Categorias: Gastronomia Lifestyle

Panquecas argentinas com doce de leite e pêssegos em calda

A Pérola Polillo, colunista de gastronomia internacional do blog, fez um tour pela Argentina e trouxe uma receita deliciosa de Mendoza com panquecas, doce de leite e pêssego em calda. A sobremesa foi construída de forma tão especial, que foi até apresentada nos famosos eventos do Azeite Experience do Brasil.

Breve introdução sobre Mendoza

Mendoza é um dos destinos mais visitados por estrangeiros na Argentina, e o que atrai tantas pessoas são os vinhos e os azeites de excelente qualidade. A cidade em si é pequena e tem cerca de 120 mil habitantes. Porém, esta pequinês atribui aos diversos cafés e armazéns ao ar livre um jeito ainda mais intimista, sendo um convite perfeito para dedicar algumas horas do dia à culinária e ao bom vinho da região.

A Argentina é um país de grande diversidade geográfica e quando estudamos a sua história, notamos que também foi colonizado por povos de culturas distintas. Obviamente, esse mix climatográfico e cultural refletiu nas regiões do país com relação à parte culinária e cada região apresentou uma característica particular na criação dos seus saborosos pratos.

A panqueca, por exemplo, tem seus primeiros registros de existência na Europa. Não por acaso, Mendoza tem um histórico de colonização europeia também. Já o doce de leite é a preferencia nacional dos hermanos. Ele é tão querido pelos argentinos quanto a caipirinha ou o brigadeiro para os brasileiros, ou seja, algo enraizado nacionalmente mesmo.

Agora sim! Sabendo um pouco da história, vamos à receita?

Ingredientes

Massa e recheio da panqueca
  • 1 e 1/2 xícara de farinha
  • 2 xícaras de leite
  • 1 ovo
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • Doce de leite argentino (prefira o argentino, pois este é mais açucarado e cremoso que o nacional)

* Receita para 4 pessoas

Como preparar

1- Misture todos os ingredientes no liquidificador até ficar tudo homogêneo.

2- Esquente a frigideira, derreta uma colher de chá de manteiga e coloque massa o suficiente para preencher uma camada fina da panela.

3-  Doure os dois lados e deixe repousar. Após esfriar, recheie com duas colheres de sopa de doce de leite. Levemente enrole e na hora de servir, coloque no forno elétrico ou microondas para deixar morna.

Pêssegos em calda e  espuma de baunilha

Ingredientes

  • 4 xícaras de açúcar
  • 1 litro d água
  • Pêssegos amarelos (não maduros)
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 2 claras
  • 1 colher de chá de baunilha
  • Canela em pó

Como preparar

1- Descasque os pêssegos e deixe-os separados.

2- Misture o açúcar com a água em uma panela no fogo baixo para fazer a calda. Deixe-a em ponto de fio.

*Se você não sabe o que é, chamamos esse ponto quando puxamos o açúcar da panela e se forma um fio. E quando jogamos na água, ela ainda não endurece completamente.

3- Estando a calda pronta, coloque os pêssegos, desligue o fogo e deixe esfriar.

4-  Em outro recipiente, bata com uma batedeira o creme de leite fresco com a baunilha e em seguida adicione adicione 2 claras batida em neve bem firmes.

5- Polvilhe os pêssegos com canela.

Dica da chef: Se quiser ter uma experiencia sensorial com azeite, coloque na panqueca um fio de azeite espanhol (da azeitona Picual).

E pronto! É só se deliciar com essa sobremesa argentina deliciosa!

*Texto sobre cultura de Leda De Luca.

Comente! via Facebook