Categorias: Destinos Europa Firenze Itália

O roteiro mais romântico que você já viu sobre Firenze

Firenze (ou Florença) é um destino que costuma tocar os sininhos no coração quando pensamos em visitar. A cidade italiana é tão charmosa, que nem os alemães, durante o triste período de guerras, tiveram coragem de destruí-la por completo. Mantida em muitas partes por séculos e também reconstruída em outras vias no pós guerra, casais apaixonados, grupos de jovens e até famílias inteiras vão para a capital toscana em busca de momentos únicos, da gastronomia farta da região e da atmosfera romântica, que o país é nota 10 em oferecer.

A cidade é especial na região por muitos motivos. Antes de mais nada é o berço do Renascimento italiano (aquele momento histórico em que o capitalismo começou a aparecer com mais força, lembram das aulas de história?). Neste período, quando as estruturas medievais começaram a ser derrubadas, a relação entre as pessoas, a cultura e até mesmo a forma de ver a vida mudaram. A antiguidade clássica visava um sentido mais humanista para a sociedade, e a arquitetura florentina passou por uma grande transformação.

Durante esta nova era, entre as ruazinhas estreitas da cidade, circulavam artistas como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Botticelli, Donatello, Rafael, entre outros importantes nomes. Todos eles contribuíram com os patrimônios de Florença, seja dentro dos museus de renome, como o Museu Nacional de Bargello, o museu da Galleria degli Uffizi, Galeria Palatina no Palácio Pitti ou nas próprias vias públicas. Beleza por toda a parte, capice?

Palazzo Pitti

Falando em beleza, a Ponte Vecchio (velha ponte) arranca suspiros de qualquer pessoa. Dizem que ela foi construída durante a Roma Antiga e era toda de madeira. Contudo o Rio transbordou e danificou toda a sua estrutura. Com a reforma, a arquitetura foi reforçada para que então os comerciantes continuassem trabalhando por lá. Até hoje é um ambiente de comércio, cheia de lojinhas interessantes para conhecer.

Durante a Segunda Guerra Mundial correram boatos de que Hitler ordenou às suas tropas a não danificarem a ponte, bem como outros pontos da cidade. Fatos que nunca saberemos se é verdade mesmo ou não, mas que fazem sentido.

Em dias de verão, as pontes e os melhores restaurantes ficam cheios de visitantes, principalmente na hora de se despedir do sol. Dá até saudades de ver o sol se pondo na Toscana, realmente é muito especial.

Saudades das lojinhas também. A nova era capitalista, pelo jeito surte efeito em mim também. Mas como não poderia sentir falta? A maior cidade da Toscana já foi capital da moda. As importantes Via Tornabuoni, Via Calzaiuolli e a Via Calimala, além de conectarem pontos importantes de Firenze, como o belíssimo Palazzo Strozzi, têm grande movimento durante o ano todo. Grifes famosas, como Bvlgari, Prada, Hermès, além de lojas com óculos estilosos, maquiagens bárbaras e roupas transadas, ficam nos dando aquelas piscadelas com as suas luzes em meio a bons restaurantes e ao gelato italiano. Acho romântico fazer compras e passar por ali (risos)! E vamos combinar, faz parte do passeio uma caminhada básica por estes lugares. A moda chega a ser vista como cultura na Itália, giusto?

Diante de tanta arte, beleza arquitetônica, história, excelente gastronomia e conforto, como poderíamos não considerar um destino especial para casais?

5 dicas especiais!

  1. Procure se hospedar no centro histórico para aproveitar bem a cidade caminhando. Carros não podem entrar no perímetro histórico. Escolha AQUI um hotel confortável.
  2. Sempre tem passeios especiais na Toscana. Várias vinícolas recebem visitantes para degustação de seus queijos e vinhos. Dá para fazer um test drive em uma Ferrari ou até mesmo um stand up paddle no Rio Arno. Veja AQUI estas e outras opções de passeios.
  3. Procure pelos restaurantes nos topos dos prédios, se viajar no verão. Vale a pena a vista!
  4. Experimente a Bisteca alla Fiorentina, que é um corte de carne toscano. Junto com o prato peça o vinho da casa.
  5. Roupas e sapatos confortáveis para sair andando sem preocupação.

😉

Comente! via Facebook