a sua ONG para se apaixonar e doe também. Qualquer pouquinho já ajuda.

Outros projetos para ajudar

Depois que passei a doar os meus cabelos para projetos sociais, passei a colaborar com outras causas também. Hoje, também colaboro com Viajantes solidários, que ajuda crianças e adolescentes que precisam viajar grandes distâncias para ter acesso à saúde, e também o Argilando, com que promove a doação de produtos de higiene que viajantes recebem de hotéis e companhias aéreas, para aqueles que necessitam.

Deixe o seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários

  1. Avatar
    adriana
    18/12/2018

    minha filha tem 9 anos e gostaria de doar o cabelo pra alguma crianca

    • Leda De Luca
      20/12/2018

      Que gracinha a sua filha! Neste post tem algumas sugestões de ongs muito bacanas que trabalham com doação de cabelo.
      Depois que ela doar, me conte como foi a experiência. Feliz Natal à família.

  2. Avatar
    Daiana Barros
    21/02/2019

    Minha filha tem 8 anos, nunca cortou o cabelo tem desejo de visitar um hospital e doar o cabelo dela pra alguém, e possível ?o cabelo já passa da cintura dela e totalmente natural, ela quer cortar só se for doar pra alguma criança..

    • Leda De Luca
      22/02/2019

      Bom dia, Daiana. Como vai? Que bacana a atitude da sua filha.
      Acredito que seja possível, sim. Verifique qual destas instituições que indico fica mais perto para você e entre em contato diretamente com eles.
      Devem ter alguma programação especial para crianças.

      Tenha um ótimo dia,
      Leda

  3. Avatar
    Renilda Barbosa da Silva
    15/09/2019

    Gostaria de doar meu cabelo para HC!queria saber se posso entregar direito na recepção do hospital, já que é minha mãe quem vai entregar .pois ela tem uma consulta aí! Eu não poderei ir, por isso que queria estas informações! Obrigada

    • Leda De Luca
      15/09/2019

      Olá, recomendo a vocês ligarem no HC para verificar se é possível, pois não tenho certeza se o ponto de recolhimento é no próprio hospital. Como resido em outra cidade, eu enviei para o endereço que me informaram, por Correios. 😉

    • Leda De Luca
      24/06/2020

      Oi Sheila, tudo bem?

      Faça a doação para uma destas ongs que indiquei acima. Vão gostar do seu carinho. 😉