Categorias: Experiências de Consumo, Lifestyle

Van Cleef & Arpels: as joias do red carpet que são sonho de consumo

A Van Cleef & Arpels surgiu na França, no início do século XX. Ela vende obras de arte e poesia, que também poderíamos chamar de joias, relógios ou fragrâncias.

A marca está presente no mundo todo, inclusive em Hollywood, onde as estrelas do Red Carpet exibem as preciosidades com charme e sofisticação.

A Van Cleef & Arpels é especial

As peças são especiais, pois ao serem produzidas na França, mesclam design e histórias fictícias de vida. A partir do conto desenhado, surgem as pedras preciosas a serem trabalhadas. Uma chinesa seleciona de forma criteriosa no seu catálogo, as matérias-primas que farão parte do encanto de cada produto e assim nasce cada um deles.

Fachada da Van Cleef & Arpels no Brasil
Entrada da Van Cleef & Arpels em São Paulo

Como é a visita à Van Cleef & Arpels

Na loja do Shopping JK, fui recepcionada por um concierge das jóias. Ele, gentilmente, me falou sobre a apaixonante história da marca e me apresentou a alguns dos produtos expostos.

Quando informei que gostaria de saber mais sobre a alta joalheria, ele me levou para uma saleta mais ao fundo da loja e então começou a apresentar algumas peças que não estavam em exposição.

As jóias mais desejadas do mundo

Fiquei impressionada com o nível de detalhes das peças e com o tempo demandado para a produção de cada uma delas – o que o concierge das jóias chamou de “complicações poéticas”.

Um dos colares apresentados tinha diamantes D, E e F, turmalina e granada, pedras que transmitem vitalidade, criatividade e proteção. De fato, um trabalho meticuloso, onde foi demandado mais de 1200 horas para se chegar a este resultado.

Colar com pedras preciosas da Van Cleef & Arpels
Colar com pedras preciosas coloridas

O preço dela de R$ 4 milhões e duzentos mil reais pode parecer absurdo para um consumidor comum, mas para aquele cliente tradicional, que já tem um relacionamento de longa data com a marca, nem costuma notar a quantidade de casas numéricas nos preços. É um investimento, diante do comportamento das marcas de luxo, hoje em dia. Além do mais, não é apenas um acessório comprado, mas uma obra de arte e uma série de atributos emocionais, que ganham outros sentidos.

O storytelling por trás dos relógios

Os relógios também demonstram a mesma especialidade. Conheci presencialmente o modelo com uma fada toda trabalhada em brilhantes, cheio de história e uma tremenda engenharia por trás, de 610 mil reais.

Em um outro modelo chamado “Ponte dos Amores” havia uma ponte em que uma moça esperava o seu namorado. Ele sempre chegava meio-dia ou meia-noite para o encontro. Por um minuto, nestes horários, o relógio parava de funcionar para evidenciar a atmosfera apaixonada dos dois personagens.

O modelo “Ponte dos Amores”, em especial, foi dado por um marido à sua esposa durante a comemoração de um de seus aniversários. A Van Cleef & Arpels preparou toda a ocasião para ela ser presenteada. Alugou a melhor suíte do Palácio Tangará, em São Paulo, e cuidou de todos os detalhes do encontro, a custo da empresa.

Mais sobre a Van Cleef & Arpels

Ao longo do ano, poucas peças são lançadas. É mais um brinco, pingente ou pendente. Os itens de alta joalheria e os relógios de complexidade poética possuem maior destaque.

A marca não costuma fazer eventos, já que o seguro com o transporte é altíssimo e também não as empresta mais com tanta frequência para as celebridades do Red Carpet, uma vez que passaram a cobrar pelo empréstimo recebido e a Van Cleef já arcaria com todo o custo de segurança no transporte do produto.

Colar na vitrine da Van Cleef & Arpels
Vitrine da Van Cleef & Arpels no Shopping JK, em São Paulo

Na América Latina tem apenas uma loja, que fica no Shopping JK, em São Paulo, mas na América do Norte, Europa e Ásia têm várias. A flagship (loja conceito) fica em Nova York e conta com uma variedade bem grande de produtos.

Já a Escola Van Cleef & Arpels e o museu repleto de peças históricas ficam na França. Aliás, recomendo uma visita lá para entender a fundo, como funciona este trabalho e o seu valor. A Maison Du Luxe, do querido Cláudio Diniz, coordena visitas guiadas para o universo da marca.

Para saber mais sobre a Van Cleef & Arpels, clique AQUI.

Também recomendamos

Como é a visita à Swarovski na Austria

Dicas para ter um lifestyle de luxo pagando bem menos

Baccarat, a marca francesa que encanta gerações

Onde são feitos os vestidos que as celebridades e as socialites paulistas amam

Deixe o seu comentário

2 comentários