Categorias: Gastronomia Internacional, Lifestyle

O rei do chocolate italiano, e uma receita exclusiva com vinho Valpolicella

Na alegre Praça de São Zeno, em Verona, fica a pequena Zeno Gelato e Cioccolato. Apesar da fachada simples, a imensa fila na porta não consegue esconder a popularidade do negócio, eleito como um dos melhores da Itália, segundo o Gambero Rosso (guia enogastronômico do país). O mestre em chocolates e sorvetes, Roberto Bonato, prepara e serve diariamente as suas obras aos seus clientes. Produtos saborosos, bem preparados e de alta qualidade.

O proprietário da Zeno Gelato e Cioccolato em Verona
O rei do chocolate e proprietário Roberto Bonato na Zeno Gelato e Cioccolato

O rei do chocolate ganhou a fama na região pelo gelato. Com os sabores chocolate, pistache e frutas da estação sempre é motivo para uma passadinha no estabelecimento, mesmo que em dias frios.

De Novembro a Abril, o laboratório dos sorvetes divide espaço com a produção de chocolates. É a vez das trufas, pastas, bombons e ovos de páscoa serem produzidos com as especialidades das estações. Valorizando o que a natureza oferece à Itália, são explorados o vinho premiado, a pureza do azeite, a maçã, o mandarino siciliano, entre outras delícias, dependendo da estação. Já o cacau, produzido na região equatorial, permite a combinação perfeita aos ingredientes nobres colhidos no Velho Continente.

chocolate artesanal com recheio de limão siciliano
Bombons de chocolate com recheio de limão siciliano
duas metades de um bombom com recheio cremoso aparente
Bombom partido ao meio para mostrar a consistência do recheio

Entre os sabores clássicos, o chocolatier também desenvolve uma linha para paladares mais sofisticados. Recheios como manga com pimenta, amendoim com sal marino, com um dos melhores vinhos da região, o Valpolicella, o sucesso desponta entre os veroneses e turistas que chegam à cidade.

Diversos tipos de chocolate na Zeno Gelato e Cioccolato
Variedade de chocolates da Zeno Gelato e Cioccolato

O segredo do chocolate, segundo o proprietário, é misturar os sabores sem extrair a sua essência. Pouquíssima manteiga, já que a cozinha italiana utiliza mais o azeite para cozinhar do que este ingrediente ou o óleo, e conhecer a origem dos produtos que se usa.

Frutas frescas da estação para preparar chocolates artesanais
Ingredientes frescos para o preparo de recheios

Um fato muito interessante é que a decoração na Zeno também muda de acordo com a estação e com o que é comercializado. Vira e mexe trocam os quadros, a forma de expor os produtos. Com interesse, o chocolatier se aprofunda nas pesquisas culturais de outros países. Certa vez trabalhou com um tema português e desenvolveu até sobremesas com ovos. O fado virou trilha sonora no estabelecimento italiano. Foi um sucesso!

Receita de chocolate com vinho Valpolicella

Ingredientes:

  • 333 ml de vinho de sobremesa Valpolicella
  • 666 gr de chocolate branco opaco Ciocovic (ou similar)

Como Preparar:

  1. Dissolver o chocolate branco e adicionar aos poucos o vinho tinto (de sobremesa) em temperatura ambiente.
  2. Misturar de forma suave com uma colher até obter a consistência de um creme.
  3. Separar o creme em pequenos recipientes ou formas para bombons.
  4. Deixar descansar por 24 horas para endurecer.

Para saber mais sobre a Zeno Gelato e Cioccolatato , clique AQUI. Não deixe de visitar se estiver na região de Veneto. Mais de 37 mil estabelecimentos foram avaliados e apenas a 36 foi atribuída a nota máxima, uma delas, claro, a Zeno.

Produção de ovos de Páscoa na Zeno Gelato e Cioccolato
Ovos de Páscoa sendo preparados no laboratório da Zeno Gelato e Cioccolato

Deixe o seu comentário