Categorias: Destinos Europa Lisboa Portugal

O principal de Lisboa: cultura, atrações e compras

Sabe aquela história do canto da sereia que encantava os marinheiros? Tenho certeza que surgiu em Lisboa. Claro, é brincadeira…Não sei de onde veio o tal conto, mas, para mim, não seria novidade se tivesse vindo de lá porque Lisboa é muito envolvente.

Casas de Lisboa e o Rio Tejo

Vista de Lisboa do Castelo São Jorge

Quando cheguei a Lisboa me bateu aquele sentimento de que estava em casa. Talvez pela similaridade da língua, pelo estilo colonial de algumas partes, por termos tantos descendentes vindos de lá ou ter estudado muito a história de Portugal na escola.

Aquela “risadinha de canto de boca” apareceu logo que escutei o transfer, que me buscou no aeroporto, falando ao telefone. Algumas vezes não conseguia entender nada e o sotaque é engraçado, mesmo, para nós brasileiros – mas eles acham a mesma coisa da gente, então está tudo igual, risos.

Conversei com alguns portugueses durante toda a viagem e achei interessante a opinião deles sobre o Brasil. Eles simplesmente acham que o país não deu certo desde o início pela falta de uma boa liderança portuguesa. Dizem que são muito envolvidos com a história do Brasil e quase todos os dias saí alguma notícia brasileira na televisão, ou em jornais. Percebi que há realmente interesse deles pela nossa pátria, mas também há um carinho especial, quase que um sentimento fraternal.

A minha opinião sobre os portugueses, agora invertendo a análise: são muito atenciosos, bastante prestativos, trabalhadores, reflexivos e bem esclarecidos sobre qualquer assunto. Verdadeiramente, parecem brasileiros, mas com muito mais anos de aprendizado.

Cultura em Lisboa

Impossível não se envolver com a cultura de Lisboa. A linda arquitetura, onde azulejos decoram prédios, os poemas pelas ruas e a harmonia musical da cidade às suas riquezas são incríveis!

Prédios com azulejos em Lisboa

Arquitetura e os azulejos portugueses

O fado português escutado fora de Lisboa talvez pareça um “fardo” para quem não conhece a profundidade do estilo, mas ele combina com cada esquina de Lisboa e é pura poesia em formato de música. Escutá-lo no segundo andar dos ônibus de turismo é tão gostoso quanto apreciar um bom jantar com a música. Os restaurantes de Alfama, inclusive, fazem muito bem isso. Muitos deles têm cantores especialistas, que tocam de tempos em tempos durante as refeições. Se tiver interesse em conhecer a música portuguesa, clique AQUI.

Geralmente, costumo andar bastante a pé durante as minhas viagens, mas as ladeiras de Lisboa me fizeram pensar duas vezes. Como havia apenas 4 dias na cidade, preferi pegar um city sightseening (ônibus de turismo com áudio), pois ele me deixaria nos pontos principais e posteriormente me levaria para outro. De forma organizada, consegui fazer todo o roteiro cultural da capital portuguesa.

Principais atrações de Lisboa

Passei por lugares incríveis da cidade e gostei muito de todos eles. Vi um pôr do sol muito lindo na Praça do Comércio, que até o poeta Camões aprovaria.

Pôr do sol em Lisboa

Pôr do sol na Praça do Comércio em Lisboa

Gostei muito também da Torre de Belém, nas margens do Rio Tejo. A Torre, que tinha como função proteger Lisboa no passado, é toda decorada com o Brasão das Armas de Portugal. Achei legal o passeio, porque pude entrar e ver cada detalhe, cada paisagem das suas janelas e fiz tudo isso comendo Pastel de Belém (risos). Perto da Torre, na verdade, tem a Fábrica de Pastéis de Belém, uma loja com quase dois séculos de existência. Comprei uma caixa do doce de nata e sai andando.

Funcionários trabalhando na Fábrica de Pastéis de Belém

Fábrica de Pastéis de Belém

Logo depois da Torre de Belém, segui o meu caminho para o Mosteiro dos Jerônimos, uma das maiores igrejas em estilo salão da Europa. É um dos Patrimônios Mundiais da UNESCO.

Arquitetura interna do Mosteiro dos Jerônimos

Interior do Mosteiro dos Jerônimos

Outro ponto da cidade que me encantou muito foi o Castelo de São Jorge. O tradicional bonde amarelo demorou muito tempo, então fiz todo o percurso a pé. Fui parando em vários pontos do bairro, experimentando os docinhos portugueses e entrando nas lojas até chegar ao topo.

Me surpreendi com cada detalhe do Castelo. A vista é encantadora e dá facilmente para passar o dia todo por lá, devido ao número de atividades que se tem para fazer.

Vista panorâmica de Lisboa

Vista do Castelo de São Jorge

Quando saí, a melhor coisa que fiz foi pegar um tuque-tuque (bicicleta com uma cabine acoplada atrás). Desci com emoção as ladeiras com paralelepípedo e me diverti com a bicicletinha ultrapassando carros grandes no trânsito lisboeta.

Trânsito em Lisboa

Tuque-tuque em Lisboa

A parte moderna da cidade, que também é bem frequentada por turistas e portugueses durante feriados e fins de semana, é o bairro Oriente. Essa região muda da água para o vinho a percepção de visitantes sobre a cidade de Lisboa. O point é o Parque das Nações, onde estão várias opções de entretenimento, principalmente, para as crianças, como o Oceanário de Lisboa, além de vários jardins interativos, restaurantes gostosos, lojas e um shopping.

Arte no Bairro do Oriente

Bairro do Oriente, em Lisboa

Compras em Lisboa

Falando em lojas, Lisboa é um paraíso para fazer compras, pois o imposto é bem mais baixo, quando comparamos com outras capitais europeias. Já falei uma vez sobre o valor do reembolso do tax free neste post e realmente compensa muito comprar objetos de decoração, cosméticos, acessórios e roupas. Marcas, como Zara e a gigante loja de departamentos El Corte Inglés, por exemplo, são excelentes opções para os mais consumistas.

Para conhecer mais sobre Lisboa, acesse @aresdomundo no Instagram. Além de fotos, há vídeos de vários lugares que estive. Busque por Portugal no stories.

……………………………

Pretende viajar?

  • Os melhores hotéis de todo o mundo estão AQUI.
  • Seguro de viagem com desconto e pagamento em até 12x no cartão. Os leitores de Ares do Mundo recebem um desconto de 5%. Use o código ARESDOMUNDO durante a compra.
  • De guias de viagem a passeios pitorescos em qualquer lugar do mundo.
  • Chip internacional de celular já funcionando antes de sair do Brasil.
  • Aluguel de carros com preços em reais e parcelamento em até 12x no cartão.
  • Vai estudar fora? Obtenha AQUI o acesso às melhores universidades do mundo. Tem cursos gratuitos (e pagos) com certificado.

*Comprando aqui você pagará o mesmo preço (ou menos) do que diretamente nas empresas. Confira TERMOS DE USO e saiba mais.

Comente! via Facebook