Categorias: América do Sul, Brasil, Destinos, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Um tour de futebol pelo Rio de Janeiro

A paixão do carioca pelo futebol é indiscutível. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, quatro das 12 maiores equipes do futebol brasileiro, estão no Rio de Janeiro. Além disso, o Maracanã, maior estádio do país, e a Confederação Brasileira do Futebol também estão situados na cidade. Por isso, uma visita à Cidade Maravilhosa pode ir muito além das praias, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Um verdadeiro “tour do futebol” está à disposição de turistas e locais.

Arte sobre a bandeira do Brasil
Museu da Seleção Brasileira no Rio de Janeiro

Um grande acervo de camisas e objetos ligados à história do futebol brasileiro e uma vasta galeria de troféus estão à disposição do público, em cada um dos locais citados acima. Se você tiver sorte, ainda poderá encontrar com um dos grandes ídolos do nosso esporte. Por isso, aproveito para compartilhar um pouco da minha experiência em cada um desses “ícones” do esporte bretão.

Museu da Seleção Brasileira

A história da Seleção Brasileira, a única pentacampeã mundial, começou a ser contada em 1914, quando ela fez a sua primeira partida oficial, na Copa Roca, e conquistou o primeiro troféu. Uma verdadeira galeria de craques vestiu a “amarelinha”, como Pelé, o maior de todos os tempos, que ajudou a transformar o Brasil no país do futebol. Como o acervo é enorme, a CBF separou o que tem de mais importante para o público conhecer no Museu da Seleção Brasileira, na sede da entidade máxima do futebol nacional, que foi inaugurada em 2014.

A exposição começa em um vídeo que mostra grandes momentos da história do futebol do país. Ele é exibido no auditório da CBF, o mesmo que recebe as convocações da Seleção e os sorteios das competições nacionais.

A história das camisa da Seleção Brasileira também está presente, com algumas relíquias. Entre elas a “amarelinha” usada por Carlos Alberto Torres na final da Copa do Mundo de 1970, quando ele fez o último gol da vitória de 4 a 1 sobre o Itália, no México. Alguns presentes dados à confederação, ao longo de sua existência, também estão expostos.

Camisas amarelas expostas
Camisas da Seleção Brasileira no Museu da Seleção Brasileira

Sem dúvida nenhuma, os troféus conquistados pelas seleções masculina e feminina, em todas as categorias, são as “cerejas do bolo”. Os visitantes podem tirar fotos com as taças das cinco conquistas da Copa do Mundo, da Copa das Confederações, da Copa América, entre outras. A medalha do ouro olímpico de 2016, junto de uma camisa de Neymar e tocha dos Jogos do Rio de Janeiro estão no museu, inclusive.

Troféus e outros prêmios expostos em estantes
Troféus e outros itens históricos presentes no Museu da Seleção Brasileira

A exposição ainda conta com muitas imagens e vídeos, além de muita interatividade. Painéis fazem um paralelo do que aconteceu com a Seleção ao longo dos anos, com fatos no mundo. Narrações de grandes momentos do Brasil estão disponíveis, assim como todas as estatísticas contra os adversários.

Confira os horários e valores e ingressos AQUI.

Maracanã

Inaugurado para a Copa de 1950 como o maior estádio do Mundo, o Maracanã é um cartão-postal do Brasil. Milhares de turistas procuram o espaço todos os dias, que também foi palco da final do Mundial de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

Estádio do Maracanã vazio e com luzes
Estádio do Maracanã, no bairro da Tijuca

A visita não se restringe a conhecer os vestiários, gramado, bancos de reservas, salas de aquecimento e de coletivas. Existem espaços dedicados aos clubes cariocas. Zico e Roberto Dinamite, grandes ídolos de Flamengo e Vasco, cederam camisas e outros itens particulares para exposição. Os torcedores do Fluminense veem duas camisas réplicas em homenagem à dupla Assis e Washington, o “Casal 20” e a bola da final da Taça Guanabara de 1983, conquistada pelo Tricolor. Itens de Jairzinho estarão à disposição dos botafoguenses.

Os visitantes também podem ver itens relacionados a Pelé e Garrincha, os maiores nomes da história do futebol brasileiro. Estão em expostos uma camisa 7 da Seleção usada por Mané na Copa de 62 e uma das bolas e a rede do jogo do milésimo gol do Rei do futebol (Vasco x Santos, em 1969).

Ingressos e horários AQUI.

Botafogo

O Botafogo de Futebol e Regatas nasceu oficialmente no dia 8 de dezembro de 1942, como resultado da fusão de dois clubes com o mesmo nome: o Club de Regatas Botafogo e o Botafogo Football Club. O Alvinegro foi indicado pela FIFA ao seleto grupo dos maiores clubes do século XX e, em sua gloriosa história, tem grandes nomes da história do futebol brasileiro, como Garrincha, Nilton Santos, Didi, Gerson, Jairzinho, Amarildo, Didi, Zagallo e Heleno De Freitas.

Como tanta história para contar, o clube tem grande acervo, que pode ser visitado no Centro de Memória Alceu Mendes de Oliveira Castro, na sede de General Severiano. Troféus, documentos, fotos, camisas e placas estão à disposição do público.

Frente de casarão com pessoas
Entrada da sede de General Severiano, do Botafogo (crédito: site oficial do Botafogo)

Veja no site oficiall do Botafogo mais informações sobre o tour.

Flamengo

Dono da maior torcida do país, o Flamengo foi fundado em 1895, como um clube de remo. O futebol passou a fazer parte da agremiação em 1912 e, desde então, não parou de colecionar títulos. O Rubro-Negro tem seis Campeonatos Brasileiros, três Copas do Brasil, 34 Campeonatos Cariocas, um Mundial de Clubes, uma Copa Libertadores e uma Copa Mercosul.

Piscina do Flamengo com pessoas
Sede do Flamengo na Gávea (crédito: site oficial do Flamengo)

E a história do clube, que não se resume apenas ao futebol e ao remo, pode ser conhecida em uma exposição interativa. O passeio conta com acervo de imagens e áudios históricos do clube, passando por uma Linha do Tempo, visita ao vestiário de 1981 e cinema no campo, com arquibancada de troféus e Hall da Fama.

Mais informações no site oficial do Flamengo.

Fluminense

Fundado em 1902, por Oscar Cox, o Fluminense disputou a sua primeira partida oficial contra o Rio Football Club, no campo do Paysandu, em Laranjeiras, com vitória do Tricolor por 8 a 0. Desde então, o clube colecionou título e contribuiu para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira foi disputado em 21 de julho de 1914,contra o Exeter City da Inglaterra, no estádio das Laranjeiras. Essa e outras histórias estão presentes em um tour na sede do clube, que tem visita à sala de troféus, Salão Arnaldo Guinle, Estádio Presidente Manoel Schwartz, vestiário, gramado e Sala de Imprensa Nelson Rodrigues.

Salas amplas com peças expostas
Entrada da sala de troféus no Fluminense (crédito: site oficial do Fluminense)

Mais informações sobre o tour no site oficial do Fluminense.

Vasco

No dia 21 de agosto de 1898, sessenta e dois idealistas, brasileiros e portugueses ligados à colônia portuguesa, no Rio de Janeiro, se juntaram e fundaram um clube destinado à prática do remo. Em homenagem às celebrações do IV Centenário da Descoberta do Caminho Marítimo para as Índias, eles batizaram agremiação com o nome de Club de Regatas Vasco da Gama.

Estádio com arquibancada pintada e vazia
Estádio do Vasco da Gama

Apesar de ter sido fundado como clube de remo, o Vasco da Gama é uma das principais agremiações esportivas do Brasil, com uma história que se mistura à do país desde que foi fundado. A luta contra o racismo, construção do Estádio de São Januário, desfiles de Primeiro de Maio e do carnaval carioca, além do anúncio da Consolidação das Leis do Trabalho, são alguns dos fatos históricos que fazem parte do Cruz-Maltino.

O torcedor pode conhecer tudo sobre o Vasco, passando pelo salão de troféus, tribuna de honra, busto do almirante, vestiário do futebol profissional, estátua do gol mil de Romário e o Painel dos Ídolos, em tour diário.

Confira AQUI mais informações sobre o tour no clube.

Pretende viajar?

Os nossos parceiros podem te ajudar a fazer uma excelente viagem. Confira! 

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI. Há opções diversas para todos os perfis de viajantes.

Passeios no Brasil e Argentina de forma organizada e preços em reais.

Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto especial. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.

De guias de viagem a passeios pitorescos na Europa, Américas, África, Oceania e Ásia. Tudo bem organizado e com confirmação por email.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.

Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos excelentes e com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Confira os TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário