Categorias: Destinos, Espanha, Europa, Figueres, Girona

O melhor de Girona e Figueres em um dia de viagem

Girona e Figueres são pequenas cidades na região da Catalunha, Espanha. Tive o prazer de conhecer estes lugares, por meio de um tour de um dia, que saia de Barcelona (a minha cidade do coração e onde estava hospedada). A viagem demorou cerca de uma hora e meia em transporte pela estrada, mas pode levar até 30 minutos em trem de alta velocidade, saindo do mesmo ponto.

Vista panorâmica das casas com diferente arquitetura, em Girona
Vista panorâmica com um pouco da arquitetura de Girona

Antes de fazer este bate e volta, já tinha ouvido falar que Girona havia sido palco de várias temporadas de Game of Thrones por ter características medievais, assim como Figueres era interessante por ter o Museu de Salvador Dalí. Não esperava ir tão além a outros assuntos nesta viagem, mas logo percebi que ambos os destinos eram muito especiais. Morri de amores por Girona já nas primeiras horas de passeio, e o Museu de Salvador Dalí entrou para a minha lista de museus preferidos do mundo.

Museu Dalí todo decorado com ovos grandes e estátuas
Detalhes do Museu de Salvador Dalí com ovos no topo da construção

Girona

Girona foi fundada por romanos em 79 a.C. Ao longo dos milhares de anos, passou por diferentes domínios culturais e períodos emblemáticos da história da arte. Com lideranças que variaram entre a romana, muçulmana e até a francesa, durante o Império de Napoleão Bonaparte; do estilo Românico ao Gótico; traços únicos foram formados (e muitos preservados) no que Girona tem como personalidade ainda hoje.  Cheia de história e com uma beleza ímpar, cerca de 100 mil habitantes dão vida às ruelas estreitas e medievais de um dos símbolos da adorável Catalunha.

prédios históricos de Girona
Cenário medieval de Girona
Passeios divertidos, transfers e ingressos com descontos no Brasil ou exterior
Recomendamos 3 ótimas empresas para você consultar antes de comprar ingressos, tours ou excursões com agências ou diretamente nos hotéis. A primeira é a Ticket Bar, que oferece excelentes descontos em ingressos, transfers e citypass (com opções de acesso a transportes públicos). A segunda chama Tour On, que trabalha exclusivamente com tours diversos no Brasil, na Argentina e em Portugal. A terceira é a Get Your Guide, que oferece muitas excursões na Europa, Américas, Ásia, Oceania e África. As 3 empresas são organizadas e as confirmações das compras acontecem de forma rápida e segura. Para fazer a pesquisa sobre os passeios, basta clicar no nome das empresas acima e digitar o destino (país ou cidade).

Atrações de Girona

Caminhar pelas margens do Rio Oñar

Chega a ser clássica a paradinha nas margens do Rio Oñar para tirar algumas fotos, pois os prédios coloridos, do século XIX, são facilmente refletidos na água, seja em dias de sol ou não. Esta paisagem tem uma leve semelhança com Florença, embora o rio espanhol seja mais estreito e não tenha as vistosas pontes italianas.

prédios coloridos refletindo na água do rio
Prédios históricos refletindo no Rio Oñar

Além do rio Oñar, a cidade também é cortada pelo Ter, Galligants e Güell. Realmente, uma região naturalmente privilegiada, que sempre oferece bonitas paisagens para um momento de descanso e boas fotografias.

Basílica de Sant Feliu

Ao atravessar a ponte principal do Rio Oñar, logo você verá uma espécie de portal, com a imensa Basílica de Sant Feliu. Esta construção é muito especial, pois mostra um pouco dos vestígios históricos e artísticos da cidade, já que metade da igreja para frente é em estilo Românico e, metade para trás, é Gótico. Observe não apenas os detalhes da igreja, mas também as casas ao redor dela. Dá quase para traçar uma linha na rua para marcar os períodos e estilos distintos das construções.

Parede lateral da parte externa da Basílica de Sant Feliu
Lateral da Basílica de Sant Feliu

Leoa de Girona

A estátua da Leoa, localizada bem próxima à Basílica de Sant Feliu, foi construída no século XII. Ela não é muito bonita, mas está na lista de atrações turísticas da cidade, pois há uma lenda que diz que os visitantes devem beijar a sua traseira para retornar a Girona um dia.

Por motivos de higiene, as autoridades da cidade elevaram a estátua em uma espécie de pedestal para evitar o contato dos turistas beijoqueiros, mas isso não adiantou e acabaram colocando uma escada ao lado da estátua, para os visitantes não correrem o risco de derrubar e estragar a Leoa de vez.   

Catedral de Girona

Documentos antigos da cidade relatam que a Catedral foi construída em 1015, mas na verdade referem-se apenas à sua reforma. Ela foi construída bem antes dos anos 1000, passou por dominação árabe em 717, quando foi convertida em Mesquita e posteriormente voltou a ser cristã, quando os Francos dominaram Girona, em 908. Há tantos séculos em pé, a imponente construção exibe a maior nave gótica do mundo e pode ser vista de diversos pontos da cidade. Infelizmente, não consegui entrar nela, pois estava fechada, mas recomendo o passeio completo.

grande igreja em vista panorâmica de Girona
Catedral de Girona, em vista panorâmica
Monumentos e vitral na entrada da Catedral de Girona
Detalhes arquitetônicos da entrada da Catedral de Girona

Rambla Llibertat

Pela Rambla Llibertat há vários restaurantes, bares, lojas de produtos feitos por artesãos locais, outras de artes, de departamento e souvenirs da Catalunha. Muito gostoso caminhar por esta rua sem pressa, conhecer um pouco mais da gastronomia catalã e fazer umas comprinhas.

Muralha de Girona

Como mencionei no início deste artigo, Girona foi fundada pelos romanos há muitos séculos. Como era de costume, eles cercavam as cidades dominadas com altos muros, pois assim poderiam conter ataques de inimigos.

Em Girona, foi exatamente igual. Nela foi construída uma muralha de cerca de 5 km de comprimento e ajudou muito na proteção da cidade, principalmente, durante os ataques das tropas de Napoleão Bonaparte (mas os espanhóis acabaram perdendo depois).  Parte desta imensa construção de pedra ainda pode ser vista e percorrida por visitantes no local. Recomendo fazer este passeio histórico iniciando pelo Bairro Velho de Girona.

Muralhas de pedra com arcos inferiores, sobre um rio em Girona
Parte das Muralhas Romanas de Girona

Banhos árabes

Os banhos árabes de Girona foram construídos em 1194 e, embora se pareçam com termas romanas, o modelo em si foi copiado dos muçulmanos, no norte da África. Para a finalidade de banhos e relaxamento, foram utilizados até até o século XV. Depois deste período, passou por capital privado e acabou recebendo outras funções –foi até um convento, pelo que diz na história. O local hoje é aberto para o público e a visitação pode ser feita por preços populares.

Bairro Judeu (Call)

A meu ver, este é um dos melhores lugares da Europa para conhecer o legado judaico, pois é muito conservado e dá para sentir a história da religião em cada ponto que passamos.

bonecos gigantes representando a realeza e arquitetura de Girona
Um pouco de cultura e arquitetura catalã pelo centro histórico de Girona

Na cidade, nos foi informado que os judeus chegaram em peso, a partir do século XII, e se instalaram no Call (Bairro Judeu). Com o passar dos anos, a comunidade continuava apresentando grande crescimento, mas, em 1492, os reis católicos se manifestaram e expulsaram o grande grupo. As ruelas em forma de labirinto, com casas corpulentas e cheias de detalhes arquitetônicos da Idade Média, mostram bem esta parte da história.

Figueres

Figueres não é uma cidade tão bonita quanto Girona, mas lá está um dos museus que mais gostei de visitar no mundo (sem exagero mesmo, gostei muito): Museu Salvador Dalí.

Salvador Dalí, o homem das roupas e pensamentos extravagantes e com bigodes pontudos,  foi reconhecido internacionalmente por seus trabalhos surrealistas que mesclavam o lado bizarro das coisas, com uma incrível qualidade plástica. Ele era amigo de Pablo Picasso e Joan Miró e alguns dos seus trabalhos foram influenciados por estes incríveis pintores. Dentre as suas obras mais famosas estão: A Persistência da Memória, de 1931, popularmente descrita como os relógios derretendo, presente no acervo do MOMA, em Nova York; The Mae West Room, em que móveis de uma sala podem ser observados em 3D, virando um rosto de mulher (presente no Museu de Dalí, em Figueres).

Rosto de mulher representado com móveis de sala
The Mae West Room, foto e móveis de sala representando o rosto, em forma de arte, no Museu de Salvador Dalí
O Museu de Dalí é todo interativo. Vemos muitos elementos que ele gostava de usar, como: ovos, seios, elefantes, etc. Aliás, toda a casa onde funciona o museu é decorada por ovos. Uma construção incrível! Dentro do museu vi algumas obras em 3D que me fizeram pensar em como ele poderia ter criado aquilo no início do século XX, um período tão sem tecnologia. Além de muitas obras bacanas, o túmulo do pintor está ali.

 

Fachada do Museu Dalí e decoração com correntes de um dos salões internos
Exterior e interior do Museu Dalí, em Figueres

Também recomendamos

Conheça a incrível Montserrat, pertinho de Barcelona

Dicas de turismo, arte e compras em Madrid

Um guia completo em Barcelona para fazer uma viagem inesquecível

A melhor forma de alugar carro na Espanha

Receita do tradicional bolo de maçã espanhol




Pretende viajar?

Confira abaixo alguns serviços que recomendamos para quem deseja viajar com mais conforto e aproveitar cada minuto da viagem:

O serviço mais contratado pelos leitores de Ares do Mundo! Hotéis, resorts, pousadas, apartamentos, casas de temporada, entre outras opções. A Booking.com tem como missão cobrir qualquer preço e não cobrar taxa de reserva. RESERVE AQUI e garanta a melhor hospedagem pelo menor preço.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil e com a possibilidade de usar o seu número de Whatsapp no exterior. Esta é a melhor forma de não perder tempo de viagem em lojas de telefonia e nem pagar o alto custo da roaming internacional. Use o cupom ARESDOMUNDO e obtenha 10% de desconto. Conheça os pacotes AQUI.

Passagens aéreas com preços de outlet! Isso mesmo, o buscador que recomendamos compara os preços de diferentes companhias e os apresenta da melhor forma. No aplicativo gratuito de celular da empresa, você pode buscar as datas mais baratas para viajar, de acordo com o seu destino de interesse ou pedir que o aplicativo te sinalize os melhores destinos para ir, de acordo com as suas datas disponíveis.

Tours, ingressos e transfers em qualquer lugar do mundo. Acesse AQUI para descontos em ingressos, transfers e citypass (com opções de acesso a transportes públicos). Para tours no Brasil, Argentina e Lisboa de forma organizada, veja AQUI. Já para excursões em outros países ou cidades do mundo, confira AQUI. Empresas organizadas e passeios confirmados rapidamente. Clique em um dos links acima, insira o seu destino, que opções de diversão aparecerão.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12 vezes no cartão. A empresa sempre oferece mimos para os clientes, como segundo condutor grátis, upgrade de veículo como cortesia, etc. Escolha o seu veículo, em qualquer lugar do mundo e confira os diferenciais.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Está tudo explicado nos TERMOS DE USO, pois prezamos pela transparência com os nossos leitores.

Deixe o seu comentário