Categorias: Alemanha Destinos Stuttgart

Stuttgart: berço do automóvel e da diversão

Que eu gosto da Alemanha, isto não é novidade. Mas Stuttgart realmente ficou acima da média do encanto e senti uma conexão tão grande com a cidade, que fiquei com vontade de pegar as minhas trouxinhas e passar uma longa temporada lá. Ah, coração cigano (risos)!

Praça no centro de Stuttgart

Passeio pelo centro de Stuttgart

Primeiras impressões

Numa primeira vista, notei uma cidade que se dividia entre colinas e vales, o que não me permitia enxergar a dimensão do lugar. Logo depois, descobri que neste relevo existiam maravilhosos vinhedos, que produziam o bom vinho alemão. Como visitei a cidade no auge do verão europeu, falava-se por lá no Weindorf (festival de vinhos anual). Este evento geralmente acontece um pouco antes do Oktoberfest, que lógico, é bem comemorado por lá também.

Já entre as ingrimes e acinturadas ladeiras, onde os carros de luxo faziam curvas com gosto, percebi a existência de um lugar incomum. A população sorridente parecia plenamente satisfeita com o bom funcionamento da cidade, e os jovens universitários andavam cheios de alegria e planos. Parece um destino perfeito, não?

O “movimento incomum” que menciono acima, na verdade, pode ser devido ao seu tamanho, já que Stuttgart é uma das maiores cidades do país e também um grande polo industrial, de tecnologia e inovação. Grandes empresas como Mercedes-Benz e Porsche têm a sua sede por lá, bem como as gigantes de peças automotivas Mahle e Bosch. Talvez isto justifique a intensidade de Stuttgart e também os sofisticados carros que passeiam livremente pelas ruas.

Aliás, se você gosta de carros, além de fazer um passeio em uma das belezuras automotivas nas estradas próximas à cidade sem limite de velocidade, é possível também visitar os museus da Mercedes-Benz e Porsche.

Já se não estiver com seu próprio meio de transporte, não se preocupe porque é possível se divertir bastante também. No centro, por exemplo, pode-se conhecer diversas atrações apenas caminhando.

Principais atrações de Stuttgart

A Schlossplatz (Praça do Castelo) tem um conjunto arquitetônico tão rico, que é possível ficar parado ali por horas só admirando as construções. Nesta mesma região, encontra-se o Kuntsmuseum (Museu de Arte Moderna), que é um prato cheio para quem gosta de museus, e o Staatstheater (Teatro Nacional), lugar onde acontecem as grandes apresentações de ballet e orquestras de Stuttgart.

Pessoas no gramado no centro de Stuttgart

Lifestyle em Stuttgart

Gramado no centro de Stuttgart

Região universitária

Bem próximo a este complexo tem uma rua bem interessante de comércio. Na Königstraße, tem várias lojas populares europeias e também algumas de luxo, com vários produtos descolados. Dá para perder umas horinhas facilmente por ali se você estiver conhecendo Stuttgart com calma.

Rua de comércio Königstraße em Stuttgart

Rua Königstraße em Stuttgart

Também nas imediações tem o interessante prédio da Prefeitura, que, na verdade, chama a atenção pelo seu elevador antiquíssimo. Ele não tem porta e também não para nos andares. Para entrar e sair dele é necessário pular no seu interior enquanto ele passa pelo seu andar.

Um lugar que amei conhecer e que recomendo mesmo sendo distante do centro da cidade, é a Torre de Televisão. No topo tem um observatório que permite ver toda a cidade. Eu fui quando estava quase fechando e tive a oportunidade de conhecer tudo sem o tumulto de turistas e com uma vista adorável de pôr do sol em um dia de verão.

Vista da Torre da Televisão em Stuttgart

Pôr do sol da Torre da Televisão

Infelizmente, não tive a oportunidade de conhecer todas as atrações pela cidade, mas recomendo uma visita também ao Wilhelma, um dos jardins botânicos mais bonitos do mundo.

😉

Comente! via Facebook