Categorias: Destinos, Europa, Lisboa, Portugal

Lisboa é a melhor cidade para viver em 2018

Que Portugal desponta em matérias americanas, como Forbes e Miami Indulgence, sobre qualidade de vida, investimento no exterior e mudança de país não é novidade. A capital Lisboa é altamente elogiada internacionalmente pelo seu conjunto arquitetônico, baixos índices de criminalidade e custo de vida. Diariamente tem sido evidenciada como oportunidade de moradia e negócios aos americanos.

Vista da arquitetura de Lisboa em um dia ensolarado
Vista de Lisboa do Elevador Santa Justa

Estive em Portugal duas vezes. Uma em 2015 e outra neste ano, 2018. Fiquei espantada com o crescimento da cidade em tão pouco tempo. Anteriormente tinha ficado a imagem de uma cidade melancólica, que apresentava prédios tradicionais com azulejos, ruas estreitas com paralelepípedo, fado e poesia. Já desta vez a vi como uma cidade moderna e bem movimentada. As ruas do Chiado estavam lotadas, as pessoas tomavam sol à beira do rio Tejo, os píeres estavam repletos de pessoas socializando e crianças aprendendo a andar de bicicleta e pequenos barquinhos velejavam no horizonte. Tudo isso em pleno inverno.

Rio Tejo e o Monumento aos Descobrimentos num fim de tarde
Passeio pelas margens do Rio Tejo, nas proximidades do Monumento aos Descobrimentos
Rua do Bairro de Chiado decorada com motivos natalinos
Rua do Bairro de Chiado

Na Praça do Comércio brindei com as gaivotas a nova história que Lisboa estava escrevendo. Recuperando a economia lentamente, ressurge das cinzas, como a trágica história do terremoto na cidade, que é contada no Story Lisboa (ingressos AQUI).

Movimento de turistas às margens do rio Tejo na região da Praça do Comércio
Vista do rio Tejo de frente para a Praça do Comércio

Aliás, adorei conhecer este novo lugar. De forma interativa conheci toda a história de Lisboa.

interior do museu Story Lisboa
Museu Story Lisboa
Decoração do museu Story Lisboa
Museu Story Lisboa

Diferentemente da primeira vez, que fiz grande parte da viagem com ônibus turístico, aproveitei o dia ensolarado para caminhar e passear de bonde. Andei todo o percurso da Praça do Comércio até o Mosteiro dos Jerônimos. Queria passar pela ponte 25 de Abril, ver mais de perto o Cristo Rei português do outro lado do Tejo e conhecer um pouco mais sobre o entretenimento beira rio.

Praticantes de esporte próximos à Ponte 25 de Abril e ao Cristo Rei
Ponte 25 de Abril e ao fundo o Cristo Rei

Havia pensando que a caminhada não seria tão longa, mas demorei bastante para fazer tudo isso a pé. Quase não cheguei a tempo de pegar o Mosteiro dos Jerônimos aberto. Por sorte, quando cheguei, ainda estava em funcionamento e sem muita gente, o que me garantiu melhores fotos do bonito lugar.

Lado de fora do Mosteiro dos Jerônimos
Mosteiro dos Jerônimos
Arquitetura do lado de dentro do Mosteiro dos Jerônimos
Interior do Mosteiro dos Jerônimos

Bem próxima ao Monumento aos Descobrimentos, erguido em 1940 em homenagem aos descobridores portugueses, peguei o bonde para chegar ao Arco da Rua Augusta, importante rua portuguesa de comércio. Achei linda a arquitetura dele e as diferentes facetas, tanto para a rua Augusta, como para a Praça do Comércio.

A minha passagem foi rápida por Lisboa, afinal, aproveitei a minha ida ao país para conhecer Sintra, Cascais, Estoril e Cabo da Roca. Mas ao subir no Elevador Santa Justa, de fato, não vi a mesma cidade. Brasileiros chegam em avalanches e turistas de diversos lugares do mundo se deliciam com os doces locais e o bom clima da capital portuguesa.

Mirante do topo do elevador Santa Justa para Lisboa e o Castelo ao fundo
Vista do Elevador Santa Justa

Quase todos os passeios acima eu fiz com o Lisboa Card. Recomendo adquirir o cartão, pois ele é aceito em muitos pontos turísticos e no transporte público da cidade também. A economia é grande no final. Para adquiri-lo, acesse AQUI.

Pretende viajar?

Os nossos parceiros podem te ajudar a fazer uma excelente viagem. Confira! 

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI. Há opções diversas para todos os perfis de viajantes.

Passeios no Brasil e Argentina de forma organizada e preços em reais.

Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto especial. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.

De guias de viagem a passeios pitorescos na Europa, Américas, África, Oceania e Ásia. Tudo bem organizado e com confirmação por email.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.

Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos excelentes e com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Confira os TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário