Categorias: Gastronomia Lifestyle

Salmão Thai Light ao estilo japonês

Antes de mostrar a deliciosa receita do Salmão Thai Light, um prato simples de fazer, saudável e que poderia ser oferecido pelos melhores restaurantes japoneses do mundo, é interessante explicar o método de preparo com a utilização do bamboo steamer, que realmente faz o seu resultado ser diferenciado.

Como todos sabem, o cozimento à vapor pode ser feito de diversas maneiras e com diferentes tipos de panelas. Esta é a forma mais recomendada para garantir a nossa saúde inclusive, pois os alimentos não perdem tanto os nutrientes e vitaminas, uma vez que o ar quente é o responsável pelo aumento da temperatura interna.

Na cultura oriental, o cozimento com o vapor é o mais utilizado, principalmente por questões econômicas. Fazer desta forma garante maior durabilidade à panela, ainda mais quando se considera o bamboo steamer (panela de bamboo normalmente utilizada), afinal esta é uma das madeiras mais duras encontradas na natureza. Outra propriedade do bamboo steamer é a sua higiene. Ao lavar com água quente é possível eliminar um grande número de bactérias.

Para executar a receita de hoje, recomendo uma panela de bamboo, facilmente encontrada em casas de produtos orientais tradicionais ou em sites de produtos gourmet. Ela custa em média R$ 120,00. Além disso, você precisará de uma frigideira com curvatura ou de outro recipiente estilo wok, para encaixar bem na panela de bamboo.

Vamos à receita! 🙂

Ingredientes

150 g de cogumelo shitake
150 g de cogumelo paris
200 g de mini cenouras
100 g de brócolis japonês
200 g de aspargos
300 g de salmão
1 colher de sopa de shoyo
1 colher de sopa de molho de peixe
1 colher de sopa de óleo de gergelim

Cebolinha e sal a gosto

* Serve 2 pessoas

Com este método, os legumes ficarão muito bem preparados, assim como o salmão e os dumplings (espécie de envelope de massa que pode ter diferentes recheios). Após organizar os legumes na travessa de baixo, na de cima, fiz o salmão para completar a refeição! Apenas na hora de cozinhar, temperei com toques orientais.

Evite abrir a panela nos primeiros 5 minutos. Somente faça isso quando completar 10 minutos de cozimento. Acredite, os legumes e o peixe estarão cozidos ao ponto!

Se desejar os alimentos mais moles, deixe-os na panela fechada por uns 15 minutos. Só tome cuidado, porque os alimentos verdes, principalmente, poderão perder a cor.

😉

Comente! via Facebook