Categorias: Destinos Espanha Europa Montserrat Passeios

Montserrat: um lugar lindo e bem perto de Barcelona

Montserrat fica a apenas 50 km de Barcelona. É uma cadeia montanhosa bem famosa na Catalunha e ganhou importância associada à espiritualidade, porque em 880, foi descoberta uma Virgem, a Nossa Senhora de Montserrat. Depois de um tempo, as montanhas até ganharam um imponente mosteiro, que enalteceu a beleza e importância da imagem na região. Mas, no turbulento século XIX, essa construção foi destruída e perdeu todo o seu patrimônio histórico. Muitas empresas e pessoas do mundo inteiro, principalmente catalães, fizeram e fazem até hoje doações para auxiliar na reconstrução e manutenção do lugar.

O complexo recebe bastante gente hoje em dia. Além do mosteiro, tem um museu, restaurantes e boas trilhas. O movimento frequente se dá por turistas com interesses religiosos, famílias que apreciam museus e sabem da importância do Museu de Montserrat para a Catalunha, e o aventureiro local. Os nativos, principalmente nas proximidades de Barcelona, praticam muitas atividades físicas e vão com frequência para Montserrat para praticar montanhismo, já que a região oferece mais de 3000 opções de rotas para escalada. Alguns menos radicais vão também para fazer caminhadas e eu realmente recomendo, porque as paisagens são realmente fabulosas.

Ali entre as belas pedras talvez seja possível avistar uma salamandra. A equipe da manutenção do complexo afirma ser fácil avistá-la. Encontrá-la seria a cereja do bolo, porque este animalzinho é um dos símbolos de Barcelona, quiçá da Catalunha e está fortemente relacionado às lindíssimas obras de Antoni Gaudí (já falei sobre ele e o seu legado neste post).

O acesso à região é bem fácil e proporciona experiências de valor aos visitantes também.

Para ir, recomendo pegar um trem de Barcelona até a estação base do passeio e de lá pegar o teleférico. Para voltar, recomendo pegar o trem que aparece lá no topo da montanha e depois permite conexão fácil com a linha que retorna à Barcelona. Se não quiser pensar nos trâmites do passeio, a Viator pensa em todos os detalhes para não ter que se preocupar com nada.

😉

Comente! via Facebook