Categorias: Dicas gerais Emergências no Exterior

Dez dicas para perder o medo de viajar de avião

O medo de viajar de avião, também conhecido como aerofobia, é mais frequente do que imaginamos. Existem pessoas que não dormem nos dias que antecedem a viagem, já outros têm crise de pânico no aeroporto ou dentro da aeronave. Há também os que sofrem menos, apenas com a decolagem ou pouso do avião, ou alguma turbulência. Independente do grau do stress do passageiro há algumas dicas que ajudam a melhorar os sintomas antes e durante a viagem. Vamos a elas!

1- Escolha o voo certo

Se viajar de avião é algo que te preocupa, opte pelos voos mais curtos e por companhias da sua confiança.

Ao escolher o voo, lembre-se que voos noturnos são melhores, pois as chances de você dormir num horário que está acostumado são maiores.

2- O melhor assento

Todo mundo quer sentar na janelinha do avião. De noite, tudo bem, pode ser até melhor para dormir, pois você terá um encosto (classe econômica). Mesmo que deixe a janela aberta, não conseguirá ver o avião fazendo manobras, pois o céu está muito escuro do lado de fora.

Já de dia, tudo muda. Conseguimos ver o avião fazendo manobras, já a janela para quem tem medo, pode causar mais pânico ainda. O melhor neste caso seria escolher pelo assento do corredor. Além do mais, está opção de lugar tem mais espaço para as pernas e te possibilita levantar para dar uma voltinha no avião.

Outra dica interessante sobre a escolha do assento seria optar pelos mesmos nas asas do avião. Quanto mais para frente ou mais para trás, mais chacoalhará, já que é instável.

*Lembre que algumas companhias aéreas permitem escolher o assento quando é feita a compra da passagem, outras somente permitem pagando mais ou durante o check-in.

Interior de um avião para voos internacionais

Interior de um avião

3- Comece a arrumar a mala 5 dias antes da sua viagem

Fazer as malas com antecedência fará com que você chegue ao dia da viagem seguro de que não esqueceu nada. Geralmente, primeiro faço um check list do que preciso levar e depois começo a organizar tudo o que preciso para viajar.

4- Dia da viagem com tranquilidade

No dia da viagem, apenas confira se tudo que separou está ok e feche a mala. Vá para o aeroporto com antecedência, pois assim você mantém os níveis de adrenalina baixos e reduz o stress.

Faça todos os procedimentos do aeroporto com antecedência e reserve um tempo para se distrair com um cafezinho, com compras no duty free ou um bom livro até o momento do seu embarque chegar.

5- Converse com a tripulação

Ao entrar no avião, lembre-se que a tripulação fará de tudo para a sua viagem ser confortável e prazerosa. Se tiver dúvidas sobre a viagem ou quiser conversar um pouco para relaxar, assim que o avião decolar, procure pela equipe de bordo.

6- Desligue a mente

Leia um livro ou uma revista. Assista a um filme, uma série ou um desenho animado. Escute músicas.

As aeronaves têm a disposição uma programação bem extensa de entretenimento. Algumas apresentam conteúdos mais modernos outras de filmes que saíram recentemente dos cinemas.

7- Deixe o cinto afivelado

Mesmo que as luzes não estejam pedindo para afivelar os cintos, ao entrar no avião afivele e somente o tire se for para ir ao banheiro ou quando o avião pousar. Se você dormir, ou quiser mais tranquilidade, não precisará ficar preocupado, pois estará em segurança, independente da turbulência que o avião enfrentar ou manobra que fizer.

Quando sugiro deixar o cinto afivelado, não é deixar você preso. Pode deixar o equipamento de segurança mais solto.

8- Caminhe pelo avião

Vá até o banheiro e volte para o seu assento. No banheiro lave o rosto e a nuca. No caminho, repare como as pessoas estão se comportando no avião. Umas estarão conversando, outras distraídas com filmes ou dormindo. Está tudo bem!

9- Exercícios de relaxamento

Seja lógico: Avião é um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Você corre mais risco de vida ao andar na rua ou passeando de carro. Respire profundamente pelo nariz e solte o ar pela boca. Faça isso lentamente e por 10 vezes. Uma bolinha antisstress para você ficar apertando, pode ajudar bastante também.

Além dos exercícios para relaxamento, há também algumas sugestões sobre saúde em longas viagens de avião AQUI.

10- Use calmantes naturais

A medicina é moderna. Hoje em dia não é necessário recorrer a remédios fortes para conseguir relaxar. Existem remédios fitoterápicos, como o Pasalix, por exemplo, que auxilia a tranquilizar por meio de elementos naturais.

Um bom suco de maracujá ou uma taça de vinho também podem ajudar bastante.

Evite tomar café, destilados ou comidas pesadas.

……………………………

Pretende viajar?

  • Os melhores hotéis de todo o mundo estão AQUI.
  • Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto de 5%. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.
  • De guias de viagem a passeios pitorescos em qualquer lugar do mundo.
  • Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.
  • Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.
  • Para montar a sua necessaire de viagem, conte com a Sephora. Os leitores de Ares do Mundo ganham um cupom de R$ 20,00, na primeira compra, clicando no link acima. Use o código SEPHORA20 no carrinho de compras para obter o desconto.
  • Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos gratuitos (e pagos) com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nas empresas. Confira TERMOS DE USO e saiba mais.

😉

Comente! via Facebook