Categorias: Alemanha Destinos Stuttgart

Stuttgart: berço do automóvel, da cultura e diversão

Que eu gosto da Alemanha, isto não é novidade. Mas Stuttgart realmente ficou acima da média do encanto e senti uma conexão tão grande pela cidade, que fiquei com vontade de pegar as minhas trouxinhas e passar uma longa temporada lá. Ah, coração cigano (risos)!

dsc01436

Numa primeira vista, notei uma cidade que se dividia entre colinas e vales, o que não me permitia enxergar a dimensão do lugar. Logo depois, descobri que em alguns destes vales existiam maravilhosos vinhedos, que produziam o bom vinho alemão. Como visitei a cidade no auge do verão europeu, falava-se por lá no Weindorf (festival de vinhos anual). Este evento geralmente acontece um pouco antes do Oktoberfest, que lógico, é bem comemorado por lá também.

Já entre as ingrimes e acinturadas ladeiras, onde os carros de luxo faziam curvas com gosto, percebi a existência de um lugar incomum. A população sorridente parecia plenamente satisfeita com o bom funcionamento da cidade, e os jovens universitários andavam cheios de alegria e planos. Parece um destino perfeito, não?

O “movimento incomum” que menciono acima, na verdade, pode ser devido ao seu tamanho, já que Stuttgart é uma das maiores cidades do país e também um grande polo industrial, de tecnologia e inovação.  Grandes empresas como Mercedes-Benz e Porsche têm a sua sede por lá, bem como as gigantes de peças automotivas Mahle e Bosch. Talvez isto justifique a intensidade de Stuttgart e também os sofisticados carros que passeiam livremente pelas ruas.

Aliás, se você gosta de carros, além de fazer um passeio em uma das belezuras automotivas nas estradas próximas à cidade sem limite de velocidade, é possível também visitar os museus da Mercedes-Benz e Porsche.

Já se não estiver com seu próprio meio de transporte, não se preocupe porque é possível se divertir bastante também. No centro, por exemplo, pode-se conhecer diversas atrações apenas caminhando.

A Schlossplatz (Praça do Castelo) tem um conjunto arquitetônico tão rico, que é possível ficar parado ali por horas só admirando as construções. Nesta mesma região, encontra-se o Kuntsmuseum (Museu de Arte Moderna), que é um prato cheio para quem gosta de museus, e o Staatstheater (Teatro Nacional), lugar onde acontecem as grandes apresentações de ballet e orquestras de Stuttgart.

 dsc01438

dsc01440

Bem próximo a este complexo tem uma rua bem interessante de comércio. Na Königstraße, tem várias lojas populares europeias e também algumas de luxo, com vários produtos descolados. Dá para perder umas horinhas facilmente por ali se você estiver conhecendo Stuttgart com calma.

dsc01432

Também nas imediações tem o interessante prédio da Prefeitura, que, na verdade, chama a atenção pelo seu elevador antiquíssimo. Ele não tem porta e também não para nos andares. Para entrar e sair dele é necessário pular no seu interior enquanto ele passa pelo seu andar.

Um lugar que AMEI conhecer e que recomendo, mesmo sendo distante do centro da cidade, é a Torre de Televisão. No topo tem um observatório que permite ver toda a cidade. Eu fui quando estava quase fechando e tive a oportunidade de conhecer tudo sem o tumulto de turistas e com uma vista adorável de pôr do sol em um dia de verão.

stuttgart

Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer todas as atrações pela cidade, mas recomendo uma visita também ao Wilhelma, um dos jardins botânicos mais bonitos do mundo.

😉

Comente! via Facebook