Categorias: América do Norte, Canadá, Destinos, Quebec

Quebec City e o charme francês cercado de história

Fundada em 1608, Quebec City ou Ville de Québec é a capital da província de Quebec e uma das dez cidades mais visitadas do Canadá. Com forte influência da França, desde que era uma colônia, ela tem o francês como idioma oficial. É uma das cidades mais antigas da América do Norte e bastante charmosa. Muitos turistas se encantam pelo centro histórico repleto de construções feitas com pedras, pela gastronomia e a hospitalidade canadense. 

Local de passagem de embarcações, com passagem para pedestres
Porto de Quebec City

Território da batalha entre ingleses e franceses 

Desde a sua descoberta, Quebec City se tornou o coração da França nas Américas. A província que leva o mesmo nome foi dominada pelos franceses até o início do século XVIII, quando os ingleses decidiram investir no território.  Em 1759, os britânicos assumiram o controle e vencerem a batalha nas Planícies de Abraão, onde 10 mil tropas estiveram envolvidas. O combate do dia 13 de setembro, porém, durou cerca de 40 minutos. 

Mesmo com o triunfo inglês, toda a região ainda tem uma forte ligação com a França, principalmente depois da independência do Canadá, em 1867. Ainda que pouco ativo, existe um movimento separatista no país para tornar o lado francês independente. Nada muito forte, tanto que a língua inglesa também é considerada oficial por toda a província. 

Como chegar à cidade

Não existem voos diretos do Brasil para Quebec City, apenas para Toronto. Portanto, é preciso trocar de voo se a opção for de avião. É possível fazer a troca de aeronave também nos Estados Unidos. Estando no Canadá dá para ir à cidade também de carro, trem e ônibus. Quando estive em Montreal, por exemplo, aluguei um automóvel para ir à capital da província. A viagem foi bastante confortável. Foram 253 quilômetros, em uma estrada com ótimas condições. 

Principais atrações

Com pouco mais de meio milhão de habitantes, Quebec City não está entre as cinco maiores cidades do país, mas é repleta de atrações para os seus moradores e visitantes. Por isso, separei os principais destaques para uma viagem inesquecível.

1) Chatêau Frontenac

Inaugurado em 1893, o Chatêau Frontenac, que no passado foi a sede do governo de Quebec, hoje é um luxuoso hotel, sendo um dos principais do Canadá. Ele tem mais de 650 quartos e mais de 70 metros, que faz com que os visitantes tenham uma vista bonita da cidade. Com estilo renascentista, ele atrai muitas pessoas, mesmo não sendo hóspedes.

Frente da construção do Chatêau Frontenac, em Quebec
A imponente fachada do Chatêau Frontenac

2) Basílica Notre-Dame-des-Victoires de Quebec

A Basílica Notre-Dame-des-Victoires é uma pequena igreja católica na cidade de Quebec. É considerada a mais importante da cidade e uma das mais antigas da América do Norte. Ela foi construída em 1647, mas precisou passar por obras de restauração por conta de batalhas e incêndios. Está em uma região turística.

Igreja pequena feita de pedras de frente para árvore de natal.
Frente da Basílica Notre-Dame-des-Victoires de Quebec

3) Citadelle

Localizada na parte histórica da cidade, a Citadelle é uma fortificação que tem o título de patrimônio da UNESCO. Dentro de sua área está uma das residências oficiais do governador geral do Canadá. É possível visitá-la com um guia. O museu também atrai muitas pessoas.

Guarda na porta de uma fortificação de pedras.
Guarda na porta da Citadelle

4) Planície de Abraão

A Planície de Abraão é o local onde ingleses e franceses se enfrentaram em 1759, pelo comando da região. O duelo, que durou cerca de 40 minutos, terminou com a vitória dos britânicos e, atualmente, o espaço é considerado um dos pontos turísticos de Quebec. Nele está o parque mais importante da cidade, com muitas árvores e uma ótima área para a prática de esportes. O Museu de Belas Artes também fica no mesmo espaço.

Campo coberto com neve em um dia ensolarado.
Dá para imaginar um conflito em um lugar tão bonito como este?

5) Observatoire de la Capitale de Quebec

O observatório não fica em um edifício muito alto. Ele está no 31º andar do edifício Marie-Guyart Building, a 221 metros de altura, no centro antigo da cidade. Mesmo assim, é possível ter uma ótima noção de como é Quebec e visualizar os principais pontos turísticos, em 360 graus. É importante falar que não é um local que costuma ficar lotado.

6) Terrasse Dufferin

O Terrasse Dufferin é um calçadão que fica dentro dos muros da cidade e vai do Château Frontenac até a Planície de Abraão, dois pontos turísticos da cidade. Tudo isso margeando o Rio St Lawrence, com o calçamento feito de madeira. Um ótimo local para curtir o visual da cidade em dias mais quentes.

Larga passarela de madeira beirando um rio.
Uma tarde relaxante pelo calçadão de Quebec

7) Rue Du Petit-Champlain

A Rue Du Petit-Champlain é um dos principais destinos de compras para os turistas e os moradores de Quebec City. A charmosa rua foi construída em 1653 e está na parte alta cidade, sendo necessário usar o funicular ou subir escadas para visitá-la. Ela é estreita e não passa carros, a arquitetura da lojas e restaurantes nos faz lembrar uma cidade da Normandia (norte da França). Aliás, tenho um tour bem bacana para recomendar pelo centro velho, veja AQUI.

Bonita rua de estilo medieval apenas para pedestres.
Casas de pedra em Quebec e a lembrança da França

8) Fortificações de Quebec

Após a sua fundação, em 1608, um dos mecanismos usados pelos franceses para a defesa de Quebec City eram fortificações, fato que até hoje pode ser percebido por quem a visita. Uma muralha de cerca de 4,5 km está intacta na parte antiga da cidade, com alguns portais, lembrando como era o espaço.  Ela acabou se tornando um ponto turístico do município.

Pretende viajar?

Os nossos parceiros podem te ajudar a fazer uma excelente viagem. Confira! 

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI. Há opções diversas para todos os perfis de viajantes.

Passeios no Brasil e Argentina de forma organizada e preços em reais.

Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto especial. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.

De guias de viagem a passeios pitorescos na Europa, Américas, África, Oceania e Ásia. Tudo bem organizado e com confirmação por email.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Confira os TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário