Categorias: Destinos, Europa, Itália, Veneza, Verona

Carnaval na Itália: tudo sobre Veneza e Verona

Carnaval é sempre uma época que opto por estar em um lugar tranquilo. Mas estando na região de Veneto, na Itália, confesso que fiz questão de conhecer os mínimos detalhes das festas, tanto na cidade de Veneza, quanto na de Verona.

Veneza

Em Veneza acontece um dos carnavais mais antigos do mundo. Alguns registros apontam a existência da festa já no século XI. A sua fama e as tradicionais máscaras das colombinas levam à cidade um número impressionante de visitantes de todo o mundo. Os canais ficam com trânsito de gôndolas e as pessoas se amontoam em qualquer ponto onde se pode avistar alguém com o traje carnavalesco completo.

Veneza lotada de gente durante o carnaval
Trânsito de gôndolas durante o carnaval em Veneza
pessoas com fantasias tradicionais no carnaval de Veneza
Fantasias tradicionais pelas ruas da cidade

Como o carnaval geralmente acontece durante 3 semanas (entre a última de Janeiro e a metade de Fevereiro), eu precisei ir duas vezes à cidade para conhecer os detalhes de cada uma das passagens.

O primeiro dia da festança é marcado pelo desfile na água, conhecido popularmente como Corteo Acqueo. Uma série de barcos, com pessoas fantasiadas, saem ao som alto de músicas italianas da Punta della Dogana e atravessam todo o Grande Canal até chegar ao Cannareggio.

barcos com pessoas fantasiadas em carnaval veneziano
Abertura do carnaval em Veneza com desfile e música em barcos

O cortejo é animado. Bem bonito de se ver. Ao chegar na outra ponta, vários stands de vinho e  alimentos típicos venezianas recebem o público.

Durante o segundo fim de semana, acontece o desfile das Marias, o show de bandeiras, duelos e danças e, para finalizar, o voo do anjo.

O desfile das Marias apresenta as 12 meninas mais bonitas de Veneza. Para serem eleitas, precisam ser maiores de idade, venezianas, ser socialmente corretas e, claro, belas. Todas elas são apresentadas durante o grande evento com bandeiras na Praça São Marcos. No final do carnaval, uma delas ganhará o concurso e, além de ser o destaque por um ano na cidade, será o anjo no carnaval do próximo ano.

As Marias mais bonitas do carnaval de Veneza
Apresentação das Marias de 2018
tradicional desfile das Marias na Praça São Marcos
Cortejo das Marias no tradicional carnaval de Veneza

O voo do anjo é outro grande marco em Veneza e representa a abertura oficial do Carnaval. Há séculos, acrobatas atravessavam com coragem a corda estendida entre o Campanile e o Palazzo Ducale. Posteriormente, jovens começaram fazer o mesmo e um deles usando asas de anjo deu nome ao evento. Hoje apenas a Maria vencedora do concurso, vestida como anjo, pode descer de lá de cima, mas claro, com toda a segurança e a tecnologia que a modernidade nos permite.

o popular voo do anjo do carnaval de Veneza
Voo do anjo, a Maria vencedora de 2017

Eu fiquei emocionada ao ver a Maria descendo do Campanile. Ao som da música Ave Maria, ela ia jogando lentamente confetes.

Maria fantasiada de anjo se aproximando do palco
Aproximação da Maria em câmera lenta

Neste dia, a Praça São Marcos estava com cerca de 20 mil pessoas (no ano passado foram 40 mil). Para manter a segurança diante de tanto terror no mundo, policiais barraram várias ruelas de Veneza para que visitantes não chegassem ao evento na Praça São Marcos. A equipe do carnaval criou vários pontos de festança em toda a cidade para justamente dispersar as pessoas e não as frustrarem por possivelmente perderem algo do evento. Foi tudo bem organizado, de fato.

Turistas no carnaval de Veneza aguardando a Maria
Praça São Marcos lotada de pessoas aguardando os eventos do carnaval

Na noite do voo do Anjo, o baile mais famoso de carnaval é o do Cassino de Veneza. O custo de um jantar e o acesso à festa pode custar até 1000 euros para o casal, e o dress code deve ser seguido à risca. Hotéis e estabelecimentos também oferecem jantares típicos com preços inferiores.

Nos dias seguintes da folia acontecem os concursos das máscaras mais bonitas, escola de circo (já que este era o tema do Carnaval em 2018) e as danças históricas. Veneza mantém o clima de festa por todas as suas ilhas.

pessoas fantasiadas no carnaval de Veneza
Fantasias tradicionais do carnaval de Veneza
pessoas fantasiadas se divertindo no carnaval de Veneza
Fantasias tradicionais do carnaval de Veneza

Todos os visitantes de Veneza podem desfilar no palco oficial do evento na Praça São Marcos com as suas máscaras e trajes típicos. Para participar precisa ter um belo e completo traje de carnaval e enviar um email para mascheracarnavale@gmail.com. Eles te enviarão um formulário para preenchimento e então é só esperar a aprovação.

Fantasias completas de carnaval da alta sociedade veneziana
Fantasias completas representando a alta sociedade
Fantasias completas de carnaval da alta sociedade veneziana
Fantasias completas representando a alta sociedade

Verona

Costumo dizer que o carnaval de Veneza é Nutella e o de Verona é de raiz, risos.

Carro desfilando no carnaval de rua de Verona
Carnaval de rua em Verona

Um delicioso carnaval de rua acontece na cidade de Verona, com vários carros alegóricos puxados por famílias tradicionais da região.

carros criativos e coloridos no carnaval de Verona
Criatividade dos carros desfilando
Elementos de carnaval desfilando em Verona
Uns com mais personagens, puxados por tratores
carro do Trump e Kim Jong no carnaval de Verona
Carro com tema político desfilando no carnaval de Verona

O desfile, ao contrário de Veneza, é uma bagunça. Ele começa no Corso Porta Nuova e percorre todo o centro histórico da cidade com muita música, confete (e põe confete nisso) e diversão.

As crianças, todas fantasiadas, jogam confete e spray de meleca em outras crianças e nas pessoas que desfilam. Os adultos retribuem à brincadeira com balas e mais confete.

crianças fantasiadas no carnaval de Verona
Crianças fantasiadas e prontas para ganhar doces dos adultos
crianças, doces e confetes no carnaval de Verona
Diversão entre confetes e doces

Os adolescentes fazem uma verdadeira guerra pela cidade. Com MUITA farinha, ovos, catchup e até maionese, eles apontam os seus alvos e lá está mais uma sujeira. Precisei me esconder diversas vezes para não correr o risco de ser acertada. Deu certo, risos.

Adolescentes no carnaval de Verona
Adolescentes fazendo guerra com farinha e ovos

A comida típica do carnaval na cidade é o Gnochi, a parte gastronômica em si é conhecida como Gnocolar. Em diversos pontos foi possível encontrar stands com a boa iguaria da região.

Enfim, ambas as formas de curtir o carnaval são muito divertidas. Uma, de fato, é mais glamourosa, já a outra mais simples, mas não menos divertida.

Pretende viajar?

Os nossos parceiros podem te ajudar a fazer uma excelente viagem. Confira! 

Os melhores hotéis do mundo estão AQUI. Há opções diversas para todos os perfis de viajantes.

Passeios no Brasil e Argentina de forma organizada e preços em reais.

Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x  no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto especial. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.

De guias de viagem a passeios pitorescos na Europa, Américas, África, Oceania e Ásia. Tudo bem organizado e com confirmação por email.

Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.

Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.

Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos excelentes e com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nos fornecedores ou agências. Confira os TERMOS DE USO e saiba mais.

Deixe o seu comentário